Núcleo de Engenharia na Construção 4.0 será implantado no PTS ainda este ano

Com o propósito de desenvolver tecnologia e engenharia para a construção na área de infraestrutura, o PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba) vai ganhar, ainda este ano, o NECSOR (Núcleo de Engenharia na Construção 4.0 de Sorocaba). Os entendimentos para a instalação do complexo tiveram sequência na quarta-feira (12), quando o presidente do PTS, Nelson Tadeu Cancellara, recebeu a visita de mais de 40 empresários do setor, bem como de autoridades civis e políticas.

Ao longo do dia, representantes de entidades como a Abemi (Associação Brasileira de Engenharia Industrial), Sinicon (Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada), Instituto de Engenharia e Deloitte Brasil – empresa líder em auditoria, consultoria, assessoria financeira, entre outros serviços, com escritórios em 150 países – conheceram a estrutura do Parque Tecnológico.

Nelson Cancellara explica que o Núcleo vai atender ao ProEC 4.0, o Programa Brasileiro de Engenharia e Construção Civil. Além disso, que o encontro de quarta-feira (12) deu seguimento às conversas iniciadas, há três meses, com as entidades do ramo. “É mais um presente que Sorocaba recebe na semana em que completa 367 anos”, comemora. “Todas essas entidades, somadas às universidades que possuímos e mais ao Poder Público, terão papel fundamental para a expansão da área de construção.”

Para o presidente da Abemi, Gabriel Aidar Abouchar, o NECSOR 4.0 é imperativo. “Este encontro no Parque Tecnológico de Sorocaba é vital para que possamos nos estruturar e avançar na área de construção de infraestrutura brasileira”, comenta. “As empresas que não inovarem e não aderirem à tecnologia ficarão obsoletas.”

Por sua vez, o presidente do Instituto de Engenharia, Paulo Ferreira, destaca que a reunião no PTS foi mais um sopro de esperança para a inovação do setor. “A união das entidades que vão compor o NECSOR 4.0, somada à força do Parque Tecnológico de Sorocaba, trará uma nova era para as grandes obras realizadas no País”, afirma. “Vamos gerar empregos e ganhar visibilidade, inclusive no cenário internacional.”

A Deloitte, cuja matriz é em Nova York, Estados Unidos, ratificou interesse em estar no projeto a ser implantado no PTS. “Vamos participar de maneira gratuita, pois se gerarmos aumento de produtividade na área de infraestrutura, que hoje representa cerca de 10% do PIB [Produto Interno Bruto], conseguiremos ter um avanço no País como um todo”, afirma a coordenadora do Centro de Excelência da empresa, Danielle Ávila.

O ProEC 4.0
O programa que vai auxiliar na implantação do NECSOR 4.0 no Parque Tecnológico visa implementar tecnologia para aceleração de grandes obras, como rodovias, pontes e usinas. O objetivo é dar mais rapidez à execução e à entrega dos serviços, gerando economia e agilidade nos processos. Países como China e Canadá, por exemplo, já aderiram ao ProEC 4.0. O Brasil