Instituto de Engenharia concede o título Eminente Engenheiro do Ano ao prefeito Gilberto Kassab

Prefeito Gilberto Kassab e Edemar de Souza Amorim no Auditório Ibirapuera

Mais de 1.500 pessoas lotaram o Auditório Ibirapuera nas comemorações do Dia do Engenheiro – 11 de dezembro, em uma cerimônia que o engenheiro e prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, recebeu o título de Eminente Engenheiro do Ano. 

Concedido desde 1963, o Instituto de Engenharia atribui o título de “Eminente Engenheiro do Ano” em reconhecimento aos profissionais de destacada atuação no meio e/ou que tenham uma carreira marcada por contínuas contribuições para a elevação e para o aprimoramento da engenharia. 

Em 2007, o Eng. Gilberto Kassab foi eleito o “Eminente Engenheiro do Ano” por seu desempenho e trajetória profissional em uma homenagem ao engenheiro que está exercendo com brilhantismo, determinação e autoridade o cargo público de prefeito da cidade de São Paulo. 

Inicialmente, o homenageado foi saudado por Kokei Uehara, professor emérito da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; em seguida, recebeu o troféu e o diploma do presidente do Instituto de Engenharia, Edemar de Souza Amorim. 

Em seu discurso (veja na íntegra), o presidente do Instituto de Engenharia destacou que “o Instituto de Engenharia é uma instituição que olha para o passado apenas para moldar o futuro”. 

“O Engenheiro Gilberto Kassab, hoje prefeito de São Paulo, recebe este prêmio pela demonstração diária do espírito da engenharia no exercício de seu cargo e na administração da cidade”, destacou Edemar de Souza Amorim. 

Compuseram a mesa, além do homenageado, Kokei Uehara e do presidente do Instituto de Engenharia, Aloysio Nunes Ferreira, secretário-chefe da Casa Civil do Estado de São Paulo, representando o governador do Estado de São Paulo, José Serra; Vaz de Lima, presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Claudio Lembro, ex-governador do Estado de São Paulo; Marli Marques Ferreira, presidente do Tribunal Regional Federal – 3ª Região; Carlos Eduardo Mendes Gonçalves, presidente do Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia. 

A solenidade foi prestigiada com a presença representantes do governo federal, estadual e municipal, empresários, presidentes e diretores de instituições, associados do Instituto de Engenharia e eminentes engenheiros dos anos anteriores. 

A cerimônia de entrega do título foi precedida de uma apresentação de orquestra e coral do Projeto Cultural “Criar e Tocar” de jovens da AEB – Associação Evangélica Beneficente, sob a coordenação do maestro João Girau. Em seguida, o Instituto de Engenharia premiou os melhores trabalhos das divisões técnicas de 2007 e homenageou os eminentes engenheiros dos anos anteriores. 

Clique nos links abaixo para ler a íntegra dos discursos:

Presidente Edemar de Souza Amorim

Professor Kokei Uehara

Prefeito Gilberto Kassab

Autor: Fernanda Nagatomi