Início Notícias Instituto de Engenharia Ozires Silva, Eminente Engenheiro do Ano do IE em 1980, chega aos...

Ozires Silva, Eminente Engenheiro do Ano do IE em 1980, chega aos 92 anos; Embraer faz homenagem

Foto: Embraer

Neste dia 8 de janeiro de 2023, o engenheiro brasileiro Ozires Silva completa 92 anos. A marca pessoal é tão memorável quando o vasto desenvolvimento trouxe para o setor aeroespacial do país e o legado que um dia deixará. E, por ocasião do seu aniversário, a Embraer, lhe rendeu uma homenagem nas redes sociais.

A fabricante brasileira de aeronaves, hoje reconhecida em todo o mundo, teve o toque de Ozires Silva em seus primórdios. Isso faz de Silva um dos mais importantes personagens do setor aéreo mundial, e não apenas do Brasil. Então, nada mais justa e merecida tal celebração.

“Hoje, comemoramos o aniversário de Ozires Silva, engenheiro, pioneiro da indústria aeronáutica brasileira e líder do grupo de visionários que criou a Embraer”, dizia a publicação da Embraer. A empresa também chegou a fazer um curta-metragem animado com a sua história e a de Ozires Silva, que pode ser vista em https://bit.ly/3WWoOtV.

Na próxima semana, um evento será realizado em São José dos Campos (SP), berço e epicentro da indústria aeroespacial brasileira. O encontro, que está sendo organizado por DCTA, Invoz, Embraer, Rödl & Partner e Ânima Educação, também contará com uma homenagem e um prêmio pelo “Conjunto da Obra”, a ser concedido pela Fundação Brazil’s Best a Ozires Silva. Estarão presentes autoridades, empresários e executivos ligados à indústria aeroespacial brasileira.

Um pequeno resumo

Ozires Silva nasceu em 8 de janeiro de 1931, em Bauru – SP. Em 1948 entrou para a escola da Força Aérea Brasileira (FAB), no Rio de Janeiro, onde recebeu sua licença de piloto militar quatro anos depois. Mudou-se para São José dos Campos – SP para ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1959, graduando-se em Engenharia Aeronáutica em 1962.

Após a graduação, passou a liderar o Departamento de Aeronaves do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento. Em 1965 iniciou o projeto IPD-6504, que se tornaria depois o avião Bandeirante.

Silva liderou a Embraer entre os anos de 1970 até 1986 e retornou em 1992, para presidir a companhia durante o processo de reestruturação até sua privatização em dezembro de 1994.

Em 2021, se tornou o primeiro brasileiro a receber a medalha Guggenheim, uma das mais significativas condecorações internacionais de engenharia aeronáutica do mundo.

Fonte: Aeroin

X
X
X
X
X