Arquiteto Ruy Rezende assina projeto da futura unidade de negócios da Petrobras em Santos-SP

Complexo terá três torres construídas em terreno de 25 mil m², além do Museu do Petróleo e da área para o desenvolvimento da Bacia de Santos

O arquiteto Ruy Rezende é o responsável pelo projeto da futura sede da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Petrobras, que será instalada no bairro do Valongo, em Santos, litoral sul de São Paulo. O complexo terá três torres construídas em uma área de 25 mil m², além do Museu do Petróleo e da área para o desenvolvimento da Bacia de Santos. A obra é avaliada em R$ 2 milhões.

A construção da primeira torre, com 17 pavimentos e dois subsolos, terá início em 2010, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2012. Com cerca de 70 mil m² de área construída, o edifício terá salas multifuncionais, de vídeo conferência, auditório, restaurante, deck, espaço para atendimento de saúde, estacionamento para 1.600 veículos, entre outras instalações.

“Buscamos adequar todas as necessidades da Petrobras com as de Santos, respeitando seus valores históricos e arquitetônicos, trabalhando com fatores de eficiência ambiental”, disse o arquiteto Ruy Rezende durante o evento de apresentação do projeto. O edifício terá sistemas de reutilização de águas das chuvas, de aproveitamento da iluminação natural e de cogeração de energia.

Ainda na primeira fase do projeto, será instalado o Museu do Petróleo no armazém portuário existente no terreno, com 1,2 mil m². Já na segunda fase, está prevista a construção do segundo edifício da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Petrobras, que deverá estar pronto até 2015. O terceiro prédio do complexo, por sua vez, será concluído somente em 2017.

Mesmo não sendo uma obra com recursos do município, o projeto da Petrobras no bairro do Valongo soma-se a outros equipamentos turísticos e históricos que fazem parte da revitalização do Centro Histórico da cidade. Nos próximos anos, o bairro receberá empreendimentos como o Museu Pelé, o Porto Valongo e a Fundação de Tecnologia e Conhecimento.

Autor: Piniweb