Conheça os candidatos para renovação dos membros que ocupam os seguintes cargos dos órgãos dirigentes do Instituto de Engenharia:
Presidente do Instituto de Engenharia; Vice-presidente de Administração e Finanças; Vice-presidente de Atividades Técnicas; Vice-presidente de Relações Externas e Vice-presidente de Assuntos Internos
Primeiro diretor-secretário; Segundo diretor-secretário; Primeiro diretor-financeiro; Segundo diretor-financeiro; 15 (quinze) conselheiros do Conselho Deliberativo; três conselheiros do Conselho Fiscal e três suplentes do Conselho Fiscal
As Eleições Gerais acontecem no período de 20 a 27 de março

Conheça os cargos e seus candidatos (as)

Presidente

José Eduardo Frasca Poyares Jardim

Engenheiro Civil, pela Escola Politécnica da USP, e associado ao Instituto de Engenharia desde 1961, sendo atualmente Membro do Conselho Consultivo e responsável pela Divisão de Óleo, Gás, Biocombustíveis, Mineração e Dutos. Diretor no DECONCIC / FIESP – Departamento da Indústria da Construção e Mineração (representante do Instituto de Engenharia no DECONCIC - FIESP). Desenvolveu atividades na Construção Civil – estradas, terraplenagem, pavimentação, obras de concreto armado e protendido, barragem, construção e manutenção de dutos para petróleo, gás e biocombustíveis. Perfuração Direcional Dirigida para instalação de dutos para óleo, gás, água, esgoto e energia elétrica, com ênfase para obras offshore de aproximação de praia. Exploração de petróleo e gás, incluindo perfuração e manutenção de poços de petróleo. Foi sócio-fundador da empresa Intech Engenharia Ltda., exercendo as funções de diretor-superintendente e presidente da empresa (1998–2017); foi sócio-fundador da empresa Cluster de Bioenergia S.A., da qual é atualmente presidente do Conselho de Administração, e sócio-fundador da empresa Starfish Oil & Gas S.A., da qual foi diretor e presidente do Conselho de Administração (1998 - 2010). Foi acionista e membro do Conselho de Administração da empresa Imobel Participações Societárias S.A., com atividades em empreendimentos imobiliários. Na Azevedo & Travassos S.A. exerceu diversas atividades, desde abril de 1966 até maio de 1996, entre elas diretor, vice-presidente da Diretoria e vice-presidente do Conselho de Administração. Exerceu atividades na empresa Azevedo & Travassos Petróleo S.A., desde sua fundação em dezembro de 1982, da qual foi diretor-superintendente até julho de 1996. A empresa foi a primeira companhia privada brasileira a executar prospecção de petróleo em Contratos de Risco no Brasil. Foi diretor-presidente da Associação Brasileira dos Perfuradores de Petróleo (ABRAPET), de maio de 1989 até dezembro de 2018; presidente da Society of Petroleum Engineers (SPE) - Seção Brasil, por duas gestões, vice-presidente da ABDIB (1995-2015) e sócio da ABEMI, entre outras associações.

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▪️ Vice-presidência de Administração e Finanças

Miriana Pereira Marques

Engenheira Civil formada há mais de 30 anos pela FEFAAP, e especialista em Avaliações e Perícias pela Universidade 9 de Julho. É responsável técnica da Marques & Marques Engenharia Avaliações e Perícias, tendo como foco principal a realização de Relatórios Técnicos de Vistoria de Vizinhança para grandes obras de infraestrutura no Estado de São Paulo – Metrô, Rodoanel, Contorno da Tamoios, Descida da Serra, entre outros. Na vida acadêmica foi professora de Maciços e Obras de Terra, Transportes e Mecânica dos Solos na FEFAAP, professora convidada nos cursos de pós-graduação de Avaliações e Perícias da FAAP e IBEC. Na área judicial atua como assistente técnico do Metrô, foi assistente técnica da DERSA e é perita na 6º Vara Cível do Fórum de Jundiaí. Na área pública foi supervisora Técnica de Planejamento Urbano na Subprefeitura do Butantã e assessora da Superintendência de Obras na Siurb, na gestão do prefeito Gilberto Kassab. No Instituto de Engenharia, é Diretora de Operação da Vice-presidência de Atividades Técnicas, membro do Conselho Consultivo e Deliberativo, membro do Grupo Mulheres e Mentoria, vice-diretora da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias. Foi vice-presidente de Atividades Técnicas, vice-presidente de Assuntos Internos diretora-secretária da Diretoria Executiva, secretária da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias e vice-coordenadora da Divisão Técnica de Gerenciamento e Empreendimento. Nos últimos anos, está a frente da Diretoria de Operações, proporcionando maior interação entre associados e divisões técnicas, organizando eventos técnicos, palestras, seminários, ajudando na captação de patrocínios/recursos, incentivando assim novos eventos técnicos no IE, que possam gerar valores para esta renomada instituição.

