Planejamento e Gestão de Cidades – Síncrono/ao Vivo

O curso de Planejamento e Gestão de Cidades terá em 2022 a sua nona edição. O oferecimento de 2014 a 2019 ocorreu no modo presencial. Agora, com o sucesso verificado em aulas à distância, ao vivo, para a turma de 2020 e de 2021, pelas restrições impostas pela pandemia, o novo oferecimento para 2022 será à distância, ao vivo, preservando as características positivas do curso, e possibilitando que alunos, de todo o Brasil participem com toda a dinâmica e interatividade. O curso busca preparar os profissionais de diferentes áreas e experiências para identificar desafios e oportunidades para as cidades considerando diferentes cenários urbanos.

Conteúdo

Estrutura curricular

A carga horária conjunta das duas atividades será de 420 horas aula, composta por 360 horas de disciplinas e 60 horas de atribuídas à monografia. A duração total prevista do curso é de 24 meses.

Em todos os casos as regras ficam sujeitas às diretrizes da Universidade de São Paulo para cursos de especialização que estejam válidas à época.

O oferecimento das disciplinas atenderá aos seguintes requisitos:

  • cada disciplina terá 30 horas-aula de carga horária, divididas em 10 aulas de 3 horas-aula cada uma;
  • cada ciclo será composto por duas disciplinas ministradas simultaneamente;
  • serão necessárias 10 semanas por disciplinas.

Duração

O prazo máximo para a conclusão do curso é  de dois anos (24 meses).

A monografia, desenvolvida de forma individual, será avaliada por uma banca de professores.

Critério Geral de Aprovação e obtenção de certificado USP

Para ser considerado aprovado no Curso “Planejamento e Gestão de Cidades”, e ter direito ao respectivo Certificado de Conclusão, o participante deverá satisfazer todos os seguintes requisitos:

  • ter frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) em cada uma das disciplinas e atividades;
    obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas. A avaliação em cada disciplina será feita a distância usando ferramentas adequadas de interação  de acordo com o critério previamente estabelecido em cada uma delas, envolvendo provas, trabalhos, etc.;
    ter se inscrito e realizado a atividade Monografia devendo obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete), em avaliação realizada por banca examinadora.
Oferecimento e realização das disciplinas
As disciplinas serão oferecidas nos ciclos do PECE, a critério deste.

ATENÇÃO! – O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Objetivo
Apresentar conteúdos que forneçam os elementos técnicos de forma integrada e com abordagem multidisciplinar para a capacitação em planejamento e gestão de cidades;

Preparar profissionais de diferentes áreas e experiências para identificar desafios e oportunidades para as cidades considerando diferentes cenários urbanos;

Referenciar os conceitos e conteúdos técnicos às cidades grandes;

Discutir os conceitos e o conteúdo técnico também no contexto de cidades médias e em desenvolvimento.

Público-Alvo

Profissionais com experiência em áreas ligadas à questão urbana – planejamento, desenho urbano, arquitetura e urbanismo, transporte, habitação, uso e ocupação do solo, economia e política – ou de outras áreas das ciências humanas e exatas.

Local & horário realização do curso

As aulas serão ministradas no modelo não presencial, mas síncrono, isto é, ao vivo, com total interatividade entre docentes e alunos, às 3a. e 5a. feiras no horário noturno (19h30 até 22h30).

A monografia, desenvolvida de forma individual,  deverá ser apresentada presencialmente  na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e será avaliada por uma banca de professores.

ATENÇÃO! – O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.