outubro, 2025

2025ter28out19:0020:3033º Encontro Aberto - Amazônia, Clima e Economia19:00 - 20:30 Evento on-line Organizador: GT Bioeconomia Nacional Tipo de evento:Agenda,Amazônia e Bioeconomia,Encontros,Geral

Inscreva-se nesse evento!

Faça parte desse evento

Clique no botão abaixo para confirmar a sua presença

Inscreva-se

OpenAinda há vagas

Clique na foto e veja o currículo

  • George Paulus Dias - Mediação

    George Paulus Dias - Mediação

    Coordenador do GT de Bioeconomia Nacional

    Iniciou sua carreira na Engenharia como consultor nas áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos e de Gerenciamento de Empreendimentos. Atua como empresário na área de Inteligência Artificial e de Software. Empreende o sistema aprendizado com jogos de empresas salaVIVA.com.br e o software de gerenciamento de projetos GP3.com.br. Técnico em Eletrônica pelo Liceu de Artes e Ofícios e engenheiro de Produção pela POLI‑USP. Certified in Production and Inventory Management (CPIM) pela APICS - Association for Operations Management. Paralelamente à carreira de empreendedor, acumula 20 anos de experiência como docente em cursos de graduação e pós-graduação. Pelo Instituto de Engenharia atua como vice-coordenador da DT de Inovação para Economia do Conhecimento e Educação e coordenador do GT de Bioeconomia Nacional.

    Coordenador do GT de Bioeconomia Nacional

  • Larissa Fé - Mediadora

    Larissa Fé - Mediadora

    Analista - GT Bioeconomia Nacional

    Engenheira Civil pela Universidade Federal de Goiás - UFG e Técnica em Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA. Durante a graduação foi Coordenadora Geral do Diretório Central dos Estudantes da UFG por dois mandatos. Atua como voluntária na área de Moradia e Habitat da ONG TETO Brasil. É, também, voluntária na ONG Engenheiros Sem Fronteiras Brasil. Atualmente, atua como Analista no GT Bioeconomia Nacional do Instituto de Engenharia, coordenando o projeto Expedição Amazônia, e é uma das coordenadoras voluntárias do projeto Geração ECO - Ecologia + Economia.

    Analista - GT Bioeconomia Nacional

  • Marcello Brito

    Marcello Brito

    Secretário-executivo do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal

    Marcello Brito é formado em Engenharia de Alimentos com MBA em Comércio Internacional pela FIA/USP, mestrado em Administração, Ciência e Gestão de Comércio Internacional pelo IAE-Instituto de Administração e Economia, Grenoble - França. Enviado Especial COP30 para os estados subnacionais da Amazônia, secretário executivo do Consórcio dos Estados da Amazônia Legal, professor associado e diretor acadêmico da FDC-Agroambiental da FDC-Fundação Dom Cabral. Membro do conselho da Conservation International (Brasil), Fórum Mundial de Bioeconomia, Tropical Forest Alliance, IPAM-Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazonia e em empresas privadas. Ex-presidente da ABAG - Associação Brasileira do Agronegócio, da ABRAPALMA – Associação Brasileira dos Produtores de Óleo de Palma e co-facilitador da Coalizão Brasil Clima, Floresta e Agricultura. Um dos autores do livro Inquietações de um Brasil Contemporâneo.

    Secretário-executivo do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal

Detalhes do evento

Tema:

Importância da Amazônia e COP 30 para o futuro econômico do Brasil.

Abordagem: 

O Instituto de Engenharia, por meio do GT Bioeconomia Nacional, convida para mais uma edição da série Encontros Abertos 2025, com a participação de Marcello Brito, especialista em bioeconomia, liderança do setor agroindustrial e coordenador da Força-Tarefa da Amazônia da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN Brasil).

A palestra abordará a centralidade da Amazônia e da COP30, que será realizada em Belém, no reposicionamento estratégico do Brasil no cenário global. Serão discutidas as oportunidades econômicas associadas à valorização dos ativos socioambientais da floresta, os caminhos para uma economia de baixo carbono e o papel da bioeconomia na redefinição do desenvolvimento nacional.

Público-alvo:

Profissionais de Engenharia, professores e estudantes.

Realização:

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

Hora

(Terça-feira) 19:00 - 20:30

Localização

Evento on-line

Organizador

GT Bioeconomia Nacional

X
X
X
X
X