Cinco obras que estão sendo realizadas no estado de São Paulo foram destaque na Semana Nacional da Engenharia ao conquistar prêmios na categoria Melhores e Maiores Obras.
A conquista da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e a SPObras pretende reforçar o compromisso da Prefeitura de São Paulo com a inovação, a qualidade e a eficiência na engenharia pública.
Além disso, com investimento de R$ 4,3 bilhões, as rodovias do Lote Litoral Paulista passarão por obras de modernização ao longo de 213 quilômetros (km) de extensão, com prazo de concessão de 30 anos.
Obras premiadas
Entre os projetos premiados estão a requalificação da avenida Santo Amaro, que moderniza um dos principais corredores da zona sul com novas calçadas, pontos de ônibus acessíveis, enterramento da fiação e áreas verdes ampliadas, e a restauração da Passarela Ciccillo Matarazzo.
A obra projetada por Oscar Niemeyer e volta a conectar o Parque do Ibirapuera ao Museu de Arte Contemporânea (MAC) com acessibilidade e segurança.
Também receberam destaque o Reservatório Antonico 2, no Morumbi, com capacidade para armazenar 133,5 mil metros cúbicos de água e reduzir enchentes históricas.
Além do túnel sob a avenida Cecília Lottenberg, que integra o prolongamento da avenida Dr. Chucri Zaidan e melhora a ligação com estações de trem e metrô. O novo túnel promete menos trânsito e benefício para mais de 260 mil pessoas.
E a Ponte Graúna-Gaivotas, nova travessia sobre a Represa Billings que conecta bairros do extremo sul e amplia a fluidez do tráfego e o acesso ao transporte público. Nova ponte promete mudar a mobilidade de 1 milhão de pessoas.
As obras premiadas, segundo a Secretaria, refletem o avanço das políticas de infraestrutura voltadas à mobilidade, sustentabilidade e segurança viária na Capital.






