Ranking Benchmarking 2007

Os engenheiros do Instituto de Engenharia: Marcos Moliterno, diretor; Paulo Ferreira, vice-presidente; Edemar de Spouza Amorim, presidente e Jefferson Deodoro Teixeira da Costa – Coordenador da Divisão de Segurança no Trabalho, prestigiaram o evento

Ranking Benchmarking 2007

No dia 26 de setembro, no grande auditório do MASP, em São Paulo, aconteceu o Dia Benchmarking – Compartilhar para crescer. Um seleto público, formado por executivos, gestores, especialistas e jornalistas, compartilhou o melhor da gestão socioambiental brasileira, apresentando os cases vencedores selecionados na 5ª edição do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro.

Instituições, gestores e personalidades que, pela excelência de suas práticas, são referências e exemplos a seguir, apresentaram modelos gerenciais com soluções inovadoras nas várias vertentes da gestão socioambiental, compartilhando assim este valioso patrimônio corporativo – o conhecimento aplicado. As apresentações técnicas dos cases foram filmadas e serão disponibilizadas na internet no formato e-learning para livre acesso. Assim, o Benchmarking cumpre seu papel de compartilhar para crescer, e atingirá um universo maior de profissionais no âmbito nacional e em países de língua portuguesa.

Os cases vencedores passaram pelo crivo da analise e pontuação de uma comissão técnica multidisciplinar, formada por especialistas com atuação nacional e internacional. Em 2007, a comissão técnica contou com a participação de integrantes do Brasil, México e Estados Unidos.

Em comemoração aos 5 anos do Programa Benchmarking foi lançado no Dia Benchmarking – Compartilhar para crescer, o livro BenchMais, as 85 melhores práticas em gestão socioambiental do Brasil, que reúne os cases vencedores das edições anteriores. Os 5 mil exemplares da primeira edição será distribuído gratuitamente às universidades e entidades representativas do país. O livro BenchMais é uma realização da MaisProjetos em conjunto com o Instituto Envolverde e Ruschel & Associados Marketing Ecológico.

Conheça o Ranking e a personalidade Benchmarking 2007:
Personalidade Benchmarking:
• Dr. Paulo Nogueira Neto, professor titular emérito da USP e Presidente da Câmara Técnica de Biodiversidade e Fauna do CONAMA, considerado a memória viva do ambientalismo brasileiro, e reconhecido mundialmente pelo
• seu trabalho em defesa do desenvolvimento sustentável. Dr. Paulo foi criador do primeiro órgão ambiental do Brasil, e integrou a Comissão Brundtland, das Nações Unidas, que elaborou o conceito de desenvolvimento sustentável nos anos 80.

Instituições Benchmarking:

Categoria Premiada:

1. Itaipu – Cultivando Água Boa na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná III
2. Faber-Castell – 15 anos Projeto Animalis – Conhecimento e Conservação da Fauna do Cerrado
3. Philips – Aprendendo com a Natureza
4. Copebras – Estudo da Biodiversidade
5. Itautec – Redução de Substâncias Nocivas ao Meio Ambiente em Equipamentos de Automação e Informática – Projeto ATM CX3
6. Duratex – ARM – Área de Recuperação de Materiais
7. Celulose Irani – Mecanismo de desenvolvimento limpo – Usina de co-geração
8. Duke Energy – Controle de Plantas Aquáticas por meio da manipulação do meio ambiente
9. Sabesp – Gestão Participativa no Processo de Tratamento de Esgoto
10. Klabin – Programa de Fomento Florestal Klabin: Semeando o Desenvolvimento Sustentável
11. Souza Cruz/MG – Gerenciamento de Resíduos – Aproveitamento Energético de Resíduo de Pó de Fumo
12. Bayer CropScience – Projeto Biodiversidade
13. Braskem – Projeto Ecobraskem
14. Unimed – Programa Consumo Consciente Unimed
15. AGCO – Gestão Sustentável de Recursos Hídricos: Reuso da Água