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▪️ Vice-presidência de Atividades Técnicas

Ivan Metran Whately

Há mais de 40 anos associado ao Instituto de Engenharia, atuou como Vice-Presidente de Atividades Técnicas na última Diretoria Executiva, tendo também atuado como 1º Secretário por quatro anos. Foi por 6 anos Diretor do Departamento de Mobilidade e Logística e atuou por cinco anos como coordenador da Divisão Técnica de Transportes Metropolitanos. Por dois períodos de quatro anos fez parte do Conselho Deliberativo, e atuou no Conselho Consultivo. Participa, ainda, do Conselho Editorial e de Pauta da Revista Engenharia. Sempre desenvolveu atividades voluntárias, e como confrade, participa das degustações da SocIEtà - grupo de associados amigos do vinho no Instituto de Engenharia. Formado em Engenharia Civil pela FAAP, em 1974; Arquitetura pela universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1967; com cursos de extensão e estágios profissionais no Brasil e na França, nas especializações de Engenharia de Tráfego e Transporte e Planejamento de Transporte. Atuou em empresas privadas e públicas. Atualmente, é consultor de Planejamento de Transporte, foi assessor da Diretoria do Metrô-SP (2013-2019), foi assessor Especial do SMT (2010-2013), foi gerente de Projetos e Obras da EMTU (2007-2013), foi superintendente do DAEE (1995-1997) e foi diretor de Projetos e diretor-presidente da CPOS (1997-2005). Foi Presidente da Comissão Pró-Centro e diretor do DTP da PMSP. Além disso, foi consultor da OEA no Uruguai; diretor de Projetos de Engenharia do FUNDUSP; dirigente da Assessoria Técnica da Secretaria dos Negócios Metropolitanos; Assessor Técnico da Secretaria de Estado dos Transportes, diretor do Departamento de Projetos da SEEBLA - Serviços de Engenharia, onde coordenou projetos em cidades brasileiras, Chile, Venezuela e Colômbia.

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▪️ Vice-presidência de Relações Externas

Lawrence Chung Koo

É Engenheiro Mecânico pelo ITA com Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e Pós doutorado em Ciência da Comunicação pela ECA/USP e Pós Doutorando em IA pela PUC/SP. Pós-graduado em Marketing pelo The Wharton School e FGV, Engenharia de Sistemas pela IBM/PUC-RJ, Conselheiro de Administração pelo IBGC entre outras formações acadêmicas e especializações.~ Na sua trajetória profissional Possui mais de 50 anos de experiência nas áreas de tecnologia, gestão, governança, semiótica e comunicação Trabalhou por 24 anos na IBM, como Engenheiro de Sistemas, Consultor, Gerente de Suporte Técnico, Executivo de Marketing /Venda e 12 anos como seu parceiro estratégico, atuou no Instituto de Engenharia como conselheiro Deliberativo e Consultivo, e, no momento é Diretor de Relações Externas trabalhando com VP Eng. Ricardo Kenzo. Foi consultor do Banco Mundial na Secretaria da Fazenda de São Paulo e atualmente é professor e coordenador de Gestão de Operações, Pesquisador de Inteligência Artificial e Novas Tecnologias da PUC/SP, divide o seu tempo entre a mentoria a ecossistema Cultura Empreendedora, Conselheiro de Administração da Ignitions Inc, grupos de pesquisa em Transformação Organizacional, Sociedade 5.0, ESG em CRA/IE , IF futuro e outros projetos disruptivos de empreendedores. Atualmente a sua principal área de interesse é atuar na estratégia das empresas/instituições em vista das novas tecnologias, inovações estruturais da sociedade, em especial, a educação em engenharia. Alguns dos cargos já exercidos; Coordenador e Professor do MBA Atlântico Internacional - Universidade Católica do Porto Portugal – Univers. Católica de Angola / PUCSP Brasil Conselheiro e mentor do Accurate Advice – Acelerador de Startup Assessor Especial da Reitoria para Planejamento Estratégico PUC/SP Pró-Reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão da PUC/SP Pró-Reitor de Educação Continuada da Universidade Bandeirantes e UNIBAN, entre outros. https://www. linkedin.com/in/lawrence-chung-koo-18618b/

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Luiz Fernando Portella

Nos últimos 15 anos atuou como conselheiro do IE (Conselhos Deliberativo e Consultivo), tendo também participado de ações das diretorias, estando totalmente atualizado com os números financeiros e decisões operacionais. É o fundador da “Central de Mentoria do IE”, que atingiu diretamente mais de 1500 pessoas em contato direto com o IE, em mais de 20 eventos. Na Divisão de Mobilidade foi responsável por vários eventos internacionais, além de ter participado do grupo que recebeu a premiação do trabalho técnico de 2020, no setor de Mobilidade. Atualmente, no Conselho Deliberativo, questionou a venda da área da sede do IE, sem que se garantisse o patrimônio daqui para frente e manutenção de valor do imóvel. Questionou também os custos do IE e as premissas lançadas no orçamento para 2022/2023. A valorização das Divisões Técnicas e a participação do associado como prioridade é mandatório tendo como principio a Missão do IE e seu propósito: "Tradição-Isenção-Inovação" Como associado do IE há 37 anos, foi um dos fundadores da Divisão de Marketing do IE, sendo coordenador por quatro gestões, trouxe para o IE o Programa Brasileiro de Produtividade e Qualidade para a gestão da época. É engenheiro Mecânico (FEI); possui especializações em Administração de Empresas (FGV), Análise de Sistemas (LTD-Datamec), Marketing Industrial ( Escola de Eng. Mauá), Advanced Marketing Planing (GE-Camp) e Governança Empresarial (FGV). Em sua carreira: C-Level nas empresas Esso Brasileira de Petróleo, Alfa-Laval (Suécia) e General Elétric (EUA). Hoje, é sócio da NBO Participações & Investimentos, Conselheiro Consultivo na Calypso Networks Association (Belgica) e Conselheiro Consultivo na Clever Devices (EUA). Coordenador União Internacional de Transportes Públicos (UITP) e membro do Conselho Deliberativo no Instituto de Engenharia, além de consultor do BID, na área de Mobilidade Urbana. “A valorização constante da Engenharia, do engenheiro , a presença efetiva do IE na sociedade e a garantia de sua perpetuidade, tem sido e sempre será minha luta".

