Instituto de Engenharia discute aquecimento global

O Instituto de Engenharia, preocupado com as questões ambientais, realizou, na manhã de hoje, o Simpósio Aquecimento Global e a Comercialização de Créditos de Carbono. O evento contou com transmissão ao vivo, inclusive com espaço para perguntas on-line. 

Os temas abordados foram: mudanças climáticas no Estado de São Paulo; balanço do nível de emissões de gases do efeito estufa no Brasil e mecanismos de desenvolvimento limpo para redução ou remoção das emissões; experiências recentes e potencial de negócios dos créditos de carbono no Brasil; Protocolo de Kyoto, mecanismos de desenvolvimento limpo e oportunidades e riscos no mercado de carbono. 

Participaram a socióloga Josilene Ferrer, secretária executiva do Programa de Mudanças Climáticas do Estado de São Paulo, da Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental; o Prof. Dr. Gylvan Meira Filho, consultor e membro do IPCC – Intergovernmental Panel on Climate Change; Marco Antonio Fujihara, responsável pela Divisão Sustentabilitas (Sustentabilidade Empresarial) do Instituto Totum; Renata Franco de Paula Gonçalves Moreno, advogada especialista em Meio Ambiente do Escritório Emerenciano, Baggio e Associados Advogados, e Bruno Maier, da EcoSecurities. 

Em breve, o conteúdo completo do encontro estará disponível na videoteca do Instituto de Engenharia.

Autor: Fernanda Nagatomi