O presidente do Instituto de Engenharia, José Eduardo Jardim, juntamente com sua diretoria e conselhos, recebeu na sede da entidade Dario Rais Lopes, ex-secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e ex-secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, e Cyro Antonio Laurenza Filho, representante do Instituto para o Desenvolvimento dos Sistemas de Transportes (iDESTRA).
O encontro teve como objetivo discutir a viabilização do uso de motores lineares em novos traçados ferroviários. Atualmente, essa tecnologia ainda não é aplicada no Brasil, mas o iDESTRA dispõe do conhecimento técnico e de profissionais qualificados para sua implementação. Um dos pontos centrais da reunião foi a proposta para que o Instituto de Engenharia seja o articulador entre o iDESTRA e os governos federal e estadual para a introdução dessa inovação no País.
A reunião contou também com a presença dos ex-presidentes do Instituto de Engenharia Edemar de Souza Amorim (2007/2008), Camil Eid (2013/2014 e 2015/2016) e Alfredo Savelli (1993/1994 e 1995/1996), atualmente presidente do Conselho Consultivo.
Vale lembrar que Dario Rais Lopes foi agraciado com o título de Eminente Engenheiro do Ano de 2005 pelo Instituto de Engenharia.