junho, 2025

Clique na foto e veja o currículo
-
Claudio Makarovsky
Claudio Makarovsky
Consultor de projetos de O&G InvestSP
Possui graduação em Engenharia Química, Mestrado em Sistemas de Gestão pelo Latec/UFF e MBA com ênfase em Finanças pela FGV/Babson College. Professor convidado nos MBA’s da Fundação Dom Cabral e UnIBP em Tecnologias Disruptivas para o Setor de Energia, e Desafios da Indústria de Mineração e Energia. Conselheiro do BRENC- Brazilian Energy Council.
Consultor de projetos de O&G InvestSP
-
Cynthia Silveira
Cynthia Silveira
Diretora-geral da ONIP
Diretora-geral da ONIP
-
Henrique de Aragão
Henrique de Aragão
Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia
FORMAÇÃO Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, atual Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - 1966. Como atividade extraprofissional recebeu um mestrado em Linguistique Française pela Université de Strasbourg. Curso de Engenharia Econômica e Matemática Financeira pelo IAG, Pontifícia Universidade Católica do RJ Gestão Financeira - Texas University - EUA Marketing - Universidade de Missouri – EUA. EXPERIÊNCIA 1. Diretor do PMO Engenheiros Consultores até o momento. 2. Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia ABCE. 3. Diretor da Federação Pan-Americana de Consultores FEPAC de 2009 a 2020. 4. Presidente da FEPAC no biênio 2020-2022 e 2022-2024. 5. Presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear IBQN. 6. Membro do Comitê de Assistência Técnica e Perito do CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem. Henrique de Aragão possui vasta experiência em gestão empresarial. Liderou as atividades de construção de grandes unidades fabris, hotéis, shoppings centers, edifícios corporativos. Prestou serviços de gerenciamento para a Petrobras - Serviços técnicos para Centros de Pesquisa Avançada, bem como grandes plataformas de exploração de petróleo, direcionando às atividades de gerenciamento de construção das unidades P51, P53 e P55, cada uma para extrair cerca de 150.000 barris/dia. Também esteve presente como expositor ou participante de diversos seminários e congressos no Brasil e no exterior, nos quais destacamos sua atuação como palestrante em: O Desafio da Consultoria de Engenharia no Século 21 - Congresso CNEC Câmara Nacional de Empresas de Consultoria, Indústria do Conhecimento - México Conferência Mundial de Engenharia Consultiva da FIDIC 9 a 12 de setembro de 2012 – Seul, Coréia
Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia
-
Idarilho Gonçalves Nascimento Neto
Idarilho Gonçalves Nascimento Neto
Presidente do Conselho de Óleo e Gás da ABIMAQ e diretor de Relações Institucionais da Tenaris
Idarilho Gonçalves Nascimento Neto ingressou na empresa em 2001 e ocupou diferentes cargos na área comercial, sendo responsável pelas vendas e serviços para Óleo e Gás, Mineração, Distribuidoras de Gás, Empresas de Engenharia e Infraestrutura, Saneamento e Distribuidoras. Em 2012, tornou-se Diretor Comercial Sênior até o início de 2020. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor de Relações Institucionais da Tenaris no Brasil. Graduado em 1999 em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (USP), Idarilho possui pós-graduação em Engenharia de Petróleo com ênfase em Construção de Poços pelo IBP. Com especialização em Gestão de Petróleo e Gás pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Administração pela Universidade de Irvine, Califórnia. Idarilho possui vasta experiência nos setores de infraestrutura e dutos, upstream, midstream e downstream. Em 2017 foi nomeado Presidente do Conselho de Petróleo e Gás da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), atualmente é também Diretor Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Tubos e Acessórios Metálicos (ABITAM), Diretor Estadual do CIESP/SP e foi chair da Rio Pipeline Conference 2021 e 2023.
