Discurso do presidente José Eduardo Jardim – Dia do Engenheiro 2023

Boa noite a todos presentes e aos que nos acompanham pelo YouTube do Instituto de Engenharia.

É com grande alegria que celebramos nesta noite o Dia do Engenheiro, na presença de amigos, associados, parceiros, o corpo técnico do Instituto de Engenharia e os jovens engenheiros e engenheiras que, brilhantemente, concluíram suas graduações.

A Engenharia é uma profissão que tenho a honra de exercer, profissão que escolhemos para a vida, nos dedicamos, nos desafiamos e, com ela, ajudamos a construir, a desenvolver e a inovar o nosso País.

Comemorar esta data na Casa da Engenharia é, acima de tudo, lembrar todos aqueles profissionais que, nestes 107 anos de jornada do Instituto de Engenharia, ajudaram a valorizar a profissão.

Esta Casa sempre se manifestou sobre os problemas de grande repercussão e, também, nas questões do dia a dia, que atingem diretamente a qualidade de vida da sociedade. É difícil ter algum assunto, relacionado à Engenharia, que já não tenha sido pauta nesta Casa.

Isso porque contamos com profissionais, altamente especializados, que doam o seu tempo e o seus conhecimentos -como instrumento de progresso e de cidadania- e realizam debates, palestras, cursos, eventos e discutem projetos, que são encaminhados às esferas municipais, estaduais e federal, das mais variadas áreas da Engenharia, por meio dos nossos seis departamentos, que congregam 34 Divisões Técnicas que, nesta noite, serão homenageadas.

A jornada acadêmica na área de Engenharia é desafiadora e exigente, demandando não apenas habilidades técnicas, mas também resiliência, perseverança e muito comprometimento. É uma disciplina que vai além das salas de aula e ela se manifesta na capacidade de solucionar problemas complexos, de inovar e de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

E esta noite tenho a honra de ter aqui os jovens engenheiros e engenheiras, que venceram essa primeira etapa e agora partem para a vida profissional.

Quero parabenizá-los pelo destaque em suas turmas e dizer que o Instituto de Engenharia está sempre de portas abertas para todos vocês, para apoiá-los e, também, para aprender com vocês!

Hoje, também celebramos e fazemos um balanço de mais um ano de muito trabalho e dedicação. Nesta primeira fase de minha gestão, sempre contei com o apoio da minha diretoria e Conselhos, aos quais agradeço imensamente. Seguimos trabalhando em conjunto com entidades parceiras e concretizamos novas parcerias, como com a Associação Paulista de Medicina.

Realizamos grandes eventos, entre eles:

  • O Balanço dos primeiros 16 meses de implantação da Faixa Azul, cujo projeto-piloto, na Avenida 23 de Maio, onde chega a circular 2400 motos por hora, reduziu imensamente o número de acidentes;
  • O debate sobre a Nova ligação do Planalto à Baixada Santista, ligação que é estudada pelo Instituto de Engenharia desde 2011, e é matéria de grande relevância para a logística, não apenas de São Paulo, como de todo o Brasil, pelo fato desta ligação fazer parte do maior corredor de comércio exterior do País;
  • Discutimos também a questão do armazenamento de energia, com as principais tendências para o uso eficiente, viável, técnico e econômico para o armazenamento em horários de baixo consumo e alta produção;
  • A questão da Evolução do Mercado do Hidrogênio Verde – H2V – no Brasil foi tema de seminário, quando discutimos os aspectos técnicos e econômicos, com implicações em políticas de ESG, energias alternativas e descarbonização, além de sua tecnologia, desde a sua infraestrutura até a produção e aplicação.
  • Recebemos as principais autoridades nacionais e internacionais associadas ao desenvolvimento regional e metropolitano sobre trilhos no Estado de São Paulo, para discutir a Interoperabilidade sobre Trilhos, que visa um transporte eficiente, que atraia atividades econômicas para as cidades e aumente a produtividade e a qualidade de vida dos usuários;
  • Há poucos dias, também realizamos o encontro sobre as inovações e a expansão das redes de transporte público na Região Metropolitana de São Paulo, com destaque ao aeromovel, com tecnologia 100% nacional, que ligará a linha 13 – Jade, da CPTM, ao Aeroporto de Guarulhos;
  • Fechamos parceria com o Metrô de São Paulo, com o apoio do Instituto Mauá de Tecnologia, para o projeto “Resolva aqui suas dúvidas de matemática”. Às segundas-feiras, das 14h às 20h, estudantes do primeiro ano de Engenharia da Mauá tiram dúvidas de matemática, na estação Sacomã, da linha 2 – Verde.
  • Durante todo o ano, os eventos do Instituto de Engenharia congregam o projeto IE Solidário. Cada inscrito em evento presencial traz um quilo de alimento não perecível, que é doado a instituições que cuidam de moradores de rua, famílias de baixa renda, orfanatos e asilos. Neste segundo ano de projeto, totalizamos 167 quilos de alimentos arrecadados, que beneficiaram três instituições.

Essas são apenas algumas das atividades desenvolvidas em 2023, mas o Instituto de Engenharia tem vários projetos de nação, em andamento, como:

  • a necessidade de o Brasil viabilizar, em termos conjunturais e atendendo os requisitos sanitários, o uso da irradiação como meio de descontaminação, para garantir a segurança alimentar e a exportação de produtos;
  • a governança metropolitana dos transportes;
  • o Simpósio Internacional: Promovendo uma Amazônia Inovadora e Sustentável – SIPAIS.
  • a hidrovia como vetor do desenvolvimento e,
  • a ocupação sustentável do território nacional pela ferrovia associada ao agronegócio, entre outros projetos que vocês podem conhecer acessando o nosso site.

Para finalizar, quero agradecer a oportunidade e a privilégio de presidir essa Casa. Parabenizar todos os engenheiros e engenheiras que acreditam em nossa missão “de trabalhar pelo desenvolvimento do Brasil e pela qualidade de vida da sociedade”, e que nos apoiam, oferecem seus conhecimentos, seu tempo e dedicação para honrar aqueles que, antes de nós, construíram ano após ano, o que hoje chamamos de a casa do engenheiro e da Engenharia.

Muito obrigado a todos!