Vale terá 4 novos navios com capacidade de 400 mil t

O gerente geral de Engenharia de Navegação da Vale, Nelson Coelho, disse hoje que a companhia espera receber até o final do ano quatro novos navios com capacidade de 400 mil toneladas cada um. Os chamados super navios compõem uma frota de 19 embarcações que a companhia encomendou no exterior, sendo 12 na China e 7 na Coreia. Deste total, o coreano nomeado Vale-Brasil foi entregue em maio. Em setembro chegará o Vale-Rio e em outubro, o Vale-China, todos coreanos. Entre os chineses, há a certeza de entrega de apenas um. O segundo pode chegar ao País entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012.

O executivo comentou que todos os navios chegaram para trazer certo “equilíbrio” de preço aos fretes. Hoje, o valor do frete está em torno de US$ 13 por tonelada nestes navios. “Eles foram projetados numa época em que os fretes chegaram a superar a barreira dos US$ 100”, comentou, destacando que não há planos para a construção de novas unidades.

Sobre as críticas do mercado chinês aos super navios, o executivo disse que a questão “é muito mais política do que técnica”. “Há três portos com condições de receber estas embarcações na China. Não há impedimento técnico”, disse. Segundo ele, o super navio que embarcou em maio, retorna para nova viagem em setembro e deve atracar em São Luís (MA).

Autor: Exame