CONHEÇA OS CANDIDATOS PARA RENOVAÇÃO DE 15 MEMBROS DO CONSELHO DELIBERATIVO
AS ELEIÇÕES ACONTECEM NO PERÍODO DE 14 A 21 DE MARÇO

Candidatos

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Douglas Couto

Engenheiro Civil (2009), pela Escola de Engenharia de Piracicaba;, e Mestre em Engenharia de Estruturas e Geotécnica, pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2018). Atua na área de Projeto de Estruturas de Concreto, Patologia das Construções, Tecnologia do Concreto Estrutural, Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto, há mais de 15 anos. Participou de diversos projetos no Brasil e América do Sul. Na área Institucional é vice-coordenador da Divisão Técnica de Estruturas do Instituto de Engenharia; sócio/conselheiro e assessor de Marketing do Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON. Membro do comitê editorial da Revista Engenharia, publicada pelo Instituto de Engenharia, membro do comitê revisor dos periódicos Revista Alconpat, ACI Structural Journal, Ibracon Structures and Materials Journal. Na área acadêmica é professor Assistente do curso de Especialização em Gestão de Projetos e Sistemas Estruturais no Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE-EPUSP), na disciplina Patologia, Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto, e professor de pós-graduação convidado do Instituto IDD na disciplina Análise e Modelagem de Estruturas de Concreto. Na área profissional é sócio-diretor e superintendente de Projetos da PhD Engenharia em São Paulo, SP, atuando principalmente nas áreas de Projeto de Estruturas de Edificações e OAEs, modelagem numérica de estruturas, consultoria estrutural e avaliação técnica de projetos. Em 2021, recebeu o primeiro lugar no prêmio ACI Excellence in Concrete Construction Awards, na categoria High-rise (projeto de edifícios acima de quinze pavimentos), pela participação no projeto Leopoldo 1201, conferido pelo American Concrete Institute, nos Estados Unidos.

Fernando Jose de Campos Marsiglia

Engenheiro Civil, pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Mogi das Cruzes (1975); Administração - Especialização – Fundação Álvares Penteado (1980); Sistemas Administrativos para Empresa de Construção Civil – Escola Politécnica da USP (1981); Administração de Empresas – Fundação Universidade Estadual de Londrina (parcial), e MBA Executivo em Gestão de Projeto –UNIP - 2012/2013-Parcial Outros cursos: Tecnologia de Concreto - Centro Tecnológico da construção - Falcão Bauer - SP; Pré-moldados de Concreto - Instituto Brasileiro de Concreto; Avaliação de pavimentos e Projetos de Reforço - Ass. Brasileira de Pavimentação; Aavaliação e Perícias de Engenharia - Inst. Brasileiro de Aval e Perícias de Engenharia. Construções Industriais, Comerciais e Públicas Com Uso de Estruturas Metálicas – Associação Brasileira da Construção Metálica; Projeto e Execução de Pavimentos Asfáltico – CADI; Excel; Tron-Orc, MS Project; Totys RM; ERPs CSI, SAN e Winmaster. Instituto de Engenharia – secretário do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional.Idiomas - Inglês - intermediário - União Cultural Brasil Estados Unidos, Fisk e particular.

Francisco A. N. Christovam

Engenheiro Civil, pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com mestrado em Engenharia Civil, pela Villanova University e especialização em administração industrial, pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Ao longo de mais de 45 anos, já exerceu vários cargos de direção em órgãos públicos e empresas privadas, tendo atuado como consultor no desenvolvimento de políticas públicas, planejamento estratégico e modelos de gestão. Atualmente, é diretor executivo (CEO) da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU, vice-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo – FETPESP e da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, bem como diretor da Confederação Nacional do Transporte – CNT.

Habib Jarrouge

Engenheiro Civil, formado pela UFPR, mestrando em Engenharia Civil, na Universidade São Judas Tadeus, e sócio do professor Roberto Kochen, na empresa GeoCompany. Associado ao Instituto de Engenharia desde 2009, tendo servido à entidade como vice-Diretor de Infraestrutura, coordenador da Divisão de Geotecnia, segundo diretor -Secretário na Diretoria Executiva, conselheiro Deliberativo e Consultivo. É também sócio da ABMS e do CBT.

