O presidente do Instituto de Engenharia, José Eduardo Jardim, e membros da diretoria receberam, nesta terça-feira (27), a visita de Raul de Souza Almeida, idealizador do projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu.
Durante o encontro, Raul apresentou o projeto, iniciado em 2006, que tem como objetivo capacitar adolescentes entre 14 e 17 anos incompletos, de famílias em situação de vulnerabilidade social e estudantes de escolas públicas do município, na arte do restauro de patrimônios históricos, área integrante da Construção Civil.
Engenheiro eletricista formado pela Escola de Engenharia Mackenzie, a trajetória de Raul no projeto teve início após sua aposentadoria, quando se mudou para o interior de São Paulo e passou a se envolver com atividades ligadas ao turismo. Itu, cidade com cerca de 175 mil habitantes, já foi considerada a mais rica do Estado de São Paulo, tendo sido residência de diversos barões do café. O município abriga um expressivo patrimônio histórico, com 235 imóveis tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), além de 30 fazendas dos séculos XVII e XVIII, um verdadeiro museu a céu aberto — cenário que chamou a atenção de Raul.
Instalada no Quartel de Itu, fruto da cessão do local pelo Exército Brasileiro e resultado de uma das parcerias e convênios que mantém o Oficina Escola funcionando, o curso tem duração de 12 meses, é realizado no período da tarde, de segunda a sexta-feira, e oferece aos alunos refeição diária e bolsa-auxílio mensal. Para ingressar no programa, os candidatos passam por entrevista com a equipe de assistência social. Até o momento, o projeto já formou 357 restauradores.
A grade curricular conta com 717 horas/aula por ano, incluindo disciplinas como história da arquitetura, orçamento de obras, educação patrimonial e AutoCAD 2D, entre outras.
Como associação voltada à inclusão social, o projeto é beneficiado por incentivos fiscais do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (federal) e do ICMS, por meio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
O próximo desafio dos alunos será o projeto de restauro da primeira sede do Colégio São Luiz, em Itu, que completará 160 anos, em 2027.
Participaram, também, da apresentação Miriana Marques, vice-presidente de Administração e Finanças, e Lawrence Koo, vice-presidente de Assuntos Internos.






