Câmara dos Vereadores presta homenagem ao presidente

O presidente do Instituto de Engenharia, Edemar de Souza Amorim, recebeu, no dia 23 de agosto, o Título de Cidadão Paulistano em uma Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo. Essa homenagem foi uma iniciativa do vereador Toninho Paiva.

Nascido em Catanduva, no interior de São Paulo, em 30 de agosto de 1936, mudou-se para a cidade de São Paulo em dezembro de 1954, onde reside até hoje.
Engenheiro civil e eletricista, formado pela Escola de Engenharia Mackenzie em 1960, iniciou sua vida profissional num escritório de projetos de estruturas. Lecionou durante 18 anos a disciplina de Resistência dos Materiais no Mackenzie.

Fundou empresa própria de construção civil e também uma de controle tecnológico do concreto. Participou da gestão de importantes projetos de engenharia na cidade de São Paulo: Complexo Viário Rebouças – Dr. Arnaldo; Viaduto Conselheiro Carrão; Ponte do Morumbi; Linha Norte-Sul do Metrô; conjuntos habitacionais do Projeto Cingapura.

Em toda sua vida dedicou-se a trabalhos voluntários em benefício da comunidade, participando ativamente de diversas associações como diretor ou conselheiro: Apeop – Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas; Abemi – Associação Brasileira de Engenharia Industrial; Abed – Associação Brasileira de Dragagem; Clube dos Empreiteiros. Atualmente, além de presidente do Instituto de Engenharia é diretor da Febrae – Federação Brasileira de Associações de Engenheiros.

Autor: Fernanda Nagatomi