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Joel Bueno Junior

Formação em Engenharia Civil, pela Faculdade de Engenharia da UMC. Amplo conhecimento em execução de reservatórios, silos e torre para antenas em concreto armado (por quatro anos) pelo sistema de Formas Deslizantes, tendo executado diversas obras por São Paulo, capital, Grande São Paulo, Interior e outros estados do Brasil. Experiência em Prestação de Serviços de Concretagem (15 anos), tendo trabalhado em São Paulo e Rio de Janeiro, como responsável Operacional, supervisor Técnico de Vendas, gerente Operacional e Regional em algumas empresas. Obras mais importantes: Túnel Norte-Sul e Sul-Norte sob o Vale do Anhangabaú; Metrô - Linha Verde, na Av. Paulista; Túnel sob o Rio Pinheiros, a partir da Av. Juscelino Kubistchek até a Av. Lineu de Paula Machado, a terceira pista, em concreto do trecho da Interligação Anchieta/Imigrantes e os primeiros quatro quilômetros da Nova Imigrantes. Experiência como gerente Regional de uma grande empresa de locação de equipamentos para a Construção Civil. Prestador de Serviços, como engenheiro Fiscal de Obras e engenheiro de Contratos Sênior (por 14 anos), junto à Fundação de Desenvolvimento da Educação (FDE), do Governo do Estado de SP e, posteriormente, junto às Gerenciadoras, fiscalizando, gerenciando as obras de reformas emergenciais, as reformas programadas, as ampliações, as adequações, a acessibilidade, as instalações hidráulicas e elétricas, as instalações de para-raios, inclusive a construção de novas escolas. Nesse período, passou junto às Gerenciadoras, pelo acompanhamento e contribuição para as certificações ISO-9000 e ISSO-14000 de algumas empresas. Atuando como assistente Técnico, em convênio com o CREA-SP, junto à Defensoria Pública de SP e do Ministério Público do Estado de SP.

José Eduardo Wanderley de Albuquerque Cavalcanti

Engenheiro Químico (1968) pela Escola de Engenharia Mauá; Administrador de Empresas pela Universidade Mackenzie (1972) com MBA em Marketing e Finanças pela Faculdade de Economia e Administração FEA-FIA da USP (2000). Em 1974 fundou a Ecopam Engenheiros e Consultores Ltda, empresa voltada para projetos de tratamento de despejos industriais. Em 1979, inaugurou a Ambiental Laboratório E Equipamentos Ltda. À época, se constituiu no primeiro laboratório privado na área ambiental no Brasil.Em 2007,fundou a AMBIENTAL DO BRASIL, atualmente Renova Ambiental Do Brasil Tratamento De Resíduos, empresa capacitada à execução de serviços de destinação de resíduos. Elaborou vários projetos na área de engenharia ambiental, sanitária e recursos hídricos abrangendo projetos de sistemas de tratamento de água, esgotos e efluentes industriais; Planos Diretores de água e esgotos, EIA/RIMA de empreendimentos petrolíferos e Gerenciameto e tratamento de resíduos sólidos industriais. Trabalha como perito judicial em assuntos relacionados a saneamento e meio ambiente no Fórum João Mendes Jr, bem como assistente de partes e perito nas Câmaras de Comércio Brasil Canadá e na Câmara da de arbitragem da Federação das Industrias de Minas Gerais. É autor do livro Manual de Tratamento de Águas Resíduárias Industriais publicado pela CETESB, em 1979, e reeditado em 1994 e 1999. É, também, autor do livro Manual de Tratamento de Efluentes Industriais, atualmente, na 3º Edição (2009, 2012 e 2016). É conselheiro do Conselho Municipal de Mudanças Climáticas e do Comitê Municipal de Segurança Hídrica e Gestão das Águas da Prefeitura do Município de São Paulo. Membro do Conselho Deliberativo e coordenador da Divisão de Engenharia Sanitária do Instituto de Engenharia .

