G1 – Trepidação do tatuzão pode ter causado ruptura de túnel de esgoto na Marginal Tietê, diz presidente do Instituto de Engenharia

O presidente do Instituto de Engenharia de São Paulo, Paulo Ferreira, e o acidente desta terça-feia (1) na Marginal do Tietê. — Foto: Montagem/g1

Supertúnel da Sabesp foi inaugurado em 2020 dentro do projeto de despoluição do Rio Tietê. Ele coleta dejetos de nove bairros da região central e leva para a estação de tratamento de Barueri, na Grande SP. Técnicos da Sabesp trabalham para desviar o esgoto para outros interceptores.

O presidente do Instituto de Engenharia de São Paulo, Paulo Ferreira, disse que a trepidação causada pelo equipamento conhecido como o tatuzão – usado para a abertura dos túneis do Metrô – é uma das hipóteses para o acidente que abriu uma enorme cratera nesta terça-feira (1) na Marginal do Tietê, na Zona Norte da capital paulista.

O acidente interditou a pista local da Marginal no sentido Ayrton Senna e já ocupa três faixas da pista local da via principal via rodoviária da cidade, rompendo um supertúnel de coleta de esgoto que atende cerca de 2,2 milhões de pessoas na cidade (veja mais abaixo).

O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, afirmou que o rompimento na galeria de esgoto que passa no sentido transversal ao túnel da obra da Linha 6-Laranja do Metrô abriu a cratera na Marginal Tietê.

“Em qualquer movimentação ele [tatuzão] provoca uma trepidação no terreno, uma desestabilização no terreno. Agora, você tem uma obra perpendicular, essa obra perpendicular movimenta e esse movimento deve ter provocado uma ruptura, pode ser numa junta”, disse Ferreira.

“Se não for uma junta, que seria um problema mais tranquilo, foi uma ruptura, aí é um problema um pouco pior, uma ruptura na estrutura. Aí a vazão escoa pra fora e, escoando pra fora, carrega tudo. Nesse caso é um solapamento”, explicou.
O perito do Instituto de Criminalística (IC) que será responsável pelo laudo do acidente diz que é difícil prever em quanto tempo a área deve ser liberada.

“Se nós tivermos a felicidade, no sentido técnico, de a obra se comportar bem, se o tempo ajudar, porque se começar a chover muito forte, você vai ter bloqueio. Mas, se o tempo colaborar, se nós tivermos uma estabilização de solo boa, rapidamente, eu não posso te dizer dias e horas, mas rapidamente será contido. Você faz uma estabilização e a pista pode ser liberada”, declarou Ricardo Luis Lopes.

Tatuzão

Chamado popularmente de ‘tatuzão’, a tuneladora que trabalha desde 16 de dezembro nas obras da Linha 6 – Laranja do Metrô pesa 2 mil toneladas e tem 109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,61 metros.

Ela pode perfurar aproximadamente 12 metros por dia. São necessárias 45 pessoas para operar a máquina.

O tatuzão possui refeitório, cabine de enfermagem e esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares, segundo o Metrô informou na época do inícios da operação.

Supertúnel

O acidente na Marginal Tietê nesta terça-feira (1º) rompeu o supertúnel de coleta de esgoto inaugurado pelo governo de São Paulo em 2020 e que atendia cerca de 2,2 milhões de pessoas, segundo a Sabesp. No total, são 2.240 litros de esgoto por segundo que passavam por ali, afirmou a companhia.

Chamada Interceptor de Esgotos (ITI-7), a tubulação é responsável por coletar o esgoto de nove bairros da região central de São Paulo e encaminhar os dejetos para a estação de tratamento de Barueri, na Grande São Paulo, a ETE Barueri.

“A Sabesp informa o rompimento de uma tubulação de esgoto durante execução das obras da Linha 6 do Metrô nesta manhã (1/2). Em conjunto com a Secretaria de Transportes Metropolitanos e com a empresa responsável pela obra do Metrô, equipes técnicas da Sabesp trabalham para identificar as causas do rompimento e iniciar os serviços para conserto”, disse companhia.

A tubulação está instalada no trecho entre a Avenida do Estado, no Centro, e a Ponte do Piqueri, na Zona Norte, onde aconteceu o acidente desta terça-feira (1).

O supertúnel foi criado como parte do projeto de despoluição do Rio Tietê, evitando que o esgoto gerado em bairros como Bela Vista, Consolação, República, Anhangabaú, Sé e Liberdade, abrangendo também Aclimação, Cambuci e Ipiranga, fosse parar direto do rio.

Com cerca de 7,5 km de extensão, o supertúnel ITI-7 tem 3,4 metros de largura e 2,65 metros de altura e foi construído embaixo da Marginal Tietê.

A estrutura da Sabesp é ligada a um conjunto de tubulações subterrâneas que totaliza 15 km de extensão, que tem a Estação Elevatória de Esgoto Piqueri; o Coletor-Tronco Anhangabaú e o Interceptor Tamanduateí (ITa-1J) como integrantes.

As obras de todo o completo de coleta da Sabesp foram iniciadas durante a gestão do então governador Geraldo Alckmin (sem partido), ao custo total de R$ 624 milhões em investimentos do governo paulista e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), segundo anunciou o governo paulista em 2017.

A estrutura da Sabesp é ligada a um conjunto de tubulações subterrâneas que totaliza 15 km de extensão, que tem a Estação Elevatória de Esgoto Piqueri; o Coletor-Tronco Anhangabaú e o Interceptor Tamanduateí (ITa-1J) como integrantes.
Desvio do esgoto após o acidente
Segundo a Sabesp, técnicos da companhia trabalham no momento para desviar o esgoto para outros interceptores da cidade.

Um funcionário da Acciona, empresa responsável pela obra da Linha 6-Laranja com a Linha Uni, disse à TV Globo em sigilo que o tatuzão que escavava o túnel do metrô estava exatamente no ponto do acidente na manhã desta terça (1).

A concessionária concluiria a escavação do túnel e a previsão era terminar no dia seguinte, quarta (2), com o “encontro dos túneis da linha”, um que vinha no sentido Centro, outro no sentido bairro.

Os funcionários notaram que havia algo errado quando uma quantidade de água acima do normal começou a verter do solo. Os cerca de 50 operários que trabalhavam ali evacuaram o túnel do Metrô.

A concessionária afirma que sabia da presença da tubulação de esgoto da Sabesp e que o tatuzão não atingiu a estrutura da rede de esgoto, apenas passou perto. Uma das hipóteses trabalhadas é justamente a de que a vibração provocada pela máquina tenha danificado essa estrutura da Sabesp, mesmo se tratando de uma estrutura nova da companhia de água e esgoto do estado.

Oficialmente, a Acciona e a Linha Uni dizem apenas que “ocorreu um rompimento de uma coletora de esgoto próximo ao VSE Aquinos (Poço de Ventilação e Saída de Emergência)”.

“O incidente não causou nenhuma vítima. Equipes da Linha Uni, da Acciona e demais técnicos estão no local para apurar os fatos. Todas as medidas de contingência já foram tomadas. Parte do asfalto da Marginal Tietê cedeu e, por questão de segurança, a pista está parcialmente interditada”, afirmaram as empresas concessionárias.

Fonte – G1 (https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/02/01/trepidacao-do-tatuzao-pode-ter-causado-ruptura-de-tunel-de-esgoto-na-marginal-tiete-diz-presidente-do-instituto-de-engenharia.ghtml)