Início Notícias Após aprovação do TCU, obras da maior ponte ferroviária do Brasil devem...

Após aprovação do TCU, obras da maior ponte ferroviária do Brasil devem ser iniciadas ainda neste mês

Depois de três anos de paralisação total, o Tribunal de Contas da União (TCU) liberou recentemente a execução das obras da considerada a maior ponte ferroviária do país, que estará localizada sobre o Rio São Francisco, na Bahia. A obra, com 2,9 km de extensão, faz parte do lote 5A da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol).

Segundo o TCU, a utilização de diferentes concepções de elementos de fundação da ponte foram fatores determinantes para a aprovação do projeto. Além disso, a nova proposta de construção também foi favorável, pois, “além de ser mais simples, ela apresenta um impacto de apenas 1,5% sobre o valor original do contrato”. 

De acordo com a Valec, Engenharia, Construções e Ferrovias, órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, a obra está orçada em R$ 135 milhões. O responsável pela construção da ponte será o consórcio Lotec-Sanches Tripoloni-Sobrenco, vencedor da licitação, ocorrida em 2010. 

Localizada entre a Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa, a ponte sobre o Rio São Francisco será implantada entre os quilômetros 825,230 e 828,130 do subtrecho da Fiol. Com o tabuleiro de 5,85 m, a ponte terá 42,32 metros de altura, 78 pilares, 80 vãos de 35 metros e um vão central de 110 metros.
As obras no empreendimento estão previstas para serem iniciadas neste mês e deverão estar totalmente finalizada em dois anos.
C
om 1.527 quilômetros de extensão, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste está dividida em 13 lotes, sendo 10 na Bahia e três no Tocantins. A via ligará os municípios de Ilhéus, no estado da Bahia, e Figueirópolis, no estado do Tocantins, ponto de sua interligação com a Ferrovia Norte-Sul (FNS). O investimento do governo federal é estimado em R$ 6 bilhões.

Autor: PiniWeb

X
X
X
X
X