José Félix Drigo

Graduado em Engenharia Civil; Direito e Oficial da PMESP, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho; Direito Militar; Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública;Segurança contra Incêndio Mestre em Habitação – Planejamento e Tecnologia, Doutor em Estratégias de Segurança Pública. Atuou na Policia Militar, Prefeitura de SP, UNICID, Acácia Construtora e Incorporadora, Hospital Cruz Azul e Instituto de Engenharia.

José Jaime Sznelwar

Engenheiro de Minas e mestre em Engenharia Mineral, pela Escola Politécnica da USP. Presidente em Exercício da Organização Mineronegócio. No Instituto de Engenharia é coordenador da Divisão Técnica de Indústria de Petróleo, Gás, Bioenergia, Mineração e Dutovias. Foi subsecretário de Mineração do Estado de São Paulo; ex-superintendente da Produção Mineral da ANM (Agência Nacional de Mineração) Empresas setor privado: S.A Mineração de Amianto (Grupo Saint Gobain e Eternit; Serrana S.A. de Mineração (Grupo Bunge); Jari Celulose (Grupo Caemi); Elektro S.A e Serviços (Grupo Enron) e Light Serviços de Eletricidade (Grupo EDF).

José Manoel de Aguirre Neto (Juca)

Diretor e responsável Técnico da Conster LTDA (1982 a 1994); assessor Técnico da Secretaria Estadual dos Transportes (1995); diretor de operações da Dersa (1996); assessor Técnico da Secretaria Estadual dos Transportes (1997 a 2023). Atualmente, é assessor Técnico da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo. Professor assistente da cadeira de transportes I – Construção de Estradas (FAAP - 1983 a 1995); professor assistente da cadeira de transportes – Estradas (Mackenzie – 1985 a 1987); professor adjunto da cadeira de engenharia de tráfego – Arquitetura (FAAP – 1993 a 1995). Atuou nos programas de implantação de estradas vicinais e conservação rodoviária de rodovias estaduais, e participou da elaboração inicial do programa de concessões rodoviárias.

José Roberto Bernasconi

Engenheiro Civil, 1965, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - CREA: 0600188220; Advogado pela Faculdade de Direito pela UNIP - Universidade Paulista, 2005, OAB-SP: 248516 Professor na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, no Departamento de Estruturas e Fundações, 1970 a 1975, das Disciplinas Construções de Concreto e, posteriormente, Pontes e Grandes Estruturas; presidente da Maubertec Tecnologia em Engenharia, empresa de consultoria, projetos e gerenciamento, que atua em diversos setores da infraestrutura. Presidente do Instituto de Engenharia, nas gestões 1985-1987 e 1987-1989; conselheiro Vitalício do Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia; presidente Nacional do SINAENCO, nas gestões de 2006 a 2009; presidente do SINAENCO – Regional São Paulo, nas gestões de 2010 a 2013; presidente Nacional do SINAENCO de 2014 a 2017. É, também, membro do Conselho Superior de Infraestrutura – COINFRA, da FIESP e diretor – Plenário do CIESP – Centro das Indústrias do estado de São Paulo Dentre as várias homenagens recebidas, destaca-se a outorga do título de Eminente Engenheiro do Ano de 2010, pelo Instituto de Engenharia, dezembro de 2010.

