Pela primeira vez na história, uma equipe brasileira conquistou o primeiro lugar na maior competição universitária de foguetes do mundo, a International Rocket Engineering Competition (IREC). O feito inédito foi alcançado pela UFABC Rocket Design, equipe formada por mais de 130 estudantes da Universidade Federal do ABC (UFABC), que venceu a edição de 2025 da competição na categoria 10.000 pés com propulsão sólida SRAD (Student Researched and Developed), realizada entre os dias 9 e 14 de junho no estado do Texas, Estados Unidos.
O foguete vencedor, batizado de Aracê, atingiu exatos 3.255 metros de altitude, uma precisão impressionante de 99,5% em relação aos 3.272 metros previstos em simulação
— erro de apenas 0,66%. O dado chamou atenção dos jurados e reforça o nível técnico do projeto, cuja modelagem foi feita com um software de simulação 6DOF (seis graus de liberdade), desenvolvido internamente pelos próprios alunos da UFABC, como parte de um projeto de iniciação científica.
Além do apogeu, a missão teve recuperação completa e segura da carga útil, sem danos ao foguete, e poderia inclusive realizar um segundo voo. Todos os subsistemas foram projetados, fabricados e testados por estudantes, abrangendo propulsão, aerodinâmica, estruturas, sistemas de recuperação e integração – um verdadeiro exemplo de engenharia multidisciplinar e colaborativa.
Uma conquista com significado muito além do troféu
Mais do que uma vitória em uma competição, o feito representa:
- A força da educação pública brasileira e dos cursos de engenharia do país
- O impacto da ciência feita por estudantes, com protagonismo, criatividade e precisão
- A prova de que o Brasil pode competir – e vencer – em nível mundial, mesmo diante de limitações orçamentárias e desafios logísticos
“Ver tudo funcionando perfeitamente — da propulsão à recuperação — foi emocionante. Essa vitória é a realização de um sonho coletivo que atravessou
gerações e 15 anos de história da equipe”, afirma Pedro Lima, estudante de Engenharia Aeroespacial e um dos capitães do time durante o desenvolvimento do Aracê.
O projeto também reforça a importância de investimentos em ciência, tecnologia e inovação no ambiente universitário. “Um foguete como o Aracê exige conhecimento profundo de diversas áreas e nada disso seria possível sem o apoio da universidade pública”, acrescenta o professor orientador do projeto de simulação, Dr. Cesar Freire.
Sobre a IREC
A International Rocket Engineering Competition (IREC) é considerada a Copa do Mundo da engenharia de foguetes. Realizada anualmente no Estados Unidos, integra o Spaceport America Cup, e reúne mais de 150 equipes universitárias de diferentes países, com cerca de 2.000 participantes entre estudantes, professores e mentores.
As categorias variam conforme o tipo de propulsão e a meta de altitude (em geral, 10 mil ou 30 mil pés). A UFABC Rocket Design competiu na categoria 10k SRAD Solid, com motor desenvolvido integralmente pela própria equipe – algo que exige alto nível de conhecimento técnico e rigor em testes.
Sobre a UFABC Rocket Design
Criada em 2010, a UFABC Rocket Design é a equipe de foguetes da Universidade Federal do ABC, instituição pública federal vinculada ao MEC. A equipe já representou o Brasil diversas vezes na IREC e na Latin American Space Challenge (LASC), maior competição da América Latina. Composta por estudantes de diferentes cursos — como Engenharia Aeroespacial, Mecânica, Elétrica, Computação, Física e Ciência & Tecnologia —, o grupo desenvolve tecnologias de ponta com foco em foguetes experimentais, integração de sistemas, simulação de voo e automação.
O projeto Aracê é o resultado de um ano e meio de trabalho intenso, com envolvimento de mais de 100 estudantes divididos em subsistemas técnicos e administrativos, utilizando metodologias de engenharia de sistemas, gestão de projetos e ciclos de teste e validação.
A UFABC Rocket Design, esteve presente STEAM DAY, promovido pelo Instituto de Engenharia, IPEN e a ACIESP, em 2024, e apresentou o foguete durante o evento.
