Instituto de Engenharia celebra seus 109 anos homenageando Mariangela Hungria

Neste 13 de outubro, o Instituto de Engenharia comemorou, em sua sede, mais um ano de atividades e, como tradição, a data foi lembrada homenageando um profissional que tenha se destacado e contribuído com o desenvolvimento da Engenharia Nacional, concedendo o título de Eminente Engenheiro do Ano.

Pela terceira vez a homenageada foi uma mulher: a engenheira Agrônoma Mariangela Hungria.

Com a presença do presidente do Conselho Consultivo, Alfredo Mario Savelli, a cerimônia foi aberta pelo presidente do Instituto de Engenharia, José Eduardo Jardim, que destacou a trajetória de sucessivas gerações de engenheiros, que vêm trabalhando voluntariamente na Casa em prol da Engenharia do estado e do Brasil. “Com dedicação, esses profissionais têm unido esforços, superado desafios e garantido o funcionamento desta entidade, que se consolidou como disseminadora de conhecimento, promotora de discussões técnicas, articuladora de soluções e, sobretudo, sempre isenta”, disse.

Jardim reforçou a força da mulher na Engenharia e, também, seu protagonismo cada vez maior dentro de todas as áreas de atuação dessa entidade centenária.

“Temos orgulho de ter em nossa diretoria, conselhos e corpo técnico profissionais brilhantes. O que antes era uma entidade majoritariamente masculina, vem se transformando, com a presença cada vez mais expressiva de engenheiras, que contribuem ativamente nos debates, nos estudos, nas ações externas e nas decisões que escrevem os capítulos da nossa história”, ressaltou.

Ao final, salientou a dedicação de Mariangela à ciência e à Engenharia brasileira, lembrando do Prêmio Mundial de Alimentação –World Food Prize– reconhecido como “Nobel” da Agricultura, que ela receberá no próximo dia 23, nos EUA.

Na sequência, João Carlos de Souza Meirelles, ex-secretário de governo, fez a saudação à homenageada. Meirelles, como Eminente Engenheiro do Ano 1999, foi consultado pela comissão de escolha sobre o nome de Mariangela Hungria à premiação e, para surpresa de todos, Meirelles revelou que Mariangela é sua sobrinha. “Desde pequena, ela já mostrou sua vocação e sua preocupação em fazer algo para combater a fome no mundo e dedicou brilhantemente sua vida a isso”, lembrou Meirelles.

Da esq. p/ dir.: José Eduardo Jardim, Mariangela Hungria, Miriana Marques, Alfredo Savelli, e João Carlos Meilrelles

Após receber a láurea do presidente do Instituto de Engenharia, José Eduardo Jardim, Mariangela Hungria, em seu discurso, destacou a importância de sua mãe e avó, professoras, em sua vida acadêmica e profissional, sempre a incentivando.

Ela lembrou de sua persistência em se dedicar à área de pesquisa em microbiologia, ao desenvolvimento de insumos biológicos para agricultura, quando todos achavam que ela colocaria a carreira em risco com isso.

Mariangela também lembrou da força da mulher na agricultura que, com seu olhar diferenciado, se preocupa além da produção, com foco nos detalhes e na qualidade do solo e dos alimentos.

Ao final, a vice-presidente de Administração e Finanças, Miriana Marques, entregou um buquê de flores à homenageada em nome de todas as engenheiras.

A cerimônia contou com a presença da diretoria executiva do Instituto de Engenharia, Eminentes Engenheiros, ex-presidentes, diversas autoridades, associados e convidados.

Clique aqui e confira as imagens do evento.