Aneel vai leiloar mais duas novas linhas de transmissão de energia elétrica

Duas novas linhas de transmissão de energia elétrica e uma subestação serão leiloadas pelo governo. O processo de concessão ficará a cargo da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Após a assinatura dos contratos, as empresas responsáveis terão até 36 meses para concluir as obras. 

As ligações de energia serão realizadas entre Jauru e Cuiabá, em Mato Grosso, e entre Bom Despacho e Ouro Preto, em Minas Gerais. Há previsão ainda para que seja construída a subestação Missões, no Rio Grande do Sul. 

A inclusão das linhas no Programa Nacional de Desestatização (PND) foi publicada na segunda-feira (31) no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com o superintendente de Concessão de Transmissão da Aneel, Jandir Amorim, o leilão deve ser realizado no próximo semestre. 

“Nós estamos aguardando estudos, relatórios de viabilidade e alternativa de referência para lançarmos (o edital)”, explica.
O texto publicado no DOU também inclui outras duas linhas de transmissão em Goiás e Minas Gerais que estão entre as 19 que devem ser leiloadas no dia 27 de junho.
Amorim afirma que é necessário ampliar a rede de transmissão para suprir o crescimento da demanda por energia. O superintendente diz apostar no processo de licitação para conseguir o melhor contrato para o interesse público 

“Toda a expansão da linha está sendo licitada porque é necessária para o atendimento do mercado. Sem ela, pode haver corte de carga. As instalações atuais não conseguem atender à demanda crescente. É preciso de novas linhas e subestações para atender o mercado.”

Autor: Agência Brasil