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▪️ Vice-presidência de Assuntos Internos

Flávia Bartkevicius Cruz

Engenheira Eletricista-Eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá, possui Especialização em Engenharia Ferroviária e Metroferroviária pela mesma escola. Possui também especialização Empreendedorismo e Inovação nas Engenharias (parceria UNESP/CREA/UNIVES). Atua como consultora na parte de infraestrutura de telecom. Nos últimos anos representou o Instituto de Engenharia na colação de grau dos alunos de diversas faculdades na outorga do Prêmio Melhores Alunos. Atua no IE desde 2015 como Coordenadora da Divisão Técnica de Telecomunicações, tendo sido a responsável pela realização de três Seminários referentes à Internet das Coisas nos anos de 2016 (A Revolução das Coisas), 2017 (Indústria 4.0) e 2018 (Agricultura 4.0). Além de palestras sobre Inteligência Artificial e Eletrônica. Foi a responsável pela criação do Grupo de Mulheres do IE (COMET – Comitê para Valorização das Mulheres na Engenharia e Tecnologia), grupo que tem atraído mais associadas para o Instituto e responsável pela realização nos anos de 2019 e 2020 do evento “Passado, Presente e Futuro da Engenharia”, além da participação em Semanas de Engenharia das Escolas de Engenharia apresentando o Instituto e da participação na Jornada de Engenharia, Carreiras e Profissões com foco na atração de mais jovens e mulheres para o IE. Nos dois últimos anos, como vice-presidente de Assuntos Internos fechou acordos de parcerias com os concessionários do Beach Tennis (o day use gratuito para sócios nas sextas-feiras no período da tarde e noite) e Restaurante. (desconto para o associado no consumo); Além disso, reviveu a programação Cultural do IE através da reativação do Centro Cultural e das Sextas-Culturais que foram realizadas de março a dezembro do ano passado com um espetáculo por mês. Em parceria com a vice-presidência de Atividades Técnicas, manteve a realização das reuniões de Happy Hour, do Grupo de Mulheres e o grupo de Jovens do IE, além de ter criado o Programa IE Solidário no sentido de auxiliar no combate à fome em nosso país, mostrando assim também a responsabilidade social do Instituto.

▪️ Primeiro Diretor-Secretário

Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de Lins em 1980 e Administrador de Empresas, pela Universidade Mackenzie em 1992; Pós-graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia pela FAAP em 2002; Mestre em Habitação na área: Tecnologia das Edificações pelo IPT - 2007; Perito Judicial na região Metropolitana de São Paulo e Assistente Técnico no Sul-Sudeste, desde 1987; Membro do corpo docente dos cursos de pós-graduação em Engenharia Diagnóstica em Edificações e Perícias de Engenharia e Avaliações em convênios com entidades diversas; Palestrante e ministrador de cursos, treinamento nos temas: Engenharia Diagnóstica em Edificações; Perícias em Edificações; Inspeção e Manutenção Predial; Perícias em Revestimentos; Norma de Desempenho em edificações; Representante do Instituto de Engenharia na ABNT, na elaboração da Norma de desempenho de edificações – edição 2013; Secretário da Comissão de normas da ABNT- CB2 para revisão das normas: NBR 14037 – Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações e NBR 5674 – Manutenção das Edificações; Secretário da NBR 16.280 – versão 2014 - Reforma em edificações -‐ Sistema de gestão de reformas; Medalha Hélio de Caires: melhor trabalho de Perícias do XIV COBREAP – Salvador – BA - 2007: Perícias em Fachadas de Edificações – Pintura; Menção Honrosa em 2011, no Instituto de Engenharia de São Paulo: A Engenharia Diagnóstica como instrumento de valorização profissional e da qualidade nas edificações; Vice Presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia- 2018/2021; Atual Membro da Diretoria Executiva - 1º Diretor Secretario do Instituto de Engenharia e Diretor da J. Cabral Perícias de Engenharia e Avaliações.

▪️ Segundo Diretor-Secretário

Eny Kaori Uono Sanchez

Formada em Engenharia Civil pela FAAP, pós-gradada em Avaliação de Imóveis e possui cursos de extensão voltados para Avaliação e Perícias. Membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Engenharia de São Paulo e vice diretora de Cursos do Instituto de Engenharia de São Paulo. Atua como perita judicial em fóruns da capital e responsável técnica da empresa Uono Sanchez Engenharia, responsável pela emissão de mais de 16 mil laudos de avaliação bancária no ano de 2022.

