Saudação do professor Kokei Uehara ao Prefeito Gilberto Kassab, durante a outorga do título Engenheiro do Ano

Professor Kokei Uehara

Saudação do professor Kokei Uehara ao Prefeito Gilberto Kassab, durante a outorga do título Engenheiro do Ano

Meus senhores, minhas senhoras.

Todos poderão estar perguntando: o que este velhinho de 80 anos, cabelos brancos e meio gagá, está, lá na frente, incumbido de saudar o grande prefeito de uma das mais importantes cidades do mundo? Nem político é!

Cabelos brancos, com muita honra. Gagá não tem jeito, é uma das contingências da vida.

Estou aqui, diante dos senhores, meio trêmulo com a responsabilidade e tomado pela emoção. Aceitei com muita honra a incumbência de saudar o nosso homenageado, como um dos professores da Escola Politécnica da USP.

Gilberto, como o conheci na época da Poli, foi um dos meus brilhantes alunos da engenharia civil, curso em que lecionei durante 50 anos.

Quinto de sete filhos do famoso médico dr. Pedro Salomão José Kassab e da professora Jacy Kassab, Gilberto – chamado de Beto pela família – nasceu no bairro de Pinheiros, na zona oeste da cidade de São Paulo, em 12 de agosto de 1960.

As boas notas em matemática durante o ciclo de ensino médio e fundamental no tradicional Liceu Pasteur, fizeram com que optasse pela engenharia civil. Ele entrou na concorrida Politécnica, da Universidade de São Paulo, em 1980, aos 19 anos de idade. Dois anos depois, iniciou o curso de Economia, também na USP.

Neste ponto, permitam-me senhores, permita-me senhor prefeito, ressaltar uma particularidade que, como professor, considero muito importante.

Os pais, Pedro e Jacy, conquistaram um feito inédito digno de respeito de todos nós: É a família recordista em filhos formados pela Escola Politécnica da USP. Dos sete filhos, somente a filha Márcia não se formou pela Poli.
Pedro, Renato, Marcos, Cláudio, Sérgio e Gilberto são Politécnicos. E, pasmem os senhores, todos, também se formaram pela Faculdade de Economia e Administração da USP.

Voltando à trajetória de nosso homenageado, Gilberto formou-se em 1985 na Poli, em 1986 na Economia e, ao invés de tomar o rumo da construção civil ou do comércio exterior, a política entrou com força em sua vida. Aliás, o gosto pela política vinha desde a adolescência quando participava do movimento estudantil e de grupos de empreendedores em atividades da sociedade civil.

Foi diretor da R&K Engenharia e Empreendimento, da R&K Comércio e Participação, da Centro Oeste Agropecuária, Secretário Municipal de Planejamento e membro do Conselho de Habitação e Urbanismo, cargos em que pôde aplicar seus conhecimentos acadêmicos. Mas, o fato é que, em pouco tempo, os compromissos políticos passaram a ocupar, em média, 14 horas de seu dia-a-dia.

Discreto, Giberto Kassab é integrante de uma geração de políticos que valorizam o conhecimento, o profissionalismo e as ações técnicas na administração pública. Conquistou espaço no mundo político por ser bom articulador e rápido nas tomadas de decisões.

Vice-presidente estadual do Democratas (DEM) paulista e primeiro secretário nacional da legenda, Gilberto Kassab é um dos responsáveis, no partido, pelo desenvolvimento dos projetos nas áreas de ciência e tecnologia, interlocutor natural nas discussões sobre modelos econômicos, além de ser considerado referência em assuntos de energia.

Até dezembro de 2004, exerceu o segundo mandato de deputado federal (a primeira eleição foi em 1998), quando renunciou ao mandato para ocupar o cargo de vice-prefeito de São Paulo, e trabalhar ao lado do então prefeito José Serra.

Antes de chegar ao Congresso Nacional, Gilberto Kassab cumpriu dois anos de mandato como vereador da cidade de São Paulo (1993 – 1994) e um mandato como deputado estadual (1995-1998). Como deputado federal, foi indicado pela Câmara dos Deputados para ocupar a vaga no Conselho Consultivo da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Paralelamente à política, participa de entidades da sociedade civil. Ele é vice- presidente da Associação Comercial de São Paulo; vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo; Conselheiro do CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis); Diretor do Sindicato dos Corretores de Imóveis de São Paulo; e Diretor do Centro de Comércio do Estado de São Paulo. Também integrou o Conselho Técnico de Economia e Estatística do SECOVI (Sindicato da Habitação) entre 1987 e 1990.

Gilberto, assim me permita, queria lhe dar os meus parabéns pela homenagem do nosso importantíssimo Instituto de Engenharia, como o Eminente Engenheiro do Ano. Tenho certeza que todos os conhecimentos apreendidos na universidade estão sendo úteis no desempenho de suas atividades. E, eu, como seu ex-professor, me sinto muito orgulhoso pelo seu sucesso político. Assim como eu, todos os senhores professores que estão aqui presentes devem ter orgulho de seus discípulos que se destacam na sociedade.

A grande responsabilidade de conduzir uma das cidades mais importantes do mundo deve lhe pesar nos ombros. Mas sei que não lhe faltam competência, coragem e muita dedicação. Qualidades que, também, marcaram a sua brilhante vida escolar.

Desejo que Deus lhe abençoe e lhe dê muita saúde para levar avante a sua missão. Que Deus abençoe todos os senhores presentes nesta cerimônia assim como toda a humanidade.

Muito obrigado pela atenção.

Autor: Professor Kokei Uehara