Presidente do Conselho de Óleo e Gás da ABIMAQ e diretor de Relações Institucionais da Tenaris
-
José Eduardo Frascá Poyares Jardim
José Eduardo Frascá Poyares Jardim
Presidente do Instituto de Engenharia
Engenheiro Civil, pela Escola Politécnica da USP, e associado ao Instituto de Engenharia desde 1961, é membro do Conselho Consultivo e responsável pela Divisão de Óleo, Gás, Biocombustíveis, Mineração e Dutos. Diretor no DECONCIC / FIESP – Departamento da Indústria da Construção e Mineração (representante do Instituto de Engenharia no DECONCIC – FIESP). Desenvolveu atividades na Construção Civil – estradas, terraplenagem, pavimentação, obras de concreto armado e protendido, barragem, construção e manutenção de dutos para petróleo, gás e biocombustíveis. Perfuração Direcional Dirigida para instalação de dutos para óleo, gás, água, esgoto e energia elétrica, com ênfase para obras offshore de aproximação de praia. Exploração de petróleo e gás, incluindo perfuração e manutenção de poços de petróleo. Foi sócio-fundador da empresa Intech Engenharia Ltda., exercendo as funções de diretor-superintendente e presidente da empresa (1998–2017); foi sócio-fundador da empresa Cluster de Bioenergia S.A., da qual é atualmente presidente do Conselho de Administração, e sócio-fundador da empresa Starfish Oil & Gas S.A., da qual foi diretor e presidente do Conselho de Administração (1998 – 2010). Foi acionista e membro do Conselho de Administração da empresa Imobel Participações Societárias S.A., com atividades em empreendimentos imobiliários. Na Azevedo & Travassos S.A. exerceu diversas atividades, desde abril de 1966 até maio de 1996, entre elas diretor, vice-presidente da Diretoria e vice-presidente do Conselho de Administração. Exerceu atividades na empresa Azevedo & Travassos Petróleo S.A., desde sua fundação em dezembro de 1982, da qual foi diretor-superintendente até julho de 1996. A empresa foi a primeira companhia privada brasileira a executar prospecção de petróleo em Contratos de Risco no Brasil. Foi diretor-presidente da Associação Brasileira dos Perfuradores de Petróleo (ABRAPET), de maio de 1989 até dezembro de 2018; presidente da Society of Petroleum Engineers (SPE) – Seção Brasil, por duas gestões, vice-presidente da ABDIB (1995-2015) e sócio da ABEMI, entre outras associações.
Presidente do Instituto de Engenharia
-
Marisa Maia de Barros
Marisa Maia de Barros
Subsecretária de Energia e Mineração na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo
Marisa é doutora em Planejamento pelo PPE/COPPE/UFRJ e Engenheira Química pela UERJ; Ela é subsecretária de Energia e Mineração na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo. Membro do Conselho de Administração da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).
Subsecretária de Energia e Mineração na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo
-
Marta Lahtermaher
Marta Lahtermaher
Coordenadora-técnica da ONIP
Economista, com MBA em Gestão e experiência sólida no desenvolvimento de projetos institucionais, especialmente voltados à promoção do setor de infraestrutura e à articulação entre empresas, governo e entidades de classe. Atualmente atua no setor de óleo e gás, com foco em iniciativas que fortalecem a cadeia produtiva e ampliam a interlocução com instituições nacionais e internacionais.
