novembro, 2016

2016qui03nov11:0020:00Seminário Caminhos da Engenharia Brasileira - Capítulo XI - Atividade Portuária, por que investir? - TRANSMISSÃO AO VIVO11:00 - 20:00 Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vl. Mariana - SP-SPTipo de evento:Seminários

Detalhes do evento

Programa 

8h – Credenciamento/Café de boas-vindas

9h – Abertura/Composição da mesa 

9h30 
Tema: Os desafios jurídicos para os investidores
Letícia Queiroz de Andrade – Sócia-diretora da Queiroz Maluf Sociedade de Advogados

10h15
Tema: Quadro Atual dos Portos Brasileiros
Wilen Manteli – Presidente da ABTP

11h
Tema: Terminais privados na Nova Lei dos Portos
Eduardo Xavier – Diretor de Regulação e Sustentabilidade da Prumo Logística

11h45
Tema: Programa de Parcerias de Investimentos – PPI
Adalberto Vasconcelos – Secretário Executivo Adjunto do Programa de Parcerias de Investimentos

ALMOÇO

14h30
Tema: Portos, rearranjo Institucional e Perspectiva
Adalberto Tokarski – Diretor-geral da ANTAQ

15h15
Tema: Terminal Portuário de São Luiz
Paulo Remy Gillet Neto – CEO da WTorre S.A.

INTERVALO

16h15
Tema: O Porto de Santos, Presente e Desafios
José Alex Botêlho de Oliva – Presidente da CODESP

17h
Tema: Marcos Regulatórios
Mário Povia – Diretor da ANTAQ

17h45 – Alinhamento de propostas/encerramento
Fabrizio Pierdomenico

*Programa sujeito a alteração

Para assistir ao vivo, não é necessário fazer inscrição.

Temas e Palestrantes:

Tema – Portos, rearranjo Institucional e Perspectiva

Adalberto Tokarski
Diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ. Engenheiro Civil, MBA em regulação, larga experiência profissional nos setores privado e público nas áreas de Transporte e Logística, Construção Civil, Projetos e Planejamento, junto ao governo federal, governo do Distrito Federal e prefeituras. Representante do Brasil no InCom- Inland Navigation Commission da PIANC. Nos últimos 20 anos, tem se dedicado a melhoria da logística brasileira, com ênfase na defesa de uma maior utilização da multimodalidade, com destaque para inserção do modal aquaviário, principalmente no que se refere à navegação interior, tendo atuado como representante do setor hidroviário nas Câmaras Técnicas do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH. Também foi presidente da Agência de Desenvolvimento do Corredor de Autoridade Portuária (CAP) dos portos da Companhia Docas do Pará (CDP) e tem defendido a desburocratização normativa do setor.

 

Tema – Terminais privados na Nova Lei dos Portos

Eduardo Xavier
 
Advogado, pela PUC-SP, especializado em direito público e infraestrutura. Advogou em escritórios  atendendo tanto empresas privadas em processos de licitação e na gestão de contratos públicos, quanto em públicos na elaboração de políticas e projetos. Em 2008, foi convidado para integrar os quadros da subchefia para Assuntos Jurídicos, na Casa Civil da Presidência da República, onde permaneceu até 2011 coordenando, como subchefe-adjunto, o núcleo de infraestrutura e energia. Foi assessor Especial do Ministro da Fazenda, atuando como secretário-adjunto da Secretaria de Acompanhamento Econômico. Em 2013,  foi convidado a assumir a secretaria-executiva da Secretaria de Portos da Presidência da República e foi diretor da área de estruturação de projetos de infraestrutura da Companhia São Paulo de Parcerias, vinculada à Secretária de Finanças e Desenvolvimento Econômico do Município SP. Já participou do conselho fiscal da Caixa-Par, empresa que gerencia participações do grupo da CEF, do conselho de administração da Empresa de Pesquisa Energética, que assessora o Ministério de Minas e Energia na elaboração e coordenação da regulação do setor de energia, bem como presidiu o conselho de administração da CODESP. Atualmente, é diretor de Regulação e Sustentabilidade da Prumo Logística, que desenvolve o maior empreendimento privado no setor portuário, o Porto do Açu.

Tema – Alinhamento de resoluções

Fabrizio Pierdomenico
Economista especialista em Finanças e consultor portuário. Atualmente, é sócio-diretor da Agência Porto Consultoria, consultor convidado da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina – FEESC –  e professor convidado da FGV no curso de pós-graduação em Gestão Portuária. Exerceu os cargos de secretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da Secretária de Portos (2008-2011); diretor Comercial e de Desenvolvimento da Companhia Docas do Estado de São Paulo (2003-2007), e presidente do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Fortaleza (2008-2013).