▪️ Primeiro Diretor-Financeiro

Elcio Kazuaki Niwa

Engenheiro Civil, formado na Poli-USP (2010), com experiência em Projetos e Manutenção infraestrutura de ferroviário, hidroviário e aproveitamento de uso múltiplo de energia e água. Pós-graduado pelo PECE-USP em Infraestrutura de Via Permanente em 2014. E especializado em linhas de média e alta velocidade em programa de pós-graduação em conjunto USP e Universidade do Porto. Mestrando em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade Lusófona - Lisboa. Manutencista e Gestor Condominial/Industrial. Aplicando conhecimento em elaborações e editais para contratação desde Manutenção de Pinturas Internas e Externas ( Fachadas), Acessos em ambientes com Risco Elétrico (NR10) e em Altura (NR355) de Edificações, até serviços de manutenção ferroviária de obras de arte especiais e sistemas de super e infraestrutura para vias em lastro e em laje para ferrovias de passageiros. Associado ao CBT (Comitê Brasileiro de Túneis) e ABMS (Associação Brasileira de Mechanics dos solos). Associado à AEEFSJ desde 2013 (Associação dos Engenheiro da Estrada de Ferro), atuou como conselheiro no período de 2015-2016. Associado ao SEESP, atuou como delegado durante período de 2018 a 2021. E exerce o cargo de tesoureiro na delegacia de Jundiaí. Eleito Conselheiro para exercíco 2022/23 do Conselho Deliberativo do Instituto de Engenharia. Determinado em desenvolver o Brasil por meio sustentável nesta geração. Me honra participar das atividades do Instituto de Engenharia, como Coordenador da Divisão Técnica de Equipamentos Automotores para Serviços de Manutenção Ferroviária, Vice-Coordenador da Divisão Técnica de Tecnologia Digitais, Vice Diretor do Departamento de Desenvolvimento Infraestrutura Logistica Nacional, Vice Diretor na Diretoria Operacional, e membro do GT de Mobilidade e Logística, de Rodovias e do PAM-TL. Visão de um futuro comum com demais gerações. Possui interesse em buscar inovação em engenharia. Entusiasta da melhoria da mobilidade urbana , engajando encontros entre pessoas e da sociedade pela educação em prol de ações coletivas e registros sistemáticos e organizados. Iniciando trabalhos no comitê da ABNT de “Tecnologias de Hidrogênio” (CEE-067) como membro suplente.

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▪️ Segundo Diretor-Financeiro

Constanzio Facci Ticeu

Tecnólogo em Construção (Unesp), Graduado em Engenharia Civil (Universidade Santa Cecilia) Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (Uninove), Planejamento e Gestão da Produção - Lean Constructioin (Logical Systems), Edifício de Alta Tecnologia (Liceu e Arte e Oficio de São Paulo) e Planejamento de Empreendimentos (FGV). Vivencia em execução de obras de Saneamento Básicos junto as Prefeituras, execução de obras de infraestruturas na área de telefonia, bancárias, execução de prédios industriais, comerciais e residenciais de alto padrão. Diretor técnica da empresa “CFT BUIDING GERENCIAMENTO DE OBRAS” prestando serviços de Gerenciamento Operacional e Gerenciamento de Manutenção Predial nos seguimentos: Bancários, Aeroviários e Comerciais. Atualmente no Instituto de Engenharia, ocupa o cargo de Vice-Diretor do Departamento de Gestão e Objetivos, membro das Divisões Técnicas.

▪️ Conselho Deliberativo

Arlindo Virgílio Machado Moura

Engenheiro Mecânico (Escola de Engenharia Mauá - 1970), Empresário da área da Construção, Infraestrutura, Logística e Social de Energia Renovável, Desenvolvimento Urbano e Preservação Ambiental com o grupo Planova S.A. Foi conselheiro da Associação Brasileira de Engenharia Industrial. No Instituto de Engenharia foi do Conselho Deliberativo (2000 – 2004) e vice-presidente de Administração e Finanças (2011-2013/2019-2021). Desde 2017, é membro vitalício do Conselho Consultivo. Presidente da Comissão de Obras Públicas da CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção (2003–2014). Presidente da APEOP- Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (2001–2008) e Presidente do Conselho Deliberativo APEOP (2009/2017). Membro do Conselho Consultivo da CBIC – desde 2014. Membro efetivo do NAT – Núcleo de Altos Temas do SECOVI – desde 2010. Presidente do Esporte Clube Pinheiros (1993 – 1997). Vice-presidente e membro do Conselho Superior da ACESC (1994 – 1998). Associação dos Clubes Esportivos e Sócio-Culturais de SP. Presidente do Sindi-Clube – Sindicato dos Clubes Esportivos e Sócio-Culturais do Estado de São Paulo (1997 – 2006). Conselheiro efetivo do Esporte Clube Pinheiros, conselheiro efetivo do Sindi-Clube e Conselheiro efetivo da APEOP.

Aurea Vendramin

Engenheira civil, arquiteta e urbanista desde 1998, comanda dois escritórios, unidade 01 - Paraná e unidade 02 em São Paulo capital, coordenadora do Departamento de Controle e Automação, vice - coordenadora do Departamento de Arquitetura, Paisagismo e Com. Visual e Vice - diretora do Desenvolvimento de Tecnologia, Indústria, Energia e Telecomunicações no Instituto de Engenharia - SP, curadora do Projeto Predio Eficiente na AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Predial e Residencial, membro do Comitê Técnico Green Building Council - Brasil, membro do Comitê Técnico da ABNT CB 55 e CB 003, possui Pós Doutorado em Eficiência Energética e Energia Renovável e Doutorado em Engenharia e Ciências dos Materiais pela UFPR, atualmente também professora de pós graduação em várias universidades, como Mackenzie, Universidade Belas Artes, IPOG, UNOPAR, ISE, ITIE, UFPR, UNINOVE, SENAI PARANÁ E SENAI SP, Session chair e Conferencista: XII International Conference on Biodiversity and Sustainable Energy Development em Singapura e Conferencista: International Conference on Frontiers of Mechanical Engineering, Materials and Energy em Pequim - China.

Carlos Antonio Rossi Rosa

Engenheiro Civil formado pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1967. Iniciou sua carreira como engenheiro de obras de infraestrutura em São Paulo, Brasil e exterior, nas diversas áreas: implantação do Metrô de São Paulo, Linhas Norte-Sul, Leste-Oeste, implantação da Rodovia dos Imigrantes, usinas hidrelétricas Salto Santiago/Paraná, Tucuruvi/Pará, Porto Primavera/São Paulo, rodovias no Perú, Bolívia, Angola, hidrelétrica na Colômbia e outras. Foi diretor Operacional, Comercial e presidente de Construções e Comércio na Camargo Corrêa Infra, no período de 1982 a 2003. Foi presidente do Conselho de Administração da CCInfra, da CAVO Serviços e Meio Ambiente, do CNEC - Consórcio Nacional de Engenheiros Consultores e da CCDI - Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário, de 2003 a 2007. Foi professor assistente na Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, nas disciplinas de Resistência dos Materiais e de Planejamento das Construções. Foi conselheiro do Instituto de Engenharia de 2009 a 2018. É sócio-diretor da CHARE Incorporações e Assessoria Ltda.

Carlos Pereira de Magalhães Neto

Engenheiro Civil (Mackenzie) e sócio-remido do IE. Foi professor de Cálculo de Estruturas de Concreto – assistente – no Mackenzie e, na FAAP, titular/adjunto. Pós-graduado (Escola Superior de Guerra). Trabalhou em diversos cargos em: Escr. Arthur Luiz Pitta, Engevix, Internacio nal de Engenharia, Camargo Corrêa, Odebrecht, SKANSKA e Macken zie. Atualmente, é assessor-Técnico do Gabinete da Secretaria de Esportes do Governo Estadual. Participações em diversos projetos e obras de infraestrutura, tais como aeroportos de Cumbica, Galeão e São Luiz; Porto de Santos e São Luiz; Metrôs de SP, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador; Usinas hidro e termoelétricas de Tucuruí, Angra dos Reis, Chapecó, Belo Monte, Seropédica etc. Participações em diversos projetos industriais, tais como: Continental de Pneus (na Alemanha), Veracel, Degus-sa, Hexal, Ford, Hyundai, Unilever, Trw, Pirelli etc. Responsável técnico da obra da Arena Corinthians, como representante do clube junto à CNO.

Débora Sanches de A. Marinello

Engenheira Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e técnica em Edificações pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Pós-graduada pelo IDD/SP, sendo Especialista em “Patologia nas Obras Civis”. Pós-graduada em Gerenciamento de Operações na Construção Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Aperfeiçoamento em Avaliações de Imóveis Urbanos e Rurais e Avaliação de Aluguéis pelo Ibape-SP. Atua na área da Engenharia Diagnóstica realizando vistorias, inspeções prediais, auditorias, perícias, consultorias e auditorias técnicas de edificações para Condomínios residenciais e comerciais, Construtoras e Incorporadoras e também atua na área de Avaliações de Imóveis residenciais e comerciais. Assistente técnica junto a escritórios de advocacia, empresas de engenharia e incorporadores (avaliações, desapropriações, laudos técnicos, serviços técnicos civis). No Instituto de Engenharia, atualmente é diretora do Departamento de Engenharia de Produção e membro das Divisões Técnicas de Avaliações e Perícias e Patologia das Construções.

Edson José Machado

Engenheiro Civil, com participações profissionais em planejamento, gerenciamento, captação de negócios em empreendimentos de edificações, metrôs, hidrelétricas, rodovias, ferrovias, concessões rodoviárias, saneamento e industriais, no País e no exterior. Conselheiro da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia. Foi membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Engenharia (2009/2012) e conselheiro de Clubes Sociais. É representante do Instituto de Engenharia, junto à Fiesp na Diretoria de Infraestrutura.

Elias Silva

Engenheiro Civil, graduado pela UNIP (Universidade Paulista), com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia de Avaliação e Perícias pela Unyleya. Atualmente, integra o grupo Home Décor Engenharia e Decoração e CXS Projetos e Consultoria como engenheiro Civil e Segurança do Trabalho e especialista de Engenharia em Avaliação e Perícias. Atua nas áreas Gestão, implantação e Fiscalização nas obras de fibra óptica, gasoduto, Retrofit de fachadas em condomínios e hospitais.

Felipe Geribello Ferreira Cabral

Engenheiro Civil formado pelo Instituto Mauá de Tecnologia em 2018, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos, pela FGV, em 2020, e atualmente cursando Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Trabalhou na Geribello Engenharia Ltda., empresa de gerenciamento, fiscalização e supervisão de obras, atuando nos departamento de Planejamento e como engenheiro Fiscal em contratos da CDHU e no Departamento da Qualidade e Desenvolvimento, responsável pela criação da área de inovações. Pelo Instituto de Engenharia, foi vice-coordenador da Divisão Técnica de Engenharia Sanitária e Recursos Hídricos e Biotecnologia, entre 2019 e 2021, e coordenou os projetos das expedições Amazônia 2021, pelo Grupo de Trabalho Amazônia e Bioeconomia. Exerceu mandato de segundo Diretor-Secretário na diretoria executiva de 2021-2022.

Fernando José de Campos Marsiglia

Engenheiro Civil, pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Mogi das Cruzes (1975). Administração - especialização, pela Fundação Álvares Penteado. Sistemas Administrativos para Empresa de Construção Civil, pela Escola Politécnica da USP. Administração de Empresas, pela Fundação Universidade Estadual de Londrina (parcial). MBA Executivo em Gestão de Projeto - UNIP (2012/2013 - parcial). Tecnologia de Concreto - Centro Tecnológico da Construção - Falcão Bauer – SP. Pré- Moldados de Concreto - Instituto Brasileiro de Concretos . Avaliação de Pavimentos e Projetos de Reforço – Ass. Brasileira de Pavimentação. Avaliação e Perícias de Engenharia, pelo Inst. Brasileiro de Aval. e Perícias de Engenharia. Construções Industriais, Comerciais e Públicas com Uso de Estruturas Metálicas – Associação Brasileira da Construção Metálica. Excel; Tron-Orc, MS Project; Totys RM; ERPs CSI, SAN e Winmaster. No Instituto de Engenharia participou do Departamento de Engenharia de Mobilidade e Logística e foi coordenador da divisão de Transporte Metropolitano. Atualmente, é secretário do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional.