Coordenadora-técnica da ONIP
-
Ronaldo M. L. Martins
Ronaldo M. L. Martins
Sócio-diretor da ENSOTEC
É sócio-fundador da consultoria ENSOTEC, é Engenheiro Mecânico e de Automóveis (graduado no IME em 1981) e Mestre em Engenharia Submarina (pós-graduado na UFRJ em 1997), com mais de 35 anos de experiência na indústria de óleo e gás (O&G), sendo 26 deles na área de suprimentos da Petrobras, onde exerceu os cargos de engenheiro de projetos de desenvolvimento tecnológico e seus respectivos fornecedores, de gerente setorial de desenvolvimento de fornecedores, de gerente de relacionamento com o mercado e de gerente de desenvolvimento de mercado fornecedor. Teve participação direta em dezenas de projetos diretamente relacionados com as operações da indústria de O&G, foi agraciado com o Prêmio Inventor da Petrobras, além de ter gerenciado projetos da Petrobras de energias renováveis. Organizou em 2013, 2014 e 2015 seminários em Houston-TX voltados para fornecedores norte-americanos, interessados na indústria de O&G brasileira, promovendo reuniões (em modelo B2B) com potenciais fornecedores da cadeia produtiva, visando a sua atração para o mercado brasileiro, as quais resultaram no estabelecimento no Brasil de algumas indústrias estrangeiras ou a formação de parcerias fabris com empresas brasileiras. Ronaldo Martins integrou a pequena equipe “Global Speakers” da Petrobras, tendo coordenado missões e ministrado palestras em diversos países, como Dinamarca, Noruega, Alemanha, Rússia, Canadá, Espanha, Ucrânia, Reino Unido, entre outros. Desde que se aposentou na Petrobras (2015) vem prestando consultoria técnica para empresas da cadeia de suprimentos de O&G e para entidades que tratam de assuntos nas áreas de O&G e energia, tais como: ONIP, IBP, AHK, APEX-BRASIL, SEBRAE-RJ, Consulados do Canadá, da Áustria e do Reino Unido. Sua empresa, a ENSOTEC, prestou consultoria para a APEX-Brasil (de 2018 a 2023), onde integrou a equipe do programa BPP (Brazilian Petroleum Partnership) que visava atrair investimentos para o Brasil nas áreas de O&G (upstream e downstream) e sua respectiva cadeia de suprimentos (através de parcerias com empresas locais ou abertura de subsidiárias). A ENSOTEC elabora estratégias para empresas brasileiras acessarem mercados estrangeiros de O&G, assim como ajuda empresas estrangeiras na sua chegada ao mercado brasileiro de O&G.
Sócio-diretor da ENSOTEC
-
Wagner Granja Victer
Wagner Granja Victer
Gerente-executivo de Programas Estruturantes da Petrobras
Nasceu no Rio de Janeiro. É Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharel em Administração de Empresas, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem curso de Pós-Graduação em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e Especialização em Gerência de Projetos ( PIAM) pela Harvard University. Trabalhou como Engenheiro e em cargos gerenciais em diversas empresas como: Grupo Gerdau, Light e Petrobras (onde é funcionário de carreira admitido como Engenheiro de Equipamentos por concurso público em 1987 e está atualmente classificado como Engenheiro Master). Foi Secretário de Estado de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Rio de Janeiro durante 8 anos e Presidente da Nova CEDAE por 8 anos, foi Presidente da FAETEC, e também foi Secretário de Estado de Educação. No período de 2019 a 2023 foi o Diretor Geral da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). A partir de Junho de 2023 atua como Consultor da Presidencia da Petrobras. Foi Membro do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e Conselheiro de diversas entidades de classe da engenharia como Clube de Engenharia (onde ainda está como Conselheiro Vitalício) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RJ). Foi também membro do Conselho de Administração da CIA Docas e Vice Presidente do Conselho de Administração da CEDAE, da CODIN e da AGERIO (antiga INVEST RIO) e de diversas outras Empresas Públicas e privadas. Atuou como Professor em Cursos de Pós-Graduação em Energia e Meio Ambiente em instituições de ensino como Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), COPPE e em graduação nos cursos de Engenharia da Universidade Estácio de Sá. É, há mais de 10 anos, Conselheiro de Administração “Certificado” pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Atualmente é Membro Titular da Academia Nacional de Engenharia e da Academia Nacional de Economia e Colunista Permanente da Revista Brasil Energia, e da Rádio Nova Brasil FM com a Coluna “Rio Soluções e Sustentabilidade”. Recebeu diversos reconhecimentos públicos tais como “Personalidade do Ano no Gás”, em 2006, pela ABEGAS, “Personalidade Mundial do GNV”, em 2008, pelo Instituto Mundial do GNV (IAGNV), “Prêmio Responsabilidade Social” de 2011 pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE-RJ) e “Personalidade do Ano da Engenharia de Custos” do ano de 2012 pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC), “Mérito Nacional da Engenharia” de 2012 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). Escolhido “Administrador do Ano”, em 2014, pelo Conselho Regional de Administração – CRA, e “Administrador Público do Ano no Brasil”, em 2015, pelo CEBRASSE. É também, Autor e Coautor de diversos livros como “Cartas a Um Jovem Engenheiro” e “A Construção e Destruição do Setor Elétrico Brasileiro”, “Ética um Caminho sem Volta” e “Os Desafios do Ensino Médio”.
