Introdução à Engenharia: Uma abordagem baseada em ensino por competências

Assista abaixo à gravação do evento:

+ Informações:

Apresentação do livro pelo autor.

Público-alvo:

Professores e estudantes de engenharia.

Palestrante:

José Roberto Cardoso – Professor da Escola Politécnica da USP

Professor da Escola Politécnica da USP desde 1976. Publicou 3 livros. Orientou 40 teses/dissertações e publicou mais de 70 artigos em revistas científicas e apresentou mais 200 trabalhos em eventos científicos na área de Métodos Numéricos para o Eletromagnetismo e Educação em Engenharia. É presidente da SBMAG – Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo. Coordenador do LMAG – Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado. No período de 2010 a 2014 foi Diretor da EPUSP.

Além do LMAG sou membro do LGrid – Laboratório de Redes Inteligentes, coordenado por um ex orientado. Trtabalhando com eles me envolvi com os estudos sobre o impacto das fontes geradoras de energia renováveis, como fotovoltaica, eólica e outras, nas redes elétricas.

A complexidade e o número de alternativas são desafiadoras, pois não há solução fechada que garante que estamos tomando a melhor decisão.

Dentre as variáveis que passaram a afetar fortemente as tomadas de decisões passou a ser a combinação da sustentabilidade, com o impacto social, levando, naturalmente, o grupo a incluir ESG nos estudos.

Participou em 2018 da criação do movimento Peace Engineering (Engenharia para a Paz), que um grupo de professores de diversas escolas de engenharia ao redor do mundo organizou em 2018. O objetivo deste movimento é mostrar o impacto de nossa profissão para a paz no planeta. O envolvimento com as ideias geradas no seio deste grupo canalizou nossas iniciativas na área de Educação em Engenharia para esta questão, que é garantir a concientização de nossos estudantes que, além do meio ambiente, o impacto social de nossos projetos deve ser uma das variáveis a ser considera nos empreendimentos.

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng.ª Flávia Bartkevicius Cruz – Vice-Presidente de Assuntos Internos

Eng.ª Miriana Marques – Diretora Operacional

Eng. Marco Antonio Gullo – Diretor de Cursos

Eng. Angelo Sebastião Zanini – Diretor de Assuntos Acadêmicos

IE Jovem

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.