Assista abaixo à gravação do evento:
+ Informações:
A norma ABNT NBR 13534 estabelece os requisitos para as instalações elétricas em estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS), com foco na segurança dos pacientes e na continuidade do fornecimento de energia em locais críticos, como salas cirúrgicas, UTIs e centros de recuperação.
Nesses ambientes, qualquer falha elétrica pode colocar vidas em risco, exigindo o uso de uma infraestrutura diferenciada, baseada no esquema de aterramento IT. O uso deste tipo de esquema, permite que, mesmo diante da primeira falha à terra, o fornecimento de energia continue ativo — garantindo segurança e operação ininterrupta.
O sistema IT médico é composto por transformador de isolamento, dispositivo supervisor de isolamento (DSI) e anunciador de alarmes, como componentes obrigatórios, podendo ter localização automática de falhas e utilizar IHMs mais sofisticadas para a interação com a equipe do hospital.
O DSI tem papel fundamental, pois monitora continuamente a resistência de isolamento entre os condutores vivos e a terra, emitindo alarmes visuais e sonoros quando há redução da resistência, sem desligar o circuito, possibilitando a detecção precoce de falhas, manutenção segura e proteção constante dos pacientes e equipamentos.
Público-alvo:
Engenheiros, arquitetos e técnicos que atuam em projeto, manutenção e inspeção de instalações elétricas de hospitais, postos de saúde, clínicas médicas e veterinárias e locais análogos.
Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-presidente de Atividades Técnicas
Eng. Francisco José Pereira de Oliveira – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura
Eng. Paulo Barreto – Coordenador da Divisão Técnica de Sistemas
Apoio Institucional:

Apoio à formação:
Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.