Luiz Fernando Portella

Formado em 1975, em Engenharia Mecânica, pela Faculdade de Engenharia Industrial, (Universidade Católica -SP), com especializações em: Análise de Sistemas Computacionais (Datamec), Administração de Empresas & Finanças (FGV) e Marketing Industrial / Estratégico (MAUÁ/STANFORD-GE Camp). Atuou com o C-Level nas empresas: Exxon, Alfa-Laval (SUECIA), General Eletric, RATP/Tecnologia ( França), Clever Devices (EUA) e Calypso Networks Association (BELGICA/FRANÇA ). Em 1982 fundou a NBO Participações & Serviços, que mantém contratos com empresas multinacionais na área de Tecnologia em Transportes/Logística e concessões de arenas e entretenimento, além de investimentos em startups. Hoje, atua como conselheiro consultivo na Calypso Networks Association (França) e na Clever Devices (EUA). Desde 1973 atua em grandes obras de infraestrutura, passando por atividades industriais no desenvolvimento de equipamentos para todo seguimento da indústria de base e industrial. Atuou fortemente no desenvolvimento de negócios na área de infraestrutura e transportes/logística, na qual atua até hoje transferindo tecnologia em ITS (Intelligent Transportation Systems) e Meios de Pagamentos dedicados ao transporte e logística. Sua atuação internacional teve inicio em 1979, na Suécia, onde residiu trabalhando e continua atuando até hoje na área de Mobilidade na Europa, EUA e América Latina. É membro da UITP (International Association of Public Transportation), onde coordena dois GT’s ( MaaS & Tiketing), é conselheiro Consultivo da CNA (Calypso Networks Associacion) para América Latina, também como conselheiro Consultivo na empresa Americana Clever Devices e está conselheiro Deliberativo do Instituto de Engenharia, desde 1990. Como associado ao IE, há mais de 38 anos, participou da criação da Divisão Técnica de Marketing na Engenharia, promoveu o “Programa Nacional de Qualidade & Produtividade”, o caderno “Governança Metropolitana” e, por último, criou o programa de “Mentoria a Serviço da Engenharia”, que está em andamento. Neste momento é presidente da Fundação Rotaria do Clube de Atibaia, gestão 23/24. Como Mentor tem a oportunidade de mentorar vários jovens e seniores, no Brasil e no exterior, e com isso pode “usar” sua maturidade para transferir conhecimento e despertar em cada um o seu próprio potencial, além de motivar seu próprio desenvolvimento e, principalmente, defender a qualidade da Engenharia Brasileira. No programa de Mentoria do Instituto de Engenharia, coordena uma equipe de seis Mentores formados na Escola de Mentores.

Marcelo Rozenberg

Engenheiro Civil (Poli-USP), pós-graduação e mestrado na área de Estruturas da Politécnica e cursos informativos em construção. Curso de especialização em Administração de Empresas (FGV). Recebeu bolsas de viagem de aperfeiçoamento da Confederation of British Industries (via The British Council), do Rotary Internacional e de estudos, da Fapesp. Fundador e diretor da GTP - Grupo Técnico de Projetos SS Ltda, sendo autor de mais de dois mil projetos estruturais para edifícios de portes diversos, totalizando mais de 8.500.000 m² de área construída, além de mais de 100 pontes e outras obras de arte e de diversos sistemas de saneamento básico. Atua como especialista em projetos de pré-fabricação de estruturas. Responsável pela implantação na Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo do sistema de computação para controle de informações e gerenciamento de empreendimentos e obras. Representa o IE no comitê de projetos do Qualihab, desde 1998, e ocupou o cargo de vice--presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia. Desde 2009, se dedica à criação do Sistema de Certificação e Acreditação de Engenheiros.

Marcos Monteiro

Engenheiro Civil, pela Universidade Mackenzie (1988), pós-graduado em Docência no Ensino Superior na Universidade de São Caetano do Sul – (USCS); pós-graduado em Engenharia de Estruturas, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP -1992); MBA pela Escola de Administração Mauá (1999). Professor de Estruturas de Concreto Armado e da Pós-graduação em Gerenciamento de Canteiros, da Escola de Engenharia Mauá, e do curso de Pós-Graduação em Estruturas de Concreto Armado do Mackenzie. Foi presidente Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE – Biênio 2008-2010) e atual conselheiro. Colaborador na elaboração de diversas normas da área de Estruturas. Colunista do portal Buildin; conselheiro do CONSIC/FIESP 2008/2010; presidente da São Paulo Obras – SPObras 2021/2022, e atual secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras da Cidade de São Paulo (2021 até o presente momento).

Maurilio Luiz Vieira Bergamin

Engenheiro Químico (1978), pela Universidade Mackenzie. 1976 - Cetesb operação branca; 1978 - Squibb - pesquisa e desenvolvimento de penicilina; 1980 - Bergamini-purificação de metais preciosos; 1982- Hexter do Brasil-desenvolvimento de cosméticos para tratamento específico; 1985 - Quimber do Brasil-importação de matéria prima para indústria química; 1990 - Cheques cardápio-diretor de filiais; 1995 – Sodexo diretor de produtos; 2000 - Responsável pelo desenvolvimento e implantação de tintas técnicas para uma grande empresa - Maurilio Bergamini.

