mai, 2024

2024ter14mai09:0012:00São Sebastião: Inovação na produção habitacional pós-eventos climáticos extremos09:00 - 12:00 Evento Híbrido - Presencial: Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana, SP | Online: Youtube do IE Organizador: Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura | Divisão Técnica de Estruturas e Controle Tecnológico | Divisão Técnica de Geotecnia Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Clique na foto e veja o currículo

  • Ivan Metran Whately - Abertura e Encerramento

    Ivan Metran Whately - Abertura e Encerramento

    VP Atividades Técnicas Instituto de Engenharia

    No Instituto de Engenharia, há 40 anos, atuou como 1º secretário da Diretoria Executiva nos últimos quatro anos. Há seis anos, é diretor do Departamento de Mobilidade e Logística e atuou por cinco anos como coordenador da Divisão Técnica de Transportes Metropolitanos. Por dois períodos de quatro anos fez parte do Conselho Deliberativo. Atualmente é VP de Atividades Técnicas e atua no Conselho Consultivo. Participa do Conselho Editorial e de Pauta da Revista Engenharia. Sempre desenvolveu atividades voluntárias, e como confrade, participa das degustações da SocIEtà – grupo de associados amigos do vinho no Instituto de Engenharia. Formado em Engenharia Civil pela FAAP, em 1974; Arquitetura pela universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1967; com cursos de extensão e estágios profissionais no Brasil e na França, nas especializações de Engenharia de Tráfego e Transporte e Planejamento de Transporte. Atuou em empresas privadas e públicas. Atualmente é consultor de Planejamento de Transporte, já foi foi assessor da Diretoria do Metrô-SP (2013-2019), foi assessor Especial do SMT (2010-2013), foi gerente de Projetos e Obras da EMTU (2007-2013), foi superintendente do DAEE (1995-1997) e foi diretor de Projetos e diretor-presidente da CPOS (1997-2005). Foi Presidente da Comissão Pró-Centro e diretor do DTP da PMSP. Além disso, foi consultor da OEA no Uruguai; diretor de Projetos de Engenharia do FUNDUSP; dirigente da Assessoria Técnica da Secretaria dos Negócios Metropolitanos; assessor Técnico da Secretaria de Estado dos Transportes, diretor do Departamento de Projetos da SEEBLA – Serviços de Engenharia, onde coordenou projetos em cidades brasileiras, Chile, Venezuela e Colômbia.

    VP Atividades Técnicas Instituto de Engenharia

  • José Eduardo Frascá Poyares Jardim - Abertura e Encerramento

    José Eduardo Frascá Poyares Jardim - Abertura e Encerramento

    Presidente do Instituto de Engenharia

    Engenheiro Civil, pela Escola Politécnica da USP, e associado ao Instituto de Engenharia desde 1961, é membro do Conselho Consultivo e responsável pela Divisão de Óleo, Gás, Biocombustíveis, Mineração e Dutos. Diretor no DECONCIC / FIESP – Departamento da Indústria da Construção e Mineração (representante do Instituto de Engenharia no DECONCIC – FIESP). Desenvolveu atividades na Construção Civil – estradas, terraplenagem, pavimentação, obras de concreto armado e protendido, barragem, construção e manutenção de dutos para petróleo, gás e biocombustíveis. Perfuração Direcional Dirigida para instalação de dutos para óleo, gás, água, esgoto e energia elétrica, com ênfase para obras offshore de aproximação de praia. Exploração de petróleo e gás, incluindo perfuração e manutenção de poços de petróleo. Foi sócio-fundador da empresa Intech Engenharia Ltda., exercendo as funções de diretor-superintendente e presidente da empresa (1998–2017); foi sócio-fundador da empresa Cluster de Bioenergia S.A., da qual é atualmente presidente do Conselho de Administração, e sócio-fundador da empresa Starfish Oil & Gas S.A., da qual foi diretor e presidente do Conselho de Administração (1998 – 2010). Foi acionista e membro do Conselho de Administração da empresa Imobel Participações Societárias S.A., com atividades em empreendimentos imobiliários. Na Azevedo & Travassos S.A. exerceu diversas atividades, desde abril de 1966 até maio de 1996, entre elas diretor, vice-presidente da Diretoria e vice-presidente do Conselho de Administração. Exerceu atividades na empresa Azevedo & Travassos Petróleo S.A., desde sua fundação em dezembro de 1982, da qual foi diretor-superintendente até julho de 1996. A empresa foi a primeira companhia privada brasileira a executar prospecção de petróleo em Contratos de Risco no Brasil. Foi diretor-presidente da Associação Brasileira dos Perfuradores de Petróleo (ABRAPET), de maio de 1989 até dezembro de 2018; presidente da Society of Petroleum Engineers (SPE) – Seção Brasil, por duas gestões, vice-presidente da ABDIB (1995-2015) e sócio da ABEMI, entre outras associações.

