Engevix assina contrato com a Costa Rica para desenvolver projeto de trem elétrico

A Engevix Engenharia assinou contrato com o governo da Costa Rica para realizar estudo de viabilidade e a modelagem da concessão do projeto trem elétrico metropolitano de San José, capital do País e principal centro econômico e político da região. 

Trata-se de um projeto longamente planejado pelo governo da Costa Rica para desafogar o intenso tráfego da região central da capital do país, através da ligação entre estações em Herredia e San José. “Faremos levantamento das demandas, do número de passageiros e estudo operacional”, explica o presidente da companhia, Cristiano Kok. 

A Engevix foi escolhida entre outros seis concorrentes internacionais, principalmente por causa da sua experiência na construção dos metrôs de São Paulo e do Rio de Janeiro, assim como dos trens metropolitanos de Porto Alegre, Belo Horizonte e Blumenau. O prazo para conclusão do estudo é de 20 meses. 

Pelo cronograma definido pelo engenheiro Wilson Vieira, diretor da Engevix, com o presidente da Costa Rica, Oscar Arias Sanches, e a ministra de Obras Públicas e Transportes, Karla Gonzáles Carvajal, nos primeiros seis meses será elaborado o estudo de viabilidade. Nos seis meses seguintes será feita a preparação dos documentos de licitação. 

Em seguida, no prazo de oito meses, será realizada a coordenação do processo de licitação. Nesta fase, caberá à Engevix preparar os documentos de licitação e a minuta do contrato, apoiar o Conselho Nacional de Concessões da Costa Rica na gestão do processo de licitação, identificar fontes de financiamento para o componente público do projeto, obter as propostas e assessor na negociação. 

Nos últimos anos, desde que decidiu incrementar seus negócios no exterior, em 1999, a Engevix desenvolveu projetos de engenharia em países como México, Peru, Equador Argentina, Bolívia e Angola.

Sobre a Engevix 

A Engevix é a maior empresa de engenharia consultiva do Brasil, com faturamento anual de aproximadamente R$ 800 milhões e mais de 40 anos de experiência. 

Tem atuação em seis países da América do Sul, América Central e África. Atua principalmente nas áreas de óleo e gás, energia, siderurgia, mineração, papel e celulose e infra-estrutura. Por meio de sua subsidiária Desenvix, a Engevix tem investimentos na área de geração e transmissão de energia elétrica. A atuação em engenharia consultiva e geração capacita a companhia a identificar as melhores oportunidades de investimentos. 

Com mais de 2.000 colaboradores, a Engevix tem compromisso com o desenvolvimento sustentável. Foi a primeira empresa de engenharia consultiva brasileira a obter a tríplice classificação em sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho. Esta vocação também se reflete nos projetos sociais desenvolvidos pelo Instituto Engevix). 

Autor: Fernanda Nagatomi