George Paulus Pereira Dias

Engenheiro de produção formado pela POLI-USP em 1998 e técnico em Eletrônica pelo LAO-SP em 1991. Além disso, possui mestrado em Logística (2003) e doutorado em Aprendizagem com Jogos concluído em 2014. Como empreendedor, possui relevante experiência nas áreas de educação, digitalização e gestão. É certificado em Gestão de Produção e Estoques pela ASCM: Association for Supply Chain Management. No Instituto de Engenharia, George ocupou o cargo de diretor de comunicação na gestão de 2017/18, onde coordenou o projeto de digitalização do IE. Ele também foi membro do conselho deliberativo em 2019/20 e, na gestão 2021/22, coordenou o GT Amazônia e Bioeconomia.

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Natália Linhares

Engenheira Civil. Tecnóloga em Construção Civil – Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC-SP. Pós-graduada em Patologia nas Obras Civis – IDD – Inspetora em Estruturas de Concreto pelo Instituto Brasileiro do Concreto - IBRACON. Consultora em Patologia das Construções, especialista em Patologia de Estruturas de Concreto, professora do curso de Pós-graduação em Patologia das Construções pelo IPOS. Engenheira do Futuro 2020 pelo Instituto de Engenharia. Membro da Divisão Técnica de Engenharia Diagnóstica do Instituto de Engenharia. Coautora do Livro Manual de Engenharia Diagnóstica 2ª Edição.

Rafael Timerman

Engenheiro Civil, graduado em 2008 pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sócio-Diretor da ENGETI CONSULTORIA E ENGENHARIA S/S Ltda., empresa de consultoria e projetos estruturais. Coordenador de diversos projetos de reabilitação, reforço e alargamento de estruturas de OAEs, com intervenções em mais de 500.000,00m² de tabuleiro, dentre estes o projeto e supervisão das obras de recuperação e troca de cabos da Ponte Pênsil de São Vicente. Diretor de eventos do IBRACON – gestão 2019-2022. Coordenador da Divisão Técnica de Estrutura do Instituto de Engenharia desde Maio/2019. Membro do IABSE (International Association for Bridge and Structural Engineering), IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto), ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas – Grupo Brasileiro do IABSE), ABCIC (Associação Brasileira de Construção Industrializada de Concreto), ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), ACI (American Concrete Institute) e ALCONPAT Brasil (Associação Brasileira de Patologia das Construções) Membro do comitê 364 para Reabilitação de Estruturas de Concreto do ACI. Professor de cursos de pós-graduação para reabilitação, reforço e inspeção de estruturas de pontes e viadutos.

Ricardo Bunemer

Engenheiro Civil (Mauá-1974), Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica, (Fac. Engenharia Mecânica da UNICAMP -2019), pós-graduação em Engenharia Urbana e Construção Civil (Poli-USP-1978), além dos seguintes cursos: Associação Comercial de São Paulo (1982); Concreto para Engenheiros Encarregados de Obras e Introdução a Engenharia de Avaliação (Instituto de Engenharia), Formação de Oficial de Infantaria do Exército Brasileiro – CPOR- São Paulo. É membro do Conselho Diretor do Instituto Mauá de Tecnologia desde 1994, ex-presidente da Associação dos Ex-alunos do Instituto Mauá de Tecnologia, coordenador geral do Grupo de Trabalho que elaborou o Escopo de Contratação de Projetos e Serviços para a Indústria Imobiliária, como representante do Secovi-SP, em parceria com o Sinduscon-SP e o Sindisetalação, com a participação das seguintes entidades profissionais: ABECE, ABRASIP, ASBEA, ABRAVA, AGESC, ANP e ABAP, ABRIESP e IBI, entre 2000 e 2014; palestrante do 78º a 85º ENIC (2004 a 2014) em diversas capitais, onde apresentou vários trabalhos acerca de normas para contratação de projetos para a Indústria Imobiliária. Tem os seguintes trabalhos publicados: BUNEMER, Ricardo: “Construção 4.0 – O Canteiro de Obras do Futuro. Proposta de Inovações Tecnológicas Digitais para o Setor da Construção Civil”, tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP (2019). BUNEMER, Ricardo: “Domótica Assistiva Utilizando Sistemas Integrados de Supervisão e Controle”, dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP, 2014. ALMEIDA, Dirceu Franco, BIRINDELLI, Lucy I. Olivan e BUNEMER, Ricardo: “Reparos em Estruturas Sujeitas a Incêndio”, trabalho apresentado no curso de pós-graduação da Poli-USP, posteriormente publicado no BOLETIM BAUER n° 7, em 1977. Atualmente, exerce a atividade de Consultor Independente de Empreendimentos Imobiliários, prestando assistência ao investidor em todos os aspectos da incorporação imobiliária, desde a aquisição do terreno até a avaliação pós-entrega do empreendimento, bem como realiza perícias e avaliações de Engenharia Civil. Anteriormente, durante 25 anos, exerceu o cargo de sócio-diretor na empresa Ricon Comercial e Construtora Ltda, atuando como responsável pela condução de todas as obras e incorporações imobiliárias.

