O Brasil representado no Congresso Mundial da Sociedade dos Engenheiros Automotivos

O engenheiro Mauricio Cintra do Prado de Salles Penteado, filho de nosso associado remido Ruy de Salles Penteado, vai representar o Brasil no Congresso Mundial da Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE). O evento se realiza entre 14 e 17 de abril em Detroit (Estados Unidos), a capital mundial do automóvel. 

Maurício vai apresentar nos EUA a sua tese de mestrado em Engenharia Automotiva. Ela propõe um plano de ação para que o programa brasileiro do biodiesel seja bem sucedido. O seu trabalho venceu 190 concorrentes no principal congresso brasileiro de engenharia automotiva, o SAE Brasil 2007, realizado no ano passado. 

A tese do engenheiro identifica dificuldades técnicas e econômicas para o sucesso do biodiesel. Ele alerta para a necessidade de isenção de impostos e subsídios governamentais que incentivem e viabilizem a produção de mamona, soja e dendê, plantas utilizadas na produção do combustível. 

Maurício está tão engajado nesse assunto que, junto com o amigo e engenheiro agrícola Carlos Freitas, que também é especialista em instalação de usinas de biodiesel, publicou em 2006 o livro “Biodiesel – Energia para o futuro”. A primeira edição, de mil exemplares, está esgotada.

Autor: Felipe Zannin