Tema – O Porto de Santos, Presente e Desafios

José Alex Botêlho de Oliva 
Presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP -, engenheiro Civil e de Transportes pela Universidade de Brasília, doutorando pela USP, Engenharia Oceânica, mestre em Engenharia Oceânica – Sistemas Integrados de Transporte pela COPPE / URFJ.
Assessor do Ministro dos Transportes, secretário da Secretaria de Transportes Aquaviários do Ministério dos Transportes e de Fomento para Ações de Transportes do Ministério dos Transportes. Professor da FGV, nos cursos de MBA de Logística Empresarial e Finanças Internacionais. 

Tema – Os desafios jurídicos para os investidores

Leticia Queiroz de Andrade
Sócia- fundadora do escritório Queiroz Maluf Sociedade de Advogados. Doutora em Direito Administrativo (PUC/SP), pós-Graduação em Mediação Internacional em Contratos de Construção (Queen Mary Universityof London). Membro da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia (CMA-IE) e da Comissão de Dispute Boards, CAM-CCBC. Especializada em estruturação de projetos de infraestrutura e logística, no setor de concessões, licitações, contratos de concessão e construção, parcerias público-privadas (PPPs), procedimentos de manifestação de interesse, questões envolvendo finanças públicas e orçamento, contratações públicas, reequilíbrio econômico-financeiro, regulação, e soluções de controvérsias (ADR e contencioso judicial) relacionadas a essas matérias.

Tema – Marcos Regulatórios 

Mário Povia
 
É engenheiro Operacional Elétrico, pelo Mackenzie. Cursou extensão universitária em Administração de Empresas e especialização em Direito Processual, ambos pelo Mackenzie. Possui MBA em Regulação de Serviços Públicos (FGV). Ingressou na Antaq na função de Especialista em Regulação, tendo atuado nas gerências de Portos Públicos e de Fiscalização Potuária. Foi assessor da superintendência de Portos e assessor Técnico da diretoria de Regulação, superintendente substituto de Fiscalização e Coordenação das unidades regionais e Portos da Antaq. Foi presidente do Conselho de autoridade portuária, Porto de São Sebastião. Exerceu o cargo de diretor interino da Antaq, até 2012, quando recebeu a nomeação para diretor-geral e, posteriormente, diretor da Antaq. 

Tema – Terminal Portuário de São Luiz

Paulo Remy Gillet Neto
CEO e acionista da WTorre S.A, formado em administração de empresas pela PUC-GO, foi um dos sócios fundadores da Galeazzi & Associados, na qual especializou-se em consultoria de gestão de empresas, com foco na reestruturação financeira e operacional.
Entre os principais projetos, destacam-se a renegociação da dívida e posterior venda da BCP Telecom, atual Claro, e a reestruturação operacional do jornal O Estado de S.Paulo. Atuou como membro do Comitê de Investimentos da AIG Capital Partners, do qual ainda é membro do Advisory Board.
Integrou o conselho de administração da Intelig Telecom, BRVias e Estaleiro Rio Grande. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Estapar Estacionamentos, CEO e acionista da WTorre S.A.

Tema – Quadro Atual dos Portos Brasileiros

Wilen Manteli
Graduado em Direito (PUC-RS), diretor-presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), desde 1999. Membro do Conselho da Associação Brasileira de Comércio Exterior (AEB) e da Comissão Temática de Transportes da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul. Coordenador do Grupo Empresarial Pró-Porto RS, formado por oito associações privadas com o objetivo de desenvolver o uso das hidrovias interiores gaúchas, integrando-as aos portos marítimos. Membro do Conselho da Federação de Comércio Exterior do Rio Grande do Sul. Vice-presidente Executivo e coordenador da Comissão Portos –um grupo de ação empresarial mantido por 55 Confederações, Federações e Associações Nacionais do setor privado com foco na modernização dos serviços portuários brasileiros. Foi diretor Jurídico do Grupo Adubos Trevo, uma das primeiras empresas a defender publicamente a operação de cargas de terceiros pelos terminais portuários privados, conduzindo ao movimento político que culminou com a Lei de Modernização Portuária (nº 8.630), de 1993.

*Palestrantes
Wilen Manteli, presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários  – ABTP 

Welington Márcio Kublisckas, diretor da Prumo Logística S.A – Porto de Açu

Leopoldo Figueiredo, jornalista – A Tribuna

Shirley Simão, diretora da Tecnologístca

Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (Nome a confirmar)

Hora

(Quinta-feira) 11:00 - 20:00

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vl. Mariana - SP-SP

X
X
X
X
X