Mostra em SP apresenta monumentos em espaços públicos

O Grupo Gerdau, a Secretaria de Estado da Cultura e a Associação dos Ex-alunos do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo lançam na próxima segunda-feira, 31 de março, a exposição Monumentos de São Paulo. A mostra, que estará aberta ao público de 1º a 11 de abril, é realizada no Espaço Cândido Portinari da Assembléia Legislativa (Av. Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera). A entrada é gratuita.

Além disso, o evento marca o lançamento do catálogo eletrônico Monumentos de São Paulo, que pode ser acessado pelo site www.monumentos.art.br. O levantamento é o mais completo realizado até hoje sobre obras localizadas em espaços públicos da cidade, apresentando 261 monumentos. O site oferece ficha técnica, localização e divide as obras por artista, proporcionando uma visão completa do trabalho do artista na cidade de São Paulo.

O foco da exposição na Assembléia são as obras de escultores ex-alunos ou mestres do Liceu, instituição que em 2008 completa 134 anos, atualmente espalhadas pela cidade de São Paulo. Serão apresentados painéis com recortes de monumentos de Victor Brecheret (Monumento às Bandeiras, Ibirapuera, e a estátua de Duque de Caxias, Praça Princesa Isabel), Galileo Emendabili (Monumento a Ramos de Azevedo, Cidade Universitária), Luiz Brizzolara (Música, Praça Ramos de Azevedo), Amadeo Zani (Glória Imortal aos Fundadores da Cidade de São Paulo, Pátio do Colégio) e Ettore Ximenes (Monumento da Independência, Parque da Independência).

Haverá também quadros explicativos que detalham a história de a contribuição do Liceu para os monumentos paulistanos. As fotos da mostra são de autoria de Cícero Silva, e a curadoria da exposição fica a cargo de Paulo César Silveira. “O projeto Monumentos de São Paulo têm como base o tripé Cultura X Educação X Tecnologia, permitindo que o cidadão conheça o acervo de sua cidade e possa localizá-lo de forma fácil e rápida”, diz o curador. “O objetivo inicial do trabalho, realizado pela Associação dos Ex-alunos do Liceu, era o de catalogar as obras realizadas por representantes da escola. O envolvimento do Grupo Gerdau, por meio do Instituto Gerdau, e da Secretaria de Estado da Cultura possibilitou a ampliação do projeto, agregando as demais obras de arte instaladas em logradouros e construindo um panorama do grande acervo público das obras de arte da cidade de São Paulo.

Autor: Assessoria de imprensa Gerdau