Empresa lança novos equipamentos para construção e mineração

Nova motoniveladora, com controle joystick.

Esta semana, a Caterpillar lançou três novos produtos: Trator de Esteiras D67, Escavadeira Hidráulica 320D L e uma linha de motoniveladoras, da série M. Todos os motores Caterpillar da série C têm tecnologia ACERT ™, permitindo que a companhia esteja dentro das normas norte-americanas e européias, gerando menos emissões de gases. 

Dos sete modelos que compõem a série de motoniveladoras, quatro serão produzidos no Brasil (120M, 12M, 140M e 160M). Os demais (14M, 16M e 24M) serão fabricados nos Estados Unidos. Todos os modelos deverão estar no mercado, no início de 2008. 

O grande diferencial deste lançamento é a substituição das 15 alavancas e do volante de direção por comandos joysticks, tornando estas máquinas fáceis de operar. São equipamentos específicos para construção e mineração. Com o projeto da série M, foram registradas mais de cem novas patentes, envolvendo um investimento mundial de U$ 100 milhões. Estes modelos estarão disponíveis para a América Latina, a Europa, a América do Norte e Austrália. 

Outro produto foi a Nova Escavadeira Hidráulica 320D L, de 21,5 toneladas. Possui maior força de desagregação e levantamento que, combinadas, resultam em maior produtividade. É projetada para construção pesada e obras civis em geral. 

O Trator de Esteiras D6T, outra novidade, tem capacidade para efetuar manobras em um raio menor, graças à adição de uma segunda bomba hidráulica, fornecendo potência à direção. É uma máquina para os mercados de construção e mineração. Ambos os modelos estão disponíveis para a América Latina. 

Atualmente a Caterpillar é a 15ª exportadora brasileira e a 5ª paulista. Em 2006, suas exportações atingiram um recorde histórico de US$ 1,1 bilhão. O desempenho positivo nas exportações levou a empresa a contratar cerca de duas mil pessoas nos últimos quatro anos. 

A empresa está no Brasil desde outubro de 1954. Há 31 anos está em Piracicaba. Seus produtos são equipamentos para trabalhos de terraplenagem e movimentação de materiais, entre elas: escavadeiras hidráulicas, compactadores, carregadeiras de rodas, motoniveladoras, retroescavadeiras e tratores de esteiras, além de ferramentas e acessórios especiais para seus equipamentos. Em outubro de 2001, ingressou no mercado de energia, com a produção de grupos de geradores de 40 a 370 kW.

Autor: Viviane Nunes