Paulo Skaf tem encontro com lideranças do IE

Da esq. p/ dir.: Lawrence Koo, VP Assuntos Internos IE, Rui Camargo, diretor da Revista Engenharia, Ivan Whately, VP Relações Externas IE, Paulo Skaf, José Eduardo Jardim, Eny Uono Sanchez, diretora IE, Miriana Marques, VP Adm. Finanças IE, Jerônimo Cabral, VP Atividades Técnicas IE

O presidente eleito da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, que assume em janeiro seu quinto mandato à frente da entidade, foi recebido nesta segunda-feira (3) pela diretoria executiva do Instituto de Engenharia, parceiros e convidados, para um almoço na sede da instituição.

Após as boas-vindas do presidente do Instituto de Engenharia, José Eduardo Jardim, Skaf abordou temas relacionados à geopolítica e destacou a importância da relação com os Estados Unidos, principal parceiro comercial do Brasil.

Sobre seu retorno à Fiesp, previsto para janeiro, Skaf afirmou que terá grandes desafios pela frente, uma vez que, segundo ele, “para todos os lados que olhamos — seja na economia, geopolítica, política, segurança pública, segurança jurídica ou educação — não há uma área em que possamos dizer ‘aqui está acertado’. Todas precisam de ajustes”.

Em relação ao aumento de impostos, Skaf foi categórico ao afirmar que não permitirá novos reajustes e, se necessário, “desenterrará o pato”, em referência ao símbolo da campanha da Fiesp contra a alta de impostos e o retorno da CPMF em 2015.

Quanto à composição dos novos conselhos superiores da Fiesp, ele citou alguns nomes: a senadora Tereza Cristina (PP-MS), que integrará o conselho do agronegócio, e o senador Sergio Moro, que participará do conselho de segurança.

Ao comentar sobre a operação policial realizada na terça-feira (28), no Rio de Janeiro, que resultou em mais de cem mortes, Skaf destacou a importância do combate ao crime organizado, afirmando que “não se deve proteger bandido” e que a ação “não foi uma chacina, mas um combate legítimo”.

O encontro, que foi uma parceria Instituto de Engenharia, Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e Associação Paulista Viva (APV), teve em sua mesa diretora: José Eduardo Jardim, presidente do IE; Miguel Ignatios, presidente da ADVB; Ney Zanella, ADVB; Paulo Skaf; Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha; e Livio Giosa, presidente da APV.

Também compareceu ao encontro, entre outras autoridades, Rubens Barbosa, presidente de honra da Fiesp.