Presidente do Instituto de Engenharia nos anos de 2001 e 2002, Antonio Helio Guerra Vieira criou, em 1968, o Laboratório de Sistemas Digitais da USP, onde, em 1972, fez parte do grupo que elaborou o projeto do primeiro computador brasileiro, o “Patinho Feio”.
A máquina, em uma caixa de um metro de altura por um metro de comprimento, havia sido fabricada ao longo do ano anterior por alunos de graduação e pós-graduação da universidade, que atuaram sob a liderança do professor Hélio Guerra.
Associado ao Instituto de Engenharia desde 1978, formou-se em Engenharia Mecânica, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), onde foi reitor no período de 1982 a 1986.

Em 2023, esteve pela última vez no Instituto de Engenharia, quando houve um encontro com os ex-presidentes da Casa.

Helio Guerra também presidiu a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp),entre 1979 e 1985, e foi um dos criadores e presidente da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE).
O velório será hoje (3), das 12h às 17h, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, no auditório Francisco Romeu Landi, e o enterro será nesta quarta, em Guaratinguetá, sua cidade natal.
A diretoria do Instituto de Engenharia, Conselhos, associados e colaboradores manifestam suas condolências aos familiares e amigos.