Odecio Braga

Sua primeira experiência profissional foi na Light – Serviços de Eletricidade SA. Trabalhou na CMSP-Metrô, exercendo as atividades na área de Manutenção (Gestão da Norma ISO – 9001/2000) e, também, na área de Expansão/melhoria, nos sistemas/equipamentos das linhas existentes; na gestão da implantação dos empreendimentos associados (Shopping Center, terminais rodoviários, boulevard e estacionamentos). Atuou na área de Recursos Humanos (1999); nos serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmet), na área de Suprimentos (1987) na CMSP- Metrô, no controle da Qualidade na fabricação de (47) metrô-carros da linha 3 – Vermelha (Leste/Oeste). Engenheiro Eletricista – modalidade Eletrotécnica, e com pós-graduação em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho; na E.E.U.Mack; conta com diversos cursos de aperfeiçoamento profissional, incluindo a participação em eventos técnicos em várias instituições e gestão na implantação da NR–10. Membro do Conselho Deliberativo da AEAMESP (2020/2023; representa o Instituto de Engenharia como Conselheiro no CREA-SP (2022/2025). Nas Divisões Técnicas do Instituto de Engenharia atuou como vice-coordenador da Divisão de Engenharia de Segurança do Trabalho, (1999/2000) e da Divisão de Engenharia Elétrica (2004/2005), além disso foi diretor financeiro da mesma instituição (2007/2017). Foi membro do Conselho Fiscal da AEAMASP (2001/2008), do conselho da APAEST e, atualmente, é diretor de Relações Internas da ABEE-SP. Trabalhou como engenheiro de Segurança do Trabalho (2016/2017), na gerência de Manutenção da CMSP-METRÔ. E, por fim, atuou como representante da Cia. (PREPOSTO) nos FÓRUNS da Capital – SP.

Osiris Monteiro Blanco

Formado há 56 anos como engenheiro Agrimensor, pela atual Faculdade de Engenharia Civil de Araraquara; 52 anos de formado em Economia - Bacharel em Ciências Econômicas e Administrativas pela FMU, 62 anos de formado em Agrimensura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Cursos e Estágios complementares: Administração e Planejamento Econômico e Financeiro de Projetos; formação de Custos e Preços em Serviços de Engenharia; planejamento Econômico e Financeiro Empresarial e Institucional; técnicas de Marketing e de Comercialização de Serviços de Engenharia; participação em mais de trinta seminários e congressos sobre manejo e desenvolvimento sustentado para implantação de polos industriais e de áreas agrícolas; planejamento urbano e defesa do meio ambiente; planejamento e monitoramento da poluição do ar - água - solo por agentes orgânicos e inorgânicos; Marco Legal do Saneamento Básico. CERCHAR - Centre D’Etudes et Recherches des Charbonnages de France. EDF - Eletricité de France; IRCHA - Institut National de Recherche Chimique Appliquée; OMS - Organização Mundial da Saúde; OPS - Organização Panamericana da Saúde, CETESB - Cia. De Tecnologia de Saneamento Ambiental. Participação em Projetos de maior relevância: DAEE Retificação e Despoluição do Rio Tietê - Primeira etapa; PMSP Participação consorciada para o Gerenciamento do PAS 9 e PAS 10 (Plano de Assistência a Saúde) da Prefeitura Municipal de São Paulo – SP; Metrô- SP Trecho Sete da Linha Norte-Sul do Metrô de São Paulo; COSIPA Aciaria, Fundição, Preparação de Lingoteira, Fábrica de Oxigênio; COSIPA Píer de Atracação e controle da dragagem do canal que liga Piassagüera a Santos da Usina José Bonifácio em Piassagüera; SABESP Sistema Cantareira, Sistema Rio Claro e Sistema Adutor Metropolitano de São Paulo; CETESB Programas de defesa da qualidade de vida e preservação do Meio Ambiente; programa de desenvolvimento sustentado; monitoramento e controle da Poluição do Ar, do Solo e da Água no Estado de São Paulo, pela CETESB; CNEC Levantamento sócio - econômico - ecológico do Estado de Mato Grosso; CNEC Coordenação de Propostas de prestação de Serviços do Grupo de 1986/1995; CREA-SP. Implantação e Gestão da Ouvidoria do Conselho e assessor da Presidência; Instituto de Engenharia, membro do Conselho Editorial da Revista Engenharia e secretário da Divisão de Geomática.

