IE realiza visita técnica ao sistema de telecomunicações da Linha 5–Lilás do Metrô

A convite da Comba — empresa de origem asiática e pioneira na implantação de sistemas Distributed Antenna System (DAS) — a diretoria do Instituto de Engenharia, acompanhada de convidados, participou de uma visita técnica ao sistema de telecomunicações instalado na estação Campo Belo, da Linha 5–Lilás do Metrô de São Paulo.

Sobre o projeto, o diretor da Comba no Brasil, Johnny Brito, destacou a abrangência da atuação da empresa no sistema metroviário paulista. “Não apenas neste projeto da Linha 5, mas também nas Linhas 1 (Azul), 2 (Verde) e 3 (Vermelha), a Comba foi escolhida para a implantação de soluções técnicas e de Engenharia. Entregamos a solução completa: serviços de Engenharia, projetos, integração, equipamentos e acessórios, além da instalação e da operação do sistema em regime 7 por 24″, explicou.

Essas instalações fortalecem a infraestrutura de telecomunicações, ampliando a capacidade de cobertura de internet (4G e 5G) para milhões de passageiros que usam o sistema diariamente.

Entre os principais desafios do trabalho, Brito ressaltou a necessidade de conciliar a implantação dos serviços com o horário de funcionamento do Metrô, especialmente em linhas já em operação. “Temos um cronograma bastante rígido, o que exige equipes altamente sincronizadas”, afirmou.

Ao final da visita, o presidente do Instituto de Engenharia, José Eduardo Jardim, convidou Johnny Brito e toda a equipe da Comba a apresentarem no Instituto mais detalhes sobre esse trabalho de grande relevância para a mobilidade urbana e para a infraestrutura das linhas do Metrô de São Paulo.

Além do diretor da Comba, a comitiva do IE foi recebida por Matias Diaz e Rodrigo Dias, engenheiros de Radiofrequência; Alessandro Gomes, responsável pela Infraestrutura; Tamires Porto, da área de Marketing, e Rosângela Ramalho Cacure, responsável Técnica da Motiva, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil.