IE participa do Fórum Sorocaba 2050

Luiz Alberto Fioravante representou o Instituto de Engenharia

O associado e engenheiro Luiz Alberto Fioravante representou o Instituto de Engenharia na abertura do evento “Fórum Sorocaba 2050: Construímos hoje a Sorocaba do Amanhã”, no painel “Metodologia para Construção de Planos Municipais para Smart Cities”.

O evento, que aconteceu nos dias 17 e 18 de abril, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), foi uma iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio do PTS e do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), e reuniu autoridades, especialistas de diversas áreas, pesquisadores, gestores públicos, empresários, empreendedores e estudantes de toda a Região Metropolitana de Sorocaba, com o objetivo de promover um amplo debate sobre questões socioambientais e tecnológicas que permeiam as mais variadas áreas do conhecimento e que contribuam na implantação de políticas públicas para a construção de cidades inteligentes e preparadas para o futuro.

A programação teve início na noite de segunda-feira, contando com a presença do vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth e do prefeito de Sorocaba e presidente da RMS, Rodrigo Manga, entre outros.

“O principal propósito de termos uma cidade inteligente é poder facilitar a vida da população, levando mais qualidade de vida a todos. É esse o objetivo principal de todos os recursos reunidos nesse conceito, que deve ser aplicado não apenas em Sorocaba, mas em todos os municípios da nossa região”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, durante o evento de abertura.

“Sorocaba é uma parceira do Estado muito importante e tem cumprido seu papel para o desenvolvimento do município e região. Temos um diálogo aberto e tenho a certeza de que vamos poder colaborar muito com o município em vários projetos voltados para a questão de cidades inteligentes”, adiantou o vice-governador, Felício Ramuth.

O evento reuniu 13 diferentes painéis, com dezenas de especialistas e mediadores, tendo também várias instituições e grandes empresas como expositores, atraindo um público de mais de mil expectadores envolvidos com os variados aspectos acerca do desenvolvimento regional, os quais também são formadores de opinião e multiplicadores de conhecimento.

Na oportunidade, a Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico, também lançou oficialmente o “Sandbox Sorocaba”. Trata-se de um ambiente isolado para testes, voltado a desenvolvedores, que permite testar novos programas, aplicativos e plataformas com segurança. Com essa iniciativa, o objetivo é permitir que empresas e startups de Sorocaba possam contar com esse suporte durante todo o processo de desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, dentro do contexto de cidades inteligentes.

Painéis simultâneos

Nesta terça-feira (18), o evento foi aberto ao público e se estendeu ao longo de todo o dia, com uma série de palestras simultâneas, em diferentes painéis temáticos, com conteúdos que discutiram, na prática, a implantação de soluções inovadoras nas várias dimensões das cidades inteligentes, criativas, sustentáveis, humanizadas e inovadoras. Para acompanhar as palestras, o público pode contar com a utilização de dispositivos tecnológicos de áudio, que permitiram, a partir de um simples toque, ouvir o som de cada palestra, escolhendo, a cada momento, o assunto de sua preferência. Os painéis temáticos debatidos foram: “Normas e Mecanismos de Aferição de Cidades Sustentáveis, Inteligentes e Resilientes”; “Metodologia para Construção de Smart Cities”; “Cases de Sucesso de Cidades Inteligentes”; “Financiamento para Investimentos”; “A Comunicação do Futuro”; “Mobilidade”; “Infraestrutura e Tecnologia de Telecomunicações”; “Segurança: Cases de Videomonitoramento e Muralha Eletrônica”; “Energia e Meio Ambiente”; “Smart Living – Cases de Loteamentos Inteligentes”; “Economia Circular, Empreendedorismo e Geração de Empregos”; “Saúde e Qualidade de Vida” e “Inovação Social, Cultural e Educacional”.

Ao final do evento, no dia 18, foi lida a carta aberta do Poder Público, iniciativa privada, instituições de ensino e instituições de ciência e tecnologia, referente aos temas tratados ao longo do fórum, comprometendo-se a desenvolver e implementar projetos e iniciativas alinhados ao conceito de Cidades Inteligentes até 2050. A ideia é adotar, como pilares dessa transformação, as normas internacionalmente conhecidas e aprovadas, além dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da ONU (Organização das Nações Unidas), tendo como prioridade o interesse público e o bem-estar dos cidadãos, promovendo a melhoria da qualidade de vida de todos.

Todo o conteúdo da cerimônia de abertura do evento, das variadas palestras e a série de entrevistas exclusivas com especialistas e convidados participantes do Fórum Sorocaba 2050 estará disponível no canal da Prefeitura de Sorocaba no YouTube, além de no site (www.sorocaba.sp.gov.br) e nas mídias sociais (@prefeituradesorocaba).

Fonte: Prefeitura de Sorocaba