    Presidente do Instituto de Engenharia

  • Marcelo Branco - Palestrante

    Marcelo Branco - Palestrante

    Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação

    Administrador, com mestrado em Ciências, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Já foi secretário municipal de Transportes em São Paulo, quando presidiu a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transportes (SPTrans). Antes, atuou como secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, período em que também presidiu a Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo (EMURB). Trabalhou ainda como secretário adjunto municipal e estadual de Habitação, presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado (CDHU), e diretor administrativo da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB).

    Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação

  • Maria Teresa Diniz - Palestrante

    Maria Teresa Diniz - Palestrante

    Diretora de Projetos e Programas da CDHU

    Arquiteta e urbanista, formada pelo Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, em 2002. É mestre em Geografia, pela Université Panthéon-Sorbonne, em 2004. Atualmente, é diretora de Projetos e Programas, da CDHU, e também professora, no curso de Especialização de Planejamento e Gestão de Cidades, do PECE Poli/USP Cidades. Trabalhou, entre 2005 e 2012, na Secretaria Municipal de Habitação, onde foi coordenadora do Programa de Urbanização de Paraisópolis e do GT Projetos, liderando uma equipe de especialistas que desenvolveram as diretrizes de projetos para urbanização de favelas e habitação de interesse social. Entre 2019 e 2021, esteve na CET e na SMT, onde foi chefe da Assessoria Técnica, secretária executiva do CMTT e responsável pela edição do Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias da Prefeitura de São Paulo.

    Diretora de Projetos e Programas da CDHU

  • Reinaldo Iapequino - Palestrante

    Reinaldo Iapequino - Palestrante

    Presidente da CDHU

    O economista e advogado Reinaldo Iapequino, 64 anos, nascido em Guaianases, na zona leste de São Paulo, foi eleito pelo Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), em 2 de fevereiro, diretor-presidente da Companhia, cargo que já ocupou entre 2019 e 2021. Com larga experiência na área habitacional, Iapequino também foi secretário-executivo de Estado das pastas da Habitação e de Orçamento, Projetos e Gestão, e presidente do Conselho de Administração da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB-SP). No período de 2017 e 2018, quando desempenhava as funções de assessoria técnica junto à Secretaria Municipal de Habitação e da COHAB, atuou na formulação da primeira Parceria Público-Privada (PPP) de Habitação de âmbito municipal. Em sua passagem pela COHAB, também realizou a concorrência internacional que resultou na contratação pela entidade de 13.180 unidades habitacionais. Entre 2012 e 2015, Iapequino ocupou as funções de subsecretário da Agência Paulista de Habitação Social – Casa Paulista, órgão estadual que ajudou a criar para desenvolver a política de fomento em parceria com a iniciativa privada na oferta de habitação de interesse social. Nesse período implementou parcerias com o Governo Federal para executar o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), no Estado de São Paulo, pelo qual foram contratadas mais de 100 mil novas moradias, e coordenou a implementação da primeira Parceria Público-Privada de Habitação Social do país, que resultou na contratação de 3.683 habitações na área central da cidade de São Paulo pelo Governo do Estado. Em sua carreira profissional, também exerceu os cargos de diretor Financeiro e chefe de Gabinete do Instituto de Previdência do Estado de SP, atual SPPREV, além de prestar assessoramento no Gabinete do Reitor da Universidade Estadual Paulista (UNESP); na Diretoria de Crédito Imobiliário do Banespa e no Banco Nossa Caixa, onde ingressou por concurso público.