Roberto Bartolomeu Berkes

Engenheiro Eletricista (Mauá), especialização em Administração de Empresas, Gestão Pública e formação para Conselhos de Administração (FGV). Atualmente é consultor/professor na área de Eletromobilidade e Gestão em Empresas de Engenharia/Equipamentos. Diretor do Instituto de Engenharia. Agraciado 2016 - Prêmio Barão de Mauá, Destaque Profissional pela AEXAM – Associação dos Ex-Alunos da Engenharia Mauá. 2021 - Embaixador Honorário pela UITP . Membro dos Conselhos Consultivo e de Administração: IE, instituto Mauá de Tecnologia, Grupo Tecnológico de Transportes do Sindicato dos Engenheiros (SP), Grupo de Trabalho de Trólebus / Ebus na América Latina da UITP e Veículos Elétricos e Híbridos da SAE Brasil. Conselho Fiscal da ABEE-SP. Cursos: Sistemas Inteligentes para Transportes – UITP, Avaliação da Qualidade Ambiental de Edifícios não residenciais – Certificação AQUA-HQE – Fundação Vanzolini, Experiência profissional: Coordenador de projetos nas empresas/obras/ planejamento e diretor/gerente de Desenvolvimento de Negócios em Construtoras de grande porte e na área Pública: coordenador e Gestor de Projetos e Obras: CPOS, ARTESP e EMTU - Responsável técnico pela expansão do sistema Trólebus no Corredor ABD, trecho São Mateus ao Jabaquara. Palestrante em congressos e cursos ministrados 2ª e 4ª Conferência Internacional de Trólebus/Elétrico Leipzig (Alemanha) e Moscou (Rússia), UNIP (Engenharia Civil): “Eletrificação e repotencialização do Corredor de ônibus no ABD da EMTU para ampliação da rede elétrica de trólebus”. Coordenador de mesa em Santiago (Chile) tema “Implantação do Corredor de Ônibus elétrico (Av. Grécia – Santiago)”. Palestras: “E- bus no mundo”, Sindicato dos Engenheiros, “Protocolos Utilizados no Transporte Publico sobre pneus na COVID-19”, UITP. Professor do curso de Estratégias de Marketing /Comercial para Empresas de Engenharia, Planejamento de redes de ônibus elétricos em cidades, e Eletromobilidade na ABEE-2021, Participou do Evento de Eletromobilidade, 2022 - IE e no Centro Tecnológico de Sorocaba Fórum Smart City. Artigos e trabalhos publicados: coordenador do trabalho “Recomendações de Políticas Públicas para Sistemas de Ônibus Elétricos”, publicado pela UITP e traduzido em quatro idiomas. Revista Digital Auto Bus: “Estratégias da evolução da frota de ônibus elétricos no mundo” e “O Trólebus continua vivo e dinâmico”. Revista Engenharia do IE dez/2022: “Planejamento para Implantação de uma frota Elétrica”. Revista SAE Brasil – Revista Engenharia Automotiva e Aeroespacial out/nov/dez 2022 “Evolução dos ônibus elétricos no Brasil”.

Roberto Kochen

Engenheiro Civil especializado em Túneis, Geotecnia, Escavações Subterrâneas, Contenções e Meio Ambiente. Consultor na prestação de serviços de assessoria técnica e consultoria especializada na área de mecânica dos solos e engenharia geotécnica. Diretor do Departamento de Infraestrutura do Instituto de Engenharia do Estado de São Paulo, compreendendo as Divisões de Estruturas, Mecânica dos Solos & Fundações, Saneamento e Tecnologia da Construção. Presidente e Diretor Técnico da GeoCompany Tecnologia, Engenharia e Meio Ambiente, empresa brasileira de atuação internacional, especializada em Geologia, Geotecnia, Túneis e Meio Ambiente. Graduação, mestrado e doutorado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Post Doctoral Fellow e Professor Visitante na Universidade de Toronto, Canadá. Professor Doutor do Departamento de Estruturas e Fundações da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Professor na área de Mecânica de Solos e Fundações no curso de graduação da Escola Politécnica (EPSUP) e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP). Professor na área de túneis e valas no Curso de Pós Graduação na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP).

Rui Arruda Camargo

Engenheiro Eletricista (1969), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduado em Administração de Empresas, pela FGV, em 1979. Certificado de Habilitação na Prática do Processo Arbitral pela Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia – CMA-IE em 1999. Certificação para Dispute Boards pela Dispute Resolution Board Foundation – DRBF (EUA) em 2015. Árbitro e Mediador, Ex-Presidente da Junta de Revisão de Litígios dos contratos da 1ª fase do Projeto de Implantação da Linha 4 do Metrô de SP. Atuou como Perito Processo Arbitral CMA-CIESP nº 320, coma Perito Auxiliar em Procedimento Arbitral da Câmara de Comércio Brasil – Canadá. Atualmente, exerce as funções de Diretor da Revista Engenharia, 1° Diretor Financeiro, Conselheiro Vitalício do Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia e atua como Perito em Procedimento Arbitral na CMA-FGV 55/2020.

