junho, 2023

2023qui15jun19:0021:00Faixa Azul e Faixa Azul Segregada - Balanço da experiência em vias do Município de São Paulo19:00 - 21:00 Evento Híbrido - Presencial - Instituto de Engenharia - Av. Dr, Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana, SP (Online - Youtube IE)Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Clique na foto e veja o currículo

  • ......Ricardo Nunes - Palestrante

    ......Ricardo Nunes - Palestrante

    Prefeito da cidade de São Paulo

    Ricardo Luís Reis Nunes, prefeito da cidade de São Paulo, é paulistano, empresário e morador da Zona Sul da cidade. Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) desde aos 18 anos de idade e sempre atuou em defesa da democracia. Aos 21 anos, disputou pela primeira vez as eleições para vereador da cidade. Não foi eleito. Vinte anos depois, em 2012, recebeu mais de 30 mil votos e foi eleito para a sua primeira legislatura na Câmara Municipal de São Paulo. Em 2016, reeleito com 55 mil votos. Levou sua experiência de empreendedor para o Legislativo paulistano, estudou a fundo a situação econômica da cidade e, durante seis anos, foi o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento da capital. Atuou em várias Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) – Sonegação Tributária, Dívida Ativa, Theatro Municipal e Evasão Fiscal. Os trabalhos dessas comissões resultaram em mais de R$ 3 bilhões aos cofres públicos. Em seus mandatos, também apresentou projetos de lei que tinham como premissa básica incentivar e apoiar o empreendedorismo, a iniciativa privada já instalada e atrair novos investimentos para a Zona Sul da cidade, com foco na geração de emprego e renda. Entre os quais, a licença de funcionamento, planos de incentivo e permanência de empresas na Zona Sul, além de contribuir com as estratégias para o comércio retomar as atividades de forma gradual, segura e com aval das autoridades de saúde pública em função da pandemia do Covid-19. Foi diretor da AESUL (Associação Empresarial da Região Sul de São Paulo) e sempre atuou como voluntário em projetos sociais voltados para a educação.

    Prefeito da cidade de São Paulo

  • .....Ricardo Teixeira - Palestrante

    .....Ricardo Teixeira - Palestrante

    Vereador

    Ricardo Teixeira (DEM) é engenheiro, formado pela FEI – Faculdade de Engenharia Industrial. Com mais de 40 anos de experiência na Administração Pública trabalhou na CET, DERSA, DER, EMTU e na Prefeitura. Ele foi responsável por programas para a redução de acidentes de trânsito; recapeamento de vias, limpeza das ruas, bocas de lobo e podas de árvore, além de ser um dos criadores da Operação Cata-Bagulho. Nos anos de 2013 e 2014, Ricardo Teixeira, foi secretário das Subprefeituras e secretário do Verde e Meio Ambiente. Ele acabou com o papa níquel da CONTROLAR e manteve mais de 100 parques em funcionamento. Há 13 anos como vereador, Ricardo Teixeira tem dedicado seu mandato para ajudar quem mais precisa. Ele vem destinando verbas no orçamento para a limpeza de córregos, bueiros, reforma de praças, e apresentou mais de 400 projetos de lei a partir das sugestões enviadas pelos próprios moradores. Em 2017 foi eleito o 5° vereador do Brasil com mais projetos apresentados no mandato.

    Vereador

  • ....Celso Gonçalves Barbosa - Palestrante

    ....Celso Gonçalves Barbosa - Palestrante

    Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo

    Estave à frente do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) em 2022, durante a gestão de Rodrigo Garcia (PSDB) no governo de São Paulo. De 2018 a 2021, Barbosa foi diretor do Departamento de Operação do Sistema Viário da própria Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte, no governo Bruno Covas. Antes, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), de 2011 a 2013 foi chefe da Assessoria Jurídica do Departamento de Transportes Públicos.

    Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo

  • Flaminio Fichmann - Moderador

    Flaminio Fichmann - Moderador

    Coordenador da Divisão Técnica de Mobilidade e Logística Urbana do IE

    Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização na FGV. Trabalhou na administração pública por 14 anos (CET e EMTU/SP). É consultor há 28 anos, sócio e diretor da Projeto 34 – Arquitetura e Engenharia desde 2004, empresa que executou inúmeros planos e projetos no Brasil e exterior, de rodovias, BRTs, metrôs, trens e atividades relacionadas à mobilidade urbana junto a órgãos públicos e empresas particulares. É coordenador da Divisão Técnica de Transporte Metropolitano do Instituto de Engenharia. Foi consultor da Socicam e do INST – Instituto Nacional de Segurança no Trânsito, diretor da ONG Bairro Vivo, presidente do Comitê de Trânsito da Agência Brasil de Segurança – ABS e professor do curso de pós-graduação “Gerente da Cidade” da FAAP.

    Coordenador da Divisão Técnica de Mobilidade e Logística Urbana do IE

  • Luiz Fernando Devico - Palestrante

    Luiz Fernando Devico - Palestrante

    Diretor de Planejamento e Projetos da CET

    Geógrafo e Auditor de Segurança Viária formado pela IRF Internacional Road Federation em Washington/EUA. Fez Curso MBA de Gestão Estratégica. Trabalhou na Companhia de Engenharia de Tráfego- CET, na Dersa e na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo. Foi Diretor-técnico da Sttrada Segurança Viária e Gestor de Concessões Rodoviárias. Atualmente é o Diretor Adjunto de Planejamento e Projetos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) do Município de São Paulo.

    Diretor de Planejamento e Projetos da CET

  • Maria da Penha Nobre – Moderadora

    Maria da Penha Nobre – Moderadora

    Diretora do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional

    Arquiteta e urbanista especialista em trânsito, mobilidade e segurança, psicopedagoga, conselheira do Conselho Estadual de Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transportes – CEDATT –, sócia-diretora do Instituto de Mobilidade e Educação Plano/Planotran, coordenadora da Divisão Técnica de Trânsito do Instituto de Engenharia.

    Diretora do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional

Detalhes do evento

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DO EVENTO

 

Abordagem:

Atualmente a cidade de São Paulo comporta a circulação de 1,3 milhão de motos. A motocicleta vem ganhando destaque desde o início da pandemia, que por conta do isolamento social, o serviço de entregas se tornou essencial e, por consequência, o número de motos trafegando pelas vias subiu.

Tal situação resultou no aumento no número de acidentes fatais em São Paulo, sendo registradas mortes diárias acima de 01 motociclista.

Isso deflagrou a necessidade de uma rápida ação por parte da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito. Sendo assim foi implantado o Projeto da Faixa Azul para motocicletas na cidade de São Paulo.

Público-alvo:

Engenheiros, arquitetos, urbanistas e estudantes.

Programação:

19h – Welcome Coffee

Abertura

José Eduardo Frascá Poyares Jardim – Presidente do Instituto de Engenharia

19h40 às 21h – Palestras:

Ricardo Nunes – Prefeito da cidade de São Paulo

Celso Gonçalves Barbosa – Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo

Ricardo Teixeira – Vereador

Luiz Fernando Devico – Diretor de Planejamento e Projetos da CET

(Moderação de Flaminio Fichmann, coordenador da Divisão Técnica de Mobilidade e Logística Urbana e Maria da Penha P. Nobre, coordenadora da Divisão Técnica de Trânsito)

21h às 21h30 – Encerramento e Considerações

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Arq.ª Maria da Penha Pereira Nobre – Diretora do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional

Arq. Flaminio Fichmann – Coordenador da Divisão Técnica de Mobilidade e Logística Urbana

Patrocinador Diamante:

Patrocinador Platina: 

Patrocinador Ouro:


Apoio Institucional:

Apoio à formação:
Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

Hora

(Quinta-feira) 19:00 - 21:00

Localização

Evento Híbrido - Presencial - Instituto de Engenharia - Av. Dr, Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana, SP (Online - Youtube IE)

X
X
X
X
X