Ricardo Kenzo Motomatsu

Graduado em Engenharia pela UNICAMP, pós-graduação em Transportes pela EPUSP, em TI pelo Mackenzie, MBA pelo IMT e diversas especializações nacionais e internacionais. Há mais de 30 anos atua nas áreas de Engenharia Consultoria, Vendas, Estratégia e Desenvolvimento de Mercado nos setores públicos e privados, junto às verticais de infraestrutura, transportes e mobilidade, saúde, cidades e tecnologia em grupos como Siemens, Motorola, Embraer e Tecnocom, entre outras. Docente da graduação e pós-graduação de Engenharia em instituições como FEI, EPUSP, IMT, FIA e Moura Lacerda. Conselheiro, consultor e mentor de iniciativas de estratégias corporativas, startups de tecnologias médicas humanas e animais e hub de tecnologia digital. Há +20 anos colabora e atua a atividades e ações do Instituto de Engenharia em Divisões Técnicas e seus Conselhos Deliberativo e Consultivo, sendo vice-presidente de Relações Externas por dois mandatos consecutivos.

Sergio Luiz de Azevedo Resende

Engenheiro Civil (1972), pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Instituto de Engenharia desde 2005; coordenador da Divisão Técnica de Gerenciamento de Empreendimentos do Instituto de Engenharia. Atua, há 50 anos, como gestor de obras industriais em projetos realizados junto aos seguintes clientes: USIMINAS, COSIPA, CST (Companhia Siderúrgica de Tubarão), CSA (Companhia Siderúrgica do Atlântico), Petrobras (RECAP-REPLAN, REDUC, ASFOR, RPBC, RENEST, UHTE Piratininga e RELAN), Eletronuclear- Angra 3, Prefeitura de Juiz de Fora, Estaleiro OSX, UHE Tucuruí, Fábrica de Cimento de Ijaci, Fábrica de Cimento de Apiaí, Fábrica de Cimento de Pedro Leopoldo, Alumar. Atuando como engenheiro e gerente nas áreas de Engenharia Procurement e Construção, Planejamento Medição e Custos, em empresas de grande porte, tais como, Tenenge, Enesa, CNO, Camargo Corrêa, ICEC, Tratex.

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Vicente Abate

Engenheiro Metalurgista, formado pela Escola de Engenharia Mauá; Pós-graduado em Tratamento Termomecânico de Metais, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; MBA em Marketing, pela FGV-SP e Babson College-EUA; PDE (Programa de Desenvolvimento de Executivos), pela Fundação Dom Cabral; Consultor das empresas Greenbrier Maxion e Amsted-Maxion; Presidente da ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária; Presidente da ABENDI - Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção; Vice-presidente da ABIFA/SIFESP Associação Brasileira de Fundição/Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de São Paulo e da BRASINFRA – Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações de Classe de Infraestrutura; Diretor do IQF - Instituto de Qualidade Ferroviária e da SIMEFRE – Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários; Conselheiro da AIC - Americas International College, ANFA - Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas, ANPTrilhos - Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos, CDESS - Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, COINFRA - Conselho Superior de Infraestrutura da FIESP, CONSIC - Conselho Superior da Indústria da Construção da FIESP, Instituto, Instituto de Engenharia, Instituto BESC de Humanidades e Economia, e da SAE BRASIL - Sociedade de Engenheiros da Mobilidade; Membro do Comitê de Infraestrutura e Logística da RGB - Rede Governança Brasil, Fórum Nacional da Indústria da CNI, CB 6 da ABNT/SIMEFRE; Coordenador da DT de Ferrovias do IE. Em dezembro de 2021, foi agraciado pelo Ministério da Infraestrutura com sua maior honraria, a Medalha Mérito Mauá.
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