Projeto Cubatão vai capacitar mão-de-obra para construção de 940 moradias no município

O município de Cubatão, na Baixada Santista, será beneficiado com um programa de capacitação de mão-de-obra para o setor da habitação. O tema foi destaque da reunião plenária mensal do Departamento da Indústria da Construção (Deconcic), da Fiesp, que teve participação da secretária nacional de Habitação, Inês da Silva Magalhães, e do prefeito de Cubatão, Clermont Silveira Castor.

Conduzida por José Carlos de Oliveira Lima, diretor-titular do Deconcic, e pelo diretor-adjunto Renato José Giusti, a reunião discutiu detalhes do Projeto Cubatão, uma ação de parceria entre Fiesp, Senai e os governos estadual e federal, cujo objetivo é recrutar e capacitar trabalhadores para a construção de 940 moradias na cidade.

“A população do município ganhará em todos os sentidos. Além de qualificar e preparar para uma profissão no mercado de trabalho, o projeto também dará acesso a que esses mesmos trabalhadores possam ter acesso à casa própria”, ressaltou Castor.

De acordo com a secretária Inês Magalhães, Cubatão e a Baixada Santista têm sido objeto de atenção especial do governo federal, por se tratar de uma região carente de mão-de-obra qualificada. “O objetivo deste projeto-modelo é tornar os municípios mais sustentáveis e menos desiguais”, explicou.

Construbusiness
Outros temas relevantes também compuseram a agenda da reunião, como o regime de Substituição Tributária no recolhimento de ICMS, que será aplicado à indústria da construção civil a partir de maio, e a realização do 7º Construbusiness, um dos principais fóruns de discussão das políticas públicas para o setor.

Os participantes destacaram ainda a Feira Internacional da Construção (Feicon – Batmat) e o lançamento do Observatório Habitacional, portal web desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Fiesp, o qual servirá como ferramenta a todos os elos da cadeia produtiva da construção.

Autor: Agência Indusnet Fiesp – Kacy Lin