Categoria Menção Honrosa

1. Alcoa – Gerenciamento Ambiental nas obras do projeto ALREF U2
2. Johnson & Johnson – Resíduo: matéria-prima da transformação social
3. Bayer – Escola Verde
4. AREVA – Eco-Atitude – Um passo para recuperação da água
5. Correios – Confecção de Caixas de Correspondência com Material Reciclado
6. INPEV – Campanha Educativa A Natureza Agradece
7. Bradesco – Clickarvore e Florestas do Futuro – Programas de Reflorestamento e Recuperação da Mata Atlântica
8. Vianorte – Neutralização de Carbono em Posto de Pesagem de Veículos de Cargas
9. Souza Cruz/RS- Parque Ambiental Souza Cruz
10. Consórcio Propeno – A Importância do Sistema de Gestão Sócio-Ambiental na Construção e Montagem em Obras Petroquímicas
11. ArcelorMittal – O Valor da Biodiversidade da ArcelorMittal Tubarão

Apoio:

A edição 2007 contou com o apoio institucional das seguintes organizações: ABAL – Associação Brasileira do Aluminio, ABESCO – Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Conservação de Energia, ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química, ABIT – Associação Brasileira da Industria Textil, ABPA – Associação Brasileira de Prevenção a acidentes, ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida , ABS – Agência Brasil de Segurança, ABTG – Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica, AHK – Câmara Brasil Alemanha, Acionista, Brasindoor– Sociedade Brasileira do Meio Ambiente e Qualidade do Ar, CAMP – Centro de Formação e Integração Social, CRASP – Conselho Regional de Administração de São Paulo , Eco Terra Brasil, Envolverde, Ética Empresarial, Fundacentro, IAPMEI – Benchmarking e Boas Práticas de Portugal, IE- Instituto de Engenharia, MASP – Museu de Arte de São Paulo, Meio Ambiente Industrial, Mercado Ambiental, Petrobras, Pnuma Brasil – Comitê Brasileito do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, SESC-SP, SEESP – Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, Sinditextil-SP, Sistema FIEMG, Sistema FIESP

Programa Benchmarking – Há 05 anos trilhando os caminhos da sustentabilidade

• Origem e Resultados

O programa Benchmarking Ambiental Brasileiro completa 5 anos e comemora com livro e arte sua história de sucesso. Em 2003, após uma rápida enquete com aproximadamente 300 empresas, foi identificada demanda pelo Benchmarking Ambiental. A partir daí, a MAIS PROJETOS empresa de gestão e capacitação socioambiental, desenvolveu um programa sob medida para identificar, selecionar e compartilhar o melhor do conhecimento aplicado nesta área.

Nasceu assim uma iniciativa independente, apoiada pelas principais entidades representativas do país. Com uma metodologia inovadora e uma comissão técnica multidisciplinar renovada, anualmente contabilizou números significativos de adesões, ou seja, selecionou 111 modelos gerenciais de excelência, de 97 instituições, em 12 estados. Neste período, contou com 50 especialistas na comissão técnica e apoio de mais de 40 entidades representativas, nacionais e internacionais. 

• Metodologia
O Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro é independente e supra-representativo – não pertence a uma entidade especifica e sim congrega as mais significativas delas em sua comissão técnica e grupo de apoiadores. Com uma metodologia própria e exclusiva seleciona e compartilha as melhores práticas gerenciais (Cases) adotadas por empresas e instituições com potencial de replicabilidade. O processo de avaliação e pontuação que define o Ranking das Empresas Benchmarking consiste na pontuação de todos os quesitos do case por todos os integrantes da comissão técnica. Eles avaliam individualmente cada case, sem ter acesso ao nome da instituição. O foco exclusivo é na qualidade gerencial da prática adotada. Este formato assegura total isenção e imparcialidade na avaliação e pontuação que define o Ranking Benchmarking, gestores e instituições que pela excelência de suas práticas são reconhecidos como referência e exemplos a serem seguidos.