Início Notícias Infraestrutura Ufscar cria sistema online para estimar consumo médio de materiais em obras

Ufscar cria sistema online para estimar consumo médio de materiais em obras

Criado pelo Departamento de Engenharia Civil (Deciv) e pelo Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Sistema online de Indicadores de Projeto em Edifícios de Alvenaria Estrutural ajuda o engenheiro civil a fazer uma estimativa dos valores de consumo médio de materiais para uma obra. O usuário ainda pode comparar os valores obtidos com números de outros 137 projetos presentes no banco de dados. As comparações são válidas somente para edifícios entre dois e 40 andares.

Segundo o Coordenador do curso de Engenharia Civil, Guilherme Aris Parsekian, “o projeto nasceu de uma necessidade do mercado de obter essas informações mais facilmente”. O sistema foi formulado a partir de um projeto de mestrado. O trabalho consistiu no levantamento de dados relativos à característica e consumo de materiais de 120 projetos de edifícios. Após essa compilação inicial, foram levantados dados como índice de compacidade, índice de circulação, densidade de paredes e relação da área de alvenaria de estrutura por alvenaria total. No momento, existem 107 projetos com todos esses dados.

Para o usuário realizar uma comparação básica de consumo de materiais, é necessário inserir no sistema dados sobre a área do pavimento, o tipo de bloco utilizado na construção, o número de andares e se haverá utilização de pilotis. Já para uma comparação intermediária, são necessárias, além das informações da comparação básica, o perímetro externo do pavimento, a área de alvenaria estrutural, a área de alvenaria de vedação, a área de circulação, a somatória das áreas dos cômodos e o tipo de fundação, além da informação se há cinta de amarração e grautes verticais em todos os encontros de parede. A comparação avançada já exige outras 33 informações específicas do material que será utilizado.

O sistema apresenta então os valores que seriam supostamente utilizados para uma obra com as características indicadas pelo usuário, facilitando as contas de consumo. 

Inserindo esses dados no site, chega-se aos seguintes resultados:

– Serão necessários 49 tubulões de aproximadamente 107 tf ou 90 estacas de aproximadamente 63 tf para a fundação;
– Serão gastos 17,5 m³ de concreto e 1.925 kg de aço em vigas baldrame;
– No pavimento de transição serão necessários 80,5 m³ de concreto, 910 m² de forma e 12,5 t de aço;
– O pavimento-tipo será construído com 665 m² de alvenaria estrutural onde serão consumidos 11,2 m³ de graute e 490 kg de aço.

Após a comparação, o sistema cadastra automaticamente as informações para uma possível atualização do banco de dados no futuro. O sistema pode ser acessado gratuitamente no site do Deciv.

Autor: PiniWeb

X
X
X
X
X