Debate sobre a situação da Engenharia no Brasil reúne mais de 20 entidades de classe do setor

Nos dias 8 e 9 de novembro deste ano, o Instituto de Engenharia promoveu o seminário Reconstruindo a Engenharia Brasileira, cujo principal objetivo foi discutir a atual situação da Engenharia no país. Participaram mais de 20 entidades de classe, professores universitários, reitores, empresários, alunos e autoridades. 

Uma das grandes discussões foi em relação à qualidade da formação universitária atualmente. Os participantes acreditam que a Engenharia passa por um momento delicado, necessitando de uma reestruturação e que não há falta de profissionais, mas sim de profissionais qualificados. 

Houve a defesa de que as universidades devam passar por um processo de certificação para atestar a qualidade do ensino oferecido que, aliás, deve ser revisto desde o Ensino Médio. 

Outro tema refere-se à importância das entidades de classe, no quesito fiscalização e criação de normas regulamentadoras para a classe, além de terem o importante papel de serem grandes articuladoras nos debates em prol da profissão. O Pregão Eletrônico foi amplamente criticado pelos participantes. O conteúdo do seminário estará à disposição no site do Instituto de Engenharia a partir do dia 15 de novembro

Autor: Viviane Nunes