    Presidente da CDHU

  • Silvio Vasconcellos - Palestrante

    Silvio Vasconcellos - Palestrante

    Diretor de Engenharia e Obras da CDHU

    Engenheiro Civil, formado pela Universidade de Mogi das Cruzes (MBI) e em Gerenciamento de Projetos, pela FGV-SP. Superintendente técnico da CDHU. Coordenador do Programa de Inovação e Sustentabilidade, na CDHU. Coordenador do Comitê de Implantação - BIM, na CDHU. Diretor de Planejamento e Projeto, na CDHU. Diretor presidente, na CDHU. Atualmente, é diretor na Diretoria de Engenharia e Obras, na CDHU.

    Diretor de Engenharia e Obras da CDHU

Detalhes do evento

Abordagem: 

Em fevereiro de 2023, após o registro recorde de chuvas, milhares de pessoas ficaram desabrigadas em São Sebastião, cidade que foi mais afetada. As diretrizes que o Governo adotou foram pelo cadastramento e atendimento habitacional das famílias que perderam suas casas.

Passado um ano, a missão foi cumprida. Mas a dificuldade com terrenos e topologias, o solo encharcado e o clima chuvoso foram algumas das adversidades que impuseram a necessidade de inovação em todas as etapas: desde a desburocratização para viabilizar as áreas para construção até a escolha de métodos construtivos não convencionais, o reforço na fundação dos empreendimentos, entre outros aspectos.

Hoje, essas técnicas podem, inclusive, ser compartilhadas para a reconstrução das cidades atingidas pela tragédia ocasionadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. É importante que engenheiros e autoridades que forem envolvidas na recuperação das cidades atingidas acompanhem esse evento.

Para detalhar toda essa jornada de reconstrução, a SDUH (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação) e a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) apresentarão uma exposição técnica sobre a atuação do Governo de São Paulo em São Sebastião, uma experiência única e inovadora no setor público em resposta a desastres decorrentes de eventos climáticos extremos.

Público-alvo: 

Engenheiros, arquitetos, técnicos, estudantes e demais interessados.

Programação:

9h30 às 9h50 – Abertura do evento

José Eduardo Frascá Poyares Jardim – Presidente do Instituto de Engenharia

Ivan Metran Whately – Vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia

Marcelo Branco – Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Estado de São Paulo

09h50 às 10h – CDHU Institucional 

Palestrante: Reinaldo Iapequino – Presidente da CDHU

10h às 10h30 – Explanação Técnica

Palestra 1: Projeto São Sebastião

Palestrante: Maria Teresa Diniz – Diretora de Projetos e Programas da CDHU

Palestra 2: Obras São Sebastião

Palestrante: Silvio Vasconcelos – Diretor de Engenharia e Obras da CDHU

11h às 12h – Mesa redonda

Debate entre departamentos técnicos da CDHU e Instituto de Engenharia

12h – Encerramento

José Eduardo Frascá Poyares Jardim – Presidente do Instituto de Engenharia

Marcelo Branco – Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Estado de São Paulo

Reinaldo Iapequino – Presidente da CDHU

Ivan Metran Whately – Vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia

Realização:

 

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-presidente de Atividades Técnicas

Eng. Francisco José Pereira de Oliveira – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura

Eng. Douglas Couto – Vice-coordenador da Divisão Técnica de Estruturas e Controle Tecnológico

Eng. Arthur Teixeira Askinis – Coordenador da Divisão Técnica de Geotecnia

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

Hora

(Terça-feira) 09:00 - 12:00

Localização

Evento Híbrido - Presencial: Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana, SP | Online: Youtube do IE

Organizador

Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura | Divisão Técnica de Estruturas e Controle Tecnológico | Divisão Técnica de Geotecnia

X
X
X
X
X