No Dia do Engenheiro, data de grande relevância para a área tecnológica e para o debate sobre formação profissional no país, o Sistema Confea/Crea aprovou medida que institui o Programa de Incentivo ao Registro Profissional dos Recém-Formados. Considerada um dos avanços mais importantes dos últimos anos para jovens profissionais da área tecnológica, a decisão foi tomada na Sessão Plenária do Confea e anunciada em primeira mão à categoria paulista pela engenheira Lígia Mackey, presidente do Crea-SP, na mesma data, 11 de dezembro.
“Essa é uma grande conquista para comemorar neste Dia do Engenheiro. A iniciativa vai nos ajudar a impulsionar o ingresso dos jovens da área tecnológica no Sistema e garantir que o desenvolvimento do nosso país seja continuado com tecnologia e responsabilidade técnica. São vitórias como esta que nos ajudam na aproximação com as novas gerações”, comemorou a presidente do Regional paulista.
Em seu anúncio, o presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, ressaltou que a nova norma é o maior programa de incentivo e acolhimento aos futuros profissionais já implementado pelo Sistema nos últimos anos. “Para cada 100 estudantes que ingressam em cursos de Engenharia, apenas 35 chegam à formatura. E, desses, somente 15 atuam efetivamente na área”, enfatizou.
A aprovação da nova medida terá um reflexo significativo. De acordo com o Confea, mais de 110 mil profissionais que se formam anualmente em Engenharia, Agronomia e Geociências no Brasil, passam a ser diretamente alcançados pelas ações de incentivo ao registro e à aproximação com o Sistema. Mais de um quarto desse total encontra-se no estado de São Paulo. “Ao facilitar o registro e aproximar o estudante e o recém-formado dos Creas, incentivamos o exercício legal da profissão. É um atrativo adicional, mas a aproximação deve ocorrer também por meio de iniciativas voltadas à inovação, empregabilidade, capacitação e outros temas e iniciativas dos regionais”, disse a gerente de Desburocratização e Normatização do Confea, Eng. Alim. Ana Luiza Alvim.
Os incentivos previstos dependem da adesão da instituição de ensino ao Programa, que envolve contrapartidas como a realização de palestras conjuntas e o cadastro prévio dos formandos. O estudante também deverá ter solicitado o registro antecipadamente e encaminhado a documentação exigida.






