setembro, 2019

2019qui19set09:3012:00Cosmologia e Astrofísica - IE do Futuro09:30 - 12:00 Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SPTipo de evento:Geral,Palestras

Detalhes do evento

 

 

O Grupo Instituto de Engenharia do Futuro traz ao público uma série de palestras que abordarão temas e conceitos voltados à Cosmologia e à Astrofísica.

 

  • 08/08 – Roberto Dell’Aglio Dias da Costa – REALIZADO

Tema: Evolução das estrelas

Professor Associado do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP). Trabalha na área de Astronomia, com ênfase em Evolução Estelar, atuando principalmente nos seguintes temas: nebulosas planetárias, determinação de abundâncias químicas nebulares, evolução química da Galáxia e de outros sistemas estelares, abundâncias de estrelas simbióticas. Em termos de instrumentação astronômica, tem interesse principalmente na área de espectroscopia.

  • 22/08 – Oswaldo Duarte Miranda – REALIZADO

Tema: Energia Escura

Graduado em Física pela PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), possuindo mestrado (1992) e doutorado (1997) em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é Pesquisador Titular – III da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Possui experiência, e formação, em Física e Astronomia com ênfase, principalmente, em Gravitação e Cosmologia.

  • 29/08 – Rodrigo Nemmen – REALIZADO

Tema: As grandes perguntas da astrofísica, e a pesquisa sobre buracos negros

Professor de astrofísica na Universidade de São Paulo, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e foi pesquisador na NASA. Sua pesquisa busca desvendar os segredos dos fenômenos mais violentos do universo, com foco nos buracos negros. Tem mais de 50 publicações, incluindo vários artigos na revista Science.

  • 05/09 – Laerte Sodré Júnior – REALIZADO

Tema: O Universo em 3+1 Dimensões

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1973), mestre em Astronomia pela Universidade de São Paulo (1977) e doutor em Astronomia pela Universidade de São Paulo (1989). É professor titular do IAG-SP, onde já foi Diretor. Trabalha na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Extragalactica, atuando principalmente no estudo de aglomerados de galáxias, cosmologia observacional, classificação de galáxias, lentes gravitacionais e no planejamento de grandes levantamentos no céu.

  • 19/09 – Geisa Pontes

Tema: TESS – um telescópio espacial caçador de exoplanetas da NASA

Astrônoma pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Observatório do Valongo. Cursando mestrado acadêmico (astrofísica estelar) no Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie. Lidera projetos de análise de parâmetros empíricos e abundâncias químicas de estrelas gêmeas solares. Atualmente, o principal foco de estudo e pesquisa é a análise de atividade cromosférica e magnética em estrelas de tipo solar, utilizando dados de fotometria e espectroscopia. Possui mais de 200 horas de experiência em astrofísica observacional em modo clássico (presencial) utilizando diferentes telescópios e espectrógrafos dentro e fora do Brasil. Tem habilidades com computação científica e participa de projetos de extensão levando a astronomia ao público. Faz divulgação científica ativamente desde 2004 e mantém um site onde fala sobre a carreira profissional em astronomia (www.trajetoriaevolutiva.com)

Hora

(Quinta-feira) 09:30 - 12:00

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SP

X
X
X
X
X