Parecer técnico de tirantes em áreas urbanas

O Instituto de Engenharia, através do seu Departamento de Engenharia Civil e da Divisão Técnica de Geotecnia, vem sendo instado, por empresários da construção civil e por empresas e profissionais dedicados à Engenharia Geotécnica, a examinar a utilização de tirantes como elemento auxiliar provisório na execução de estruturas enterradas para edifícios de porte em nossa cidade. Isto porque a ocupação dos espaços vazios existentes na cidade de São Paulo vem sendo considerada uma meta permanente e uma decisão acertada quanto à plena utilização da infra-estrutura de serviços públicos urbanos. 

A presente correspondência tem por objetivo a discussão da evolução dos sistemas de suporte de escavações verticais em áreas urbanas densamente ocupadas, principalmente nas grandes cidades de todo o mundo, nas quais a criação de espaço vertical vem sendo um objetivo constante. 

O Instituto de Engenharia tem acompanhado o notável esforço da Prefeitura do Município de São Paulo para se adaptar à grande tendência urbana atual, que vem contemplando um dramático crescimento da integração vertical através de grandes edifícios dotados de vários níveis de garagens enterradas em todo o mundo. Assim é que, contrariamente às posturas do passado, hoje há um grande incentivo à construção de subsolos que permitam fazer face ao grande crescimento do número de veículos em nossa cidade. 

Assim sendo é fundamental a implantação de infra-estruturas enterradas, cabendo aos poderes públicos constituídos a ordenação física e jurídica do espaço urbano sem frear a inovação tecnológica que é a base de todo o progresso humano e objetivo permanente de todas as sociedades modernas.
arqnot128.pdf

Autor: Instituto de Engenharia