Metrô: 75 milhões para nova linha Frequesia do Ó/São Joaquim

O prefeito Gilberto Kassab anunciou que a Prefeitura aplicará R$ 75 milhões no projeto executivo da nova linha de Metrô, a número 6, que ligará a Freguesia do Ó (Zona Norte), até a estação São Joaquim, na região central. 

O aporte foi definido após reunião entre o prefeito e secretários com o governador José Serra. Na oportunidade, Kassab defendeu a expansão das linhas do Metrô dos atuais 61,3 quilômetros para 300 quilômetros. 

Entre a abertura da licitação, a entrega do projeto, a definição das áreas a serem desapropriadas e o início das obras, será necessário mais de um ano. A previsão é que os trabalhos de construção comecem em 2010, com expectativa de conclusão para 2012. Para a construção, são esperados custos de 2,2 bilhões de reais.

 A nova linha do Metrô possuirá 10 estações: Freguesia do Ó; Água Branca (onde se integra com a CPTM), Turiassu, PUC, Pacaembu, Angélica, H i g i e n ó p o l i s / 
M a c k e n z i e (integração com a futura Linha 4 do metrô), Bixiga, 13 de Maio, e São Joaquim (integração com a Linha 1 – azul). Com 9,5 Km de extensão, a linha 6 atenderá a Freguesia do Ó, Bairro do Limão, Lapa, Perdizes, Sumaré, Pacaembu e Bela Vista. A demanda prevista é de cerca de 500 mil passageiros por dia. 

Este é o segundo aporte de recursos da Prefeitura, que voltou a investir verbas municipais no Metrô, depois de 28 anos. No último dia 13, o prefeito de São Paulo anunciou a aplicação de R$ 200 milhões para ampliar a Linha 5 – Lilás, que serve a região de Santo Amaro (Zona Sul). O dinheiro da Prefeitura será aplicado na construção das estações Campo Belo e Adolfo Pinheiro.

Autor: Jornal Sinimail