Trem está cada vez mais perto de Novo Hamburgo

Está cada vez com mais cara de linha de trem as obras de extensão do metrô a Novo Hamburgo. Passados dez meses do início da construção, concluída a colocação de blocos e pilares, agora é a vez de erguer as vigas longarinas, estruturas gigantes que darão suporte aos trilhos do metrô. Ontem pela manhã, o canteiro de obras recebeu a visita dos prefeitos de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, e de São Leopoldo, Ary Vanazzi. Eles conferiram a movimentação no início do chamado trecho 1, entre a Estação São Leopoldo e as margens do Rio dos Sinos, em São Leopoldo.

Entre os assuntos tratados entre os prefeitos e o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo da Cunha, estava a construção da quinta estação no Município, localizada no bairro Industrial, entre as estações Fenac e Liberdade. Cunha acrescentou que, se o andamento da obra se mantiver neste ritmo, a expectativa é de que até dezembro deste ano 30% do total seja concluído. “Já finalizamos 24% do total das etapas previstas”, comentou.
O investimento para este ano é de R$ 212 milhões, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Já em 2010, os recursos devem chegar a R$ 270 milhões. “Queremos ver os trens andando nos trilhos até setembro do ano que vem”, disse otimista.

CRONOGRAMA – O conjunto da obra contempla 9,3 quilômetros de trajeto em elevada e quatro estações (uma em São Leopoldo e três em Novo Hamburgo) está com as obras de construção dentro do cronograma previsto, segundo o gestor do contrato, Lino Fantuzzi.

Fábrica agiliza produção de vigas

De acordo com o diretor de contrato do Consórcio Nova Via, Nilton Coelho, o trabalho de colocação das vigas é uma das fases mais importantes para a consolidação da estrutura da obra. Até o final da obra, serão colocadas em torno de 1,1 mil vigas em toda a extensão. Até agora, das 75 vigas previstas para o trecho 1, 21 já foram lançadas sobre os pilares. “Até dezembro este trajeto deve estar concluído, para darmos continuidade nos trechos de Novo Hamburgo em janeiro”, explica.

Para agilizar as obras, são produzidas diariamente três vigas na fábrica de pré-moldados no canteiro central, na Avenida 1.º de Março, em Novo Hamburgo. A estrutura tem três tamanhos diferentes: 18 metros (pesando 38 toneladas); 22 metros (48 toneladas) e 28 metros (58 toneladas).

Quinta estação depende de liberação de verba

Durante a visita as obras do trecho 1, o prefeito Tarcísio Zimmermann aproveitou a ocasião para conversar com o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo da Cunha, sobre a construção de uma quinta estação no Município. Segundo o prefeito, a estação ficaria no bairro Industrial, entre as estações Fenac e Liberdade, por conta da distância e da grande quantidade de indústrias e moradias no local. “O espaço entre as estações Fenac e Liberdade é muito grande, as pessoas teriam que pegar mais um ônibus para se locomover, então nada melhor do que fazer mais essa estação enquanto a obra está em andamento”, argumenta.

Para a construção dessa nova estação, que custará em torno de R$ 18 milhões, é necessária uma autorização do Tribunal de Contas e Suplementação. Para isso, Cunha irá se reunir com o ministro do órgão federal para explicar a necessidade de fazer essa obra agora. “Haverá grande dificuldade de fazer mais uma estação depois, pois o trem já estará funcionando”.

PRÓXIMOS PASSOS

TRECHO 1 – Entre a Estação São Leopoldo e as margens do Rio dos Sinos. É o perímetro mais avançado da obra, e já conta com a parte de fundações, blocos, pilares e vigas. A fase atual é de colocação das vigas longarinas

TRECHO 2 – Corresponde às pontes rodoviária e metroviária. Toda a parte de fundações, blocos, pilares e vigas está concluída. No entanto, o avanço da obra foi prejudicado em função das chuvas dos últimos

TRECHO 3 – Fica entre as pontes e a Estação Rio dos Sinos. A obra ainda não foi iniciada, pois depende do reassentamento de famílias que vivem no local. A partir do dia 14 de dezembro, parte das famílias deverá morar na Vila Brás, em São Leopoldo. Das 449 famílias que vivem na Vila dos Tocos, 110 serão transferidas para Vila Brás. As demais irão para o Loteamento Leopoldo Wasum

TRECHO 4 – Entre a Estação Rio dos Sinos e Liberdade. Toda a fundação, blocos, pilares e vigas está concluída. Finalizada a colocação das vigas no trecho 1, prevista para dezembro, a estrutura deverá começar a ser lançada na direção das estações Liberdade-Rio do Sinos 

Veja imagens da construção.

Autor: Diário de Canoas.com.br