Ozires Silva, nosso Eminente Engenheiro 1980, é homenageado pelo ITA

Em 10 de dezembro, foi inaugurada, no ITA, a placa em homenagem ao título de Doutor Honoris Causa de Ozires Silva. A T62 celebrou a honraria junto a placa que ficará fixada no corredor da Instituição em homenagem ao membro ilustre da turma: o Engenheiro Ozires Silva.

Em 70 anos de história do Instituto, só três pessoas foram agraciadas com o Título de Doutor Honoris Causa: Alberto Santos Dumont, o pai da Aviação e patrono da Aeronáutica; Marechal Casimiro Montenegro Filho, criador do CTA; e Ozires Silva, ex-presidente da Embraer, por sua contribuição ao desenvolvimento da indústria nacional.

Ozires Silva é Tenente-Coronel Aviador da Aeronáutica e Engenheiro Aeronáutico formado pelo ITA (T62), chefiou o departamento onde foi projetado e construído o primeiro avião brasileiro, o Bandeirante. Também participou da criação da Embraer em 1969, empresa na qual foi o primeiro presidente.

Em 1990, assumiu o Ministério da Infraestrutura e, em 1991, retornou à Embraer, desempenhando um papel importante na condução do processo de privatização da empresa, concluído em 1994.

Em 1980, ele foi homenageado pelo Instituto de Engenharia com o título de Eminente Engenheiro do Ano, por suas contribuições, ao longo de sua carreira, para a Engenharia Nacional.

Fonte – https://itaex.com.br/ozires-silva/
Fotos – Reprodução Gabriela Barreto/SPRIO+