Gerente-executivo de Programas Estruturantes da Petrobras
Detalhes do evento
Contexto: Engenharia básica nacional na reposição de reservas nas novas fronteiras de E&P – Margem Equatorial e Bacia de
Detalhes do evento
Contexto:
Engenharia básica nacional na reposição de reservas nas novas fronteiras de E&P – Margem Equatorial e Bacia de Pelotas.
Abordagem:
A Margem Equatorial e a Bacia de Pelotas representam grandes oportunidades de expansão energética e econômica para o Brasil. O fortalecimento da engenharia básica nacional é um elemento-chave para garantir que esses projetos sejam sustentáveis, eficientes e geradores de valor local.
Programação:
13h30 – Credenciamento & Welcome Coffee
14h30 – Composição da mesa
José Eduardo Frascá Poyares Jardim – Presidente do Instituto de Engenharia
Wagner Victer – Gerente-executivo de Programas Estruturantes da Petrobras
Henrique Aragão – Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia
Marisa Maia de Barros – Subsecretária de Energia e Mineração na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo
Idarilho do Nascimento – Presidente do Conselho Óleo e Gás da ABIMAQ e diretor de Relações Institucionais da Tenaris
Ronaldo Martins – Sócio-diretor da ENSOTEC
Cynthia Silveira – Diretora-geral da ONIP
Thiago Camargo – Diretor de Projetos de Investimentos da InvestSP
Apresentações
15h – As novas fronteiras de E&P
Palestrante: Wagner Victer – Gerente-executivo de Programas Estruturantes da Petrobras
15h30 – Engenharia como suporte indispensável para o desenvolvimento
Palestrante: Henrique de Aragão – Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia
16h – A importância da Engenharia nacional para o setor de máquinas e equipamentos industriais
Palestrante: Idarilho do Nascimento – Presidente do Conselho de Óleo e Gás
da ABIMAQ e diretor de Relações Institucionais da Tenaris
16h30 – Oportunidades de investimentos na indústria de O&G brasileira
Palestrantes: Marta Lahtermaher – Coordenadora-técnica da ONIP
Ronaldo Martins – Sócio-diretor ENSOTEC
17h15 – Endereçando desafios do pré-sal da Bacia de Santos
Palestrante: Claudio Makarovsky – Consultor de projetos de O&G InvestSP
17h30 – Mesa Redonda Q&A
18h – Coquetel de encerramento e Networking
Realização:
Patrocínio:
Apoio Institucional:
Apoio à formação:
Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.
Media error: Format(s) not supported or source(s) not found
Fazer download do arquivo: https://www.institutodeengenharia.org.br/site/wp-content/uploads/2021/03/WhatsApp-Video-2020-08-10-at-12.02.02-1.mp4?_=25
Hora
(Terça-feira) 14:00 - 19:30
Localização
Evento Híbrido - Presencial: Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana, SP | On-line: Youtube do IE