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Stella Marys Della Flora

Engenheira Civil pela FAAP, mestre em Engenharia Civil pela Universidade São Judas e pós-graduada em Engenharia Diagnóstica pelo INBEC. Coautora dos livros “Diretrizes Técnicas de Engenharia Diagnóstica em Edificações” (2016), “Engenharia Legal 6” (2019), “Inspeção Predial Total” (3ª edição, 2020), “Manual de Engenharia Diagnóstica” (2018 e 2021) e “Manual de Manutenção em Edificações” (2022). É coordenadora da Divisão Técnica de Engenharia Diagnóstica do Instituto de Engenharia, além de perita no Gabinete de Perícias Gomide. Currículo completo em: http://lattes.cnpq.br/3942344839015964

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▪️ Conselho Fiscal

Aristeu Zensaburro Nakamura

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie ( 1977). No Instituto de Engenharia faz parte do Departamento de Desenvolvimento de Gestão e Objetivos , coordenador da Divisão de Geomática. Trabalhou nas empresas SCAC – Sociedade Concreto Armado Centrifugado do Brasil. Projetos, orçamentos e construção: estacas, postes, estruturas pré-moldadas em concreto armado centrifugado. Galpões Industriais, passarelas e pontes; CPM – Concreto Pré-Moldado. Projetos e orçamentos: estruturas pré-moldadas para galpões industriais, passarelas e pontes. Engemarketing. Representações comerciais nas áreas de informática, mármores e granitos e estruturas pré-moldadas. Prefeitura do Município de São Paulo Secretaria de Gestão - SEGES Coordenadoria de Gestão do Patrimônio Imobiliário – CGPATRI Diretor de Divisão Técnica – CGPATRI/DIPI. Atualmente é aposentado na Prefeitura do Município de São Paulo e empresário.

Luiz Felipe Proost de Souza

Engenheiro Civil formado, em 1970, pela Universidade Mackenzie; Complementou sua formação Acadêmica através de cursos de especialização em Administração de Empresas e de Engenharia de Segurança do Trabalho, pela mesma Universidade; Cursou também Pós-Graduação em Engenharia Civil pela escola Politécnica da USP; Curso avançado de Engenharia de Avaliações no IBAPE em 1975; Outros cursos como por exemplo: Tratamento de Esgotos oferecido pelo Convênio CETESB/USP em 1973. Trabalhou por diversas Autarquias e Universidades desde 1971, é hoje Diretor-Presidente da LPK, dedicando-se as atividades Acadêmicas na área de estabilidade e Estruturas e a Engenharia Pericial e de Avaliações, a qual se dedica a mais de vinte anos, atuando também como Professor Adjunto responsável pela Disciplina Estruturas de madeira do departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, Professor, Coordenador e Orientador de Supervisão de Estágios da escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, é Professor responsável pela disciplina: Estruturas de Madeira no curso de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências Exatas da Universidade São Judas Tadeu.

Marcos Augusto Toassa Fontealba

Engenheiro Mecânico, concluiu o curso em dezembro de 2013, no Centro Universitário Anhanguera Educacional de São Paulo. Membro do IE - Instituto de Engenharia desde Fevereiro de 2014. Possuí PósGraduação - Latu Sensu, nos seguintes cursos: Pós-Graduação em Engenharia Metroferroviária e Engenharia Ferroviária ; MBA - Gestão em Engenharia de Produção; Pós-graduação em Docência no Ensino Superior; Pós-graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho (EST). Atualmente, trabalha no Governo do Estado de Mato Grosso - SINFRA/MT, na cidade de Cuiabá/MT.

▪️ Suplente do Conselho Fiscal

Adalberto Febeliano da Costa Filho

Engenheiro de Aeronáutica, pós-graduado em Administração pela FGV-SP e em Logística pela Escola Superior de Defesa. Mestre em Economia do Transporte Aéreo pelo ITA, foi professor de Economia do Transporte Aéreo e tem mais de 30 anos de experiência em aviação e transporte aéreo. Atuou como Diretor Executivo da ABAG - Associação Brasileira de Aviação Geral e Diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas. É Vice-Presidente de Operações Aéreas da MODERN Logistics, onde é sócio fundador, Coordenador da Divisão de Aerovias e Aeroportos do IE e Diretor do DEINFRA da FIESP.

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Miguel Tadeu Campos Morata

Engenheiro Químico, pós-graduado em Gestão Ambiental, atua na função de Perícias Judiciais, Extrajudiciais, Pareceres Técnicos, Projetos de Engenharia, Produções Antecipadas de Prova e Área Ambiental, desde 1987. Atua também em Consultoria Tributária, Planejamento Empresarial, Importações para Indústrias: Química, Têxtil, Alimentos, Farmacêutica. Começou suas atividades profissionais, em meados da década de 70, do Século XX, trabalhando no escritório de seu pai, no segmento de assessoria em importação e exportação de produtos têxteis fibras têxteis, insumos para fabricação de medicamentos, classificação tributária de produtos importados, entre outros. Atua também na área ambiental há mais de 20 anos. É membro titular do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (IBAPE-SP), da Ordem dos Peritos do Brasil (OPERB), do Instituto de Engenharia, onde já exerceu as funções de Conselheiro do Conselho Fiscal e, também, o cargo de diretor do Departamento de Engenharia Química, no qual organizou diversos cursos e palestras. Foi membro titular da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (APEJESP), onde exerceu dois mandatos de vice-presidente e um mandato de secretário geral, quando ministrou diversos cursos e palestras. Atualmente, leciona a matéria Laudos Periciais, no Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho das Faculdades Oswaldo Cruz.

Sobre o IE

Fundado em 1916, o Instituto de Engenharia é uma sociedade civil sem fins lucrativos e referência de confiabilidade. Seu quadro de associados é constituído por personalidades importantes da engenharia, firmando-se como uma das mais conceituadas entidades do ramo no Brasil. Em sua sede, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo, são realizados diversos eventos, cursos, palestras e organizadas visitas técnicas com o objetivo de promover a troca de informações e o desenvolvimento da qualidade e da credibilidade dos profissionais, a valorização da engenharia e o avanço científico e tecnológico do País.

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