setembro, 2025

Clique na foto e veja o currículo
-
Daniel Rodrigues Souza
Daniel Rodrigues Souza
Consultor de Operações Comerciais da Marcopolo Rail
Daniel Rodrigues Souza tem 24 anos de experiência no segmento ferroviário e trabalha na Marcopolo Rail desde 2022. Atualmente, exerce o cargo de Consultor Comercial, responsável pelo desenvolvimento de novos negócios e gestão comercial Mercado Interno. Desde o início de sua trajetória, já passou pelas áreas de Engenharia, Manufatura, Qualidade e Comercial. Formado em Engenharia de Produção Mecânica pela FMU/SP, Pós-Graduação em Engenharia de Qualidade pela USP/SP, já atuou como Gerente Industrial e Coordenador de Sistema Gestão de Qualidade na empresa Faiveley Transport (empresa grupo Wabtec), Engenharia de Aplicação e Vendas na Knorr Bremse, Gerente Comercial na Progress Rail(empresa grupo Caterpillar) e Sócio Consultor / Engenheiro Independente(LTA – Lender Technical Advisor) na DRS Ferrovia.
Consultor de Operações Comerciais da Marcopolo Rail
-
Francisco Pierrini
Francisco Pierrini
Diretor de Operações (COO) da Plataforma de Trilhos da Motiva
Engenheiro eletricista e mestre em engenharia de produção, Francisco Pierrini é o Diretor de Operações (COO) da Plataforma de Trilhos da Motiva, responsável pela operação, manutenção, engenharia e QSSMA. É responsável também pela gestão de indicadores das linhas 4, 5, 8 e 9 do metrô e trens de São Paulo, do VLT Carioca e da CCR Barcas no Rio de Janeiro e das linhas 1 e 2 da CCR Metrô Bahia, em Salvador. Com longa trajetória na Motiva, o executivo ocupou a função de diretor na CCR Barcas, CCR Ponte e CCR ViaLagos no Rio de Janeiro. Em 2018, iniciou atuação como diretor na ViaMobilidade, onde foi responsável pela gestão de atendimento, ativos, processos administrativos e financeiros. Também atuou na Fepasa e CPTM. Sua trajetória profissional conta com importantes contribuições para o desenvolvimento no segmento metroferroviário, onde iniciou sendo aprendiz no modal de transporte de cargas.
Diretor de Operações (COO) da Plataforma de Trilhos da Motiva
-
Ivan Metran Whately
Ivan Metran Whately
Vice-presidente de Relações Externas do Instituto de Engenharia
No Instituto de Engenharia há 40 anos, atuou como 1º Secretário da Diretoria Executiva nos últimos quatro anos. Há seis anos é diretor do Departamento de Mobilidade e Logística e atuou por cinco anos como coordenador da Divisão Técnica de Transportes Metropolitanos. Por dois períodos de quatro anos fez parte do Conselho Deliberativo. Atualmente é VP de Atividades Técnicas e atua no Conselho Consultivo. Participa do Conselho Editorial e de Pauta da Revista Engenharia. Sempre desenvolveu atividades voluntárias, e como confrade, participa das degustações da SocIEtà – grupo de associados amigos do vinho no Instituto de Engenharia. Formado em Engenharia Civil pela FAAP, em 1974; Arquitetura pela universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1967; com cursos de extensão e estágios profissionais no Brasil e na França, nas especializações de Engenharia de Tráfego e Transporte e Planejamento de Transporte. Atuou em empresas privadas e públicas. Atualmente é consultor de Planejamento de Transporte, já foi foi assessor da Diretoria do Metrô-SP (2013-2019), foi assessor Especial do SMT (2010-2013), foi gerente de Projetos e Obras da EMTU (2007-2013), foi superintendente do DAEE (1995-1997) e foi diretor de Projetos e diretor-presidente da CPOS (1997-2005). Foi Presidente da Comissão Pró-Centro e diretor do DTP da PMSP. Além disso, foi consultor da OEA no Uruguai; diretor de Projetos de Engenharia do FUNDUSP; dirigente da Assessoria Técnica da Secretaria dos Negócios Metropolitanos; assessor Técnico da Secretaria de Estado dos Transportes, diretor do Departamento de Projetos da SEEBLA – Serviços de Engenharia, onde coordenou projetos em cidades brasileiras, Chile, Venezuela e Colômbia.
Vice-presidente de Relações Externas do Instituto de Engenharia
-
Jean Carlos Pejo
Jean Carlos Pejo
Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Infraestrutura e Logística do Instituto de Engenharia
Graduado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP, com MBA em Gerência de Projetos, e MBA em Logística, ambas pela FGV e MBA em Empreendedorismo pelo Babson College dos EUA. Realizou estágios nas ferrovias da França e Japão e cursos de especialização e extensão universitária em disciplinas de Engenharia Ferroviária na Espanha, Itália, Canadá, EUA e Brasil. É secretário Geral da sede do Brasil da ALAF – Associação Latino-Americana de Ferrovias. Recebeu em 2019 o título de Personalidade da Tecnologia da Intermodalidade e Ferrovia, pelo Sindicato dos Engenheiros de São Paulo. Foi secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, assessor Especial do Ministro do Desenvolvimento Regional, diretor, coordenador Geral de Gestão e superintendente de Projetos e Engenharia da FEPASA e conselheiro da CPFL – Cia. Paulista de Força e Luz. Apresentou várias palestras em Congressos no Brasil e exterior, bem como publicou textos e artigos em revistas especializadas.
Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Infraestrutura e Logística do Instituto de Engenharia
-
Manoel Marcos Botelho
Manoel Marcos Botelho
Secretário-executivo da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM)
Secretário-executivo da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) desde 2023, sua trajetória destaca-se pela atuação em projetos de infraestrutura e transportes. Em sua carreira, ocupou posições relevantes como Diretor Administrativo Financeiro na EMTU, Secretário Municipal de Mobilidade Urbana em Bragança Paulista (2017-2018), e Gerente de Controle Econômico-Financeiro na Artesp (2004-2016), além de ter passagens por empresas como BP Brasil, Mangels e KPMG. Graduado em Direito e Ciências Contábeis, possui MBA em Administração Estratégica em Transportes, Pós-Graduação em Gestão Pública e Curso Técnico em Contabilidade pela Associação Comercial de São Paulo.
Secretário-executivo da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM)
-
Massimo Andrea Giavina-Bianchi
Massimo Andrea Giavina-Bianchi
Vice-presidente do SIMEFRE
Engenheiro formado pela Escola Politécnica de Milão (1971), com pós-graduação pela FGV (1980) e especialização em Técnicas de Negociação na França (1986). Atua há mais de 50 anos no setor de transportes metroferroviários, tendo liderado empresas como T’TRANS, Gec Alstom e CMW Equipamentos. Participou de projetos relevantes no Brasil, Argentina e Chile, e tem ampla experiência como consultor. Ocupa cargos de representação em entidades como SIMEFRE, FIESP, SESI/SP, SENAI e Instituto de Engenharia.
Vice-presidente do SIMEFRE
-
Miriana Marques
Miriana Marques
Presidente Interina do Instituto de Engenharia
Engenheira Civil formada há mais de 30 anos pela FEFAAP, e especialista em Avaliações e Perícias pela Universidade 9 de Julho. É responsável técnica da Marques & Marques Engenharia Avaliações e Perícias, tendo como foco principal a realização de Relatórios Técnicos de Vistoria de Vizinhança para grandes obras de infraestrutura no Estado de São Paulo – Metrô, Rodoanel, Contorno da Tamoios, Descida da Serra, entre outros. Na vida acadêmica foi professora de Maciços e Obras de Terra, Transportes e Mecânica dos Solos na FEFAAP, professora convidada nos cursos de pós-graduação de Avaliações e Perícias da FAAP e IBEC. Na área judicial atua como assistente técnico do Metrô, foi assistente técnica da DERSA e é perita na 6º Vara Cível do Fórum de Jundiaí. Na área pública foi supervisora Técnica de Planejamento Urbano na Subprefeitura do Butantã e assessora da Superintendência de Obras na Siurb, na gestão do prefeito Gilberto Kassab. No Instituto de Engenharia, é Diretora de Operação da Vice-presidência de Atividades Técnicas, membro do Conselho Consultivo e Deliberativo, membro do Grupo Mulheres e Mentoria, vice-diretora da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias. Foi vice-presidente de Atividades Técnicas, vice-presidente de Assuntos Internos diretora-secretária da Diretoria Executiva, secretária da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias e vice-coordenadora da Divisão Técnica de Gerenciamento e Empreendimento. Nos últimos anos, está a frente da Diretoria de Operações, proporcionando maior interação entre associados e divisões técnicas, organizando eventos técnicos, palestras, seminários, ajudando na captação de patrocínios/recursos, incentivando assim novos eventos técnicos no IE, que possam gerar valores para esta renomada instituição.
Presidente Interina do Instituto de Engenharia
-
Rafael Barreto Castelo da Cruz
Rafael Barreto Castelo da Cruz
Diretor de Desenvolvimento Urbano da SP Urbanismo
Engenheiro Civil com ênfase em Transportes, Especialista em Gestão Pública pela UNIFESP, MBA em Gerenciamento de Obras, Produtividade, Racionalização e Desempenho pelo IPOG, MBA em Gestão de Projetos pela ESALQ/USP, Mestre em Habitação - Planejamento e Tecnologia pelo IPT/USP, Mestre em Engenharia Civil – Estruturas e Geotécnica pela FEC/UNICAMP, Doutor em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela POLI/USP e Pesquisador de Pós-Doutorando em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela POLI/USP, na temática de Planejamento Urbano e Mobilidade Sustentável. Integrante do quadro efetivo de profissionais de Arquitetura e Engenharia da Prefeitura de São Paulo , tendo atuado como Chefe de Assessoria Técnica no Gabinete da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, responsável pela gestão de projetos estratégicos e demais projetos de qualificação dos espaços urbanos, em especial o projeto do VLT de São Paulo, e atualmente é Diretor Executivo de Desenvolvimento Urbano na SP-Urbanismo. É também professor universitário da PUC/SP e da FEI; foi professor associado da Escola Politécnica da USP da disciplina de Planejamento Urbano e Regional como Co-Autor da Cartilha orientativa de desenho urbano para melhoria da caminhabilidade da população idosa, publicada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e financiada pelo Santander, e Pesquisador do Núcleo Mobilidade Urbana do INSPER, como Co-Autor do Guia de Eletromobilidade para Cidades Brasileiras: Transporte público, publicado pelo Insper e Financiado pelo Itaú.
Diretor de Desenvolvimento Urbano da SP Urbanismo
-
Renato de Souza Meirelles
Renato de Souza Meirelles
Presidente da CAF Brasil
Renato de Souza Meirelles é engenheiro civil, pela Escola de Engenharia Mauá, com especializações em Administração de Empresas e Economia pela Fundação Getúlio Vargas e New York University. O Meirelles é presidente da CAF Brasil Indústria e Comércio SA, membro do Conselho Superior de Infraestrutura – COINFRA (FIESP), Delegado e vice-presidente do SIMEFRE (FIESP), membro do Conselho Consultivo da ABIFER, e membro da Junta Directiva da Cámara Oficial Española de Comércio en Brasil.
Presidente da CAF Brasil
-
Rezier Possidente
Rezier Possidente
Strategic Initiatives and Business Development da Siemens Mobility
Engenheiro Eletricista com ênfase em Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET-RJ) e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Rezier possui mais de 38 anos de experiência nas áreas de vendas e gestão de contratos no setor metroferroviário. Ao longo de sua carreira, atuou como responsável pelas unidades de negócios de Eletrificação e Sinalização Ferroviária, liderando projetos estratégicos e contribuindo significativamente para o desenvolvimento do setor. Atualmente, exerce a função de Gerente de Desenvolvimento de Negócios e Iniciativas Estratégicas na Siemens Mobility, onde é responsável por identificar oportunidades, fomentar parcerias e impulsionar o crescimento sustentável da empresa no mercado.
Strategic Initiatives and Business Development da Siemens Mobility
-
Rodrigo Policarpo
Rodrigo Policarpo
Diretor-financeiro, administrativo e comercial da Hyundai Rotem
Formado em Ciência Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), trabalha há mais de 10 anos na Hyundai Rotem Brasil, onde exerce, atualmente, o cargo de diretor financeiro, administrativo e comercial. Estando desde o começo da empresa no país, participou de todos os projetos da Hyundai Rotem Brasil, com contratos de fornecimentos de trens, manutenção e com o BNDES. É formado no curso de conselheiro de administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) em 2021 e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER).
Diretor-financeiro, administrativo e comercial da Hyundai Rotem
-
Vicente Abate
Vicente Abate
Presidente ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária)
Engenheiro Metalurgista, formado pela Escola de Engenharia Mauá; Pós-graduado em Tratamento Termomecânico de Metais, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; MBA em Marketing, pela FGV-SP e Babson College-EUA; PDE (Programa de Desenvolvimento de Executivos), pela Fundação Dom Cabral. Consultor das empresas Greenbrier Maxion e Amsted-Maxion Presidente da ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária Presidente da ABENDI - Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção Vice-Presidente • ABIFA/SIFESP – Associação Brasileira de Fundição / Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de São Paulo Diretor • SIMEFRE – Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários Conselheiro • AIC – Americas International College • ANFA – Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas • ANPTrilhos – Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos • ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos • CDESS – Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável • COINFRA – Conselho Superior de Infraestrutura da FIESP • CONSIC – Conselho Superior da Indústria da Construção da FIESP • Instituto de Engenharia • Instituto BESC de Humanidades e Economia • SAE BRASIL – Sociedade de Engenheiros da Mobilidade Membro • Comitê de Infraestrutura e Logística da RGB - Rede Governança Brasil • Fórum Nacional da Indústria da CNI • Divisão Técnica de Ferrovia do Instituto de Engenharia (coordenador) Em dezembro de 2021, Vicente Abate foi agraciado pelo Ministério da Infraestrutura com sua maior honraria, a Medalha Mérito Mauá.
Presidente ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária)
Detalhes do evento
Abordagem: O futuro da Mobilidade Urbana passa por soluções inovadoras, sustentáveis
Detalhes do evento
Abordagem:
O futuro da Mobilidade Urbana passa por soluções inovadoras, sustentáveis e integradas. O evento “VLT São Paulo”, será um espaço de discussão e apresentação dos empreendimentos voltados à requalificação urbana e à ampliação da acessibilidade por meio de um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de média capacidade.
Além de seu papel como indutor do desenvolvimento urbano, o VLT se destaca como uma alternativa ambientalmente responsável e socialmente inclusiva, alinhada às demandas do século XXI. O evento trará ainda uma imersão nas novas tecnologias dos VLTs modernos, que unem eficiência, conforto e inovação para transformar a experiência da mobilidade nas cidades.
Uma oportunidade para conhecer soluções de ponta e debater os caminhos para um transporte público mais sustentável, integrado e humano em São Paulo.
PROGRAMAÇÃO:
8h30 às 9h – Recepção e Credenciamento
9h às 9h30 – Abertura do Evento
Miriana Marques – Presidente Interina do Instituto de Engenharia
Manoel Marcos Botelho – Secretário-executivo da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo
Pedro Martin Fernandes – Diretor-presidente da SP Urbanismo (representando Elisabete França – Secretária Municipal de Urbanismo e Licenciamento)
9h30 às 12h30 – Painel 1
Eric Farcette – Diretor de Relações Institucionais da Alstom Group
Renato de Souza Meirelles – Presidente da CAF Brasil
Rodrigo Policarpo – Diretor-financeiro, administrativo e comercial da Hyundai Rotem
Daniel Rodrigues Souza – Consultor de Operações Comerciais da Marcopolo Rail
Rezier Possidente – Strategic Initiatives and Business Development da Siemens Mobility
Ao final do painel teremos 30min dedicados as perguntas do público, que serão enviadas através de QRCode
12h30 às 14h – Almoço
14h às 17h – Painel 2
Pedro Martin Fernandes – Diretor-presidente da SP Urbanismo
Rafael Barreto Castelo da Cruz – Diretor de Desenvolvimento Urbano da SP Urbanismo
Francisco Pierrini – Diretor de Operações e Engenharia, plataforma Trilhos da Motiva
José Efraim Neves da Silva – Diretor Institucional da Comporte
Ao final do painel teremos 30min dedicados as perguntas do público, que serão enviadas através de QRCode
17h às 18h – Encerramento e considerações finais
Ivan Metran Whately – Vice-presidente de Relações Externas do Instituto de Engenharia
Jean Carlos Pejo – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Infraestrutura e Logística do Instituto de Engenharia
Vicente Abate – Presidente da ABIFER e coordenador da Divisão Técnica de Ferrovias do Instituto de Engenharia
Massimo Andrea Giavina-Bianchi – Vice-presidente do SIMEFRE
Público-alvo:
Profissionais da área de transportes, urbanistas, engenheiros, gestores públicos, estudantes e demais interessados no tema.
Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-presidente de Atividades Técnicas
Eng. Jean Carlos Pejo – Diretor do Departamento de desenvolvimento de Infraestrutura e Logística
Arq.ª Maria da Penha Pereira Nobre – Diretora do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional
Eng. Vicente Abate – Coordenador da Divisão Técnica de Ferrovias
Eng. Ivan Whately – Vice-presidente de Relações Externas e Coordenador da Divisão Técnica de Mobilidade e Logística Urbana
Patrocínio Bronze:

Apoio Institucional:

Apoio à formação:
Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.
Hora
(Quinta-feira) 08:30 - 18:00
Localização
Evento Híbrido - Presencial: Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana, SP | On-line: Youtube do IE



