Trabalho colaborativo discutirá um “Projeto Brasil” visando a eleição presidencial

Da esq. p/ dir.: José Eduardo Jardim, presidente do Instituto de Engenharia, Rubens Barbosa e Shigeaki Ueki

No último dia 10, a diretoria, conselhos, corpo técnico do Instituto de Engenharia e convidados realizaram uma reunião com Rubens Barbosa, presidente do IRICE (Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior), Shigeaki Ueki, ex-Ministro de Minas e Energia, e Eduardo Pereira de Carvalho, economista e ex-secretário-geral do Ministério da Fazenda.

Durante o encontro, Rubens Barbosa apresentou uma proposta para fomentar um debate plural, técnico e apartidário para a criação do documento “Uma estratégia para o Brasil – o lugar do Brasil no mundo”, um registro da sociedade civil para ser entregue no próximo ano aos candidatos à presidência da República.

O documento será estruturado em um fórum, seguido de ciclos de encontros ao longo deste ano. Esse trabalho é uma iniciativa do IRICE, com o apoio do Instituto de Engenharia, que será elaborado com uma visão estratégica e isenta, voltado à análise dos interesses permanentes do País.

Com 16 páginas, o documento parte das potencialidades e vulnerabilidades do Brasil para reposicioná-lo em um novo cenário global.

Como um trabalho colaborativo, há uma mobilização de vários setores, instituições públicas e privadas, empresas, academia, formadores de opinião e sociedade civil, que tenham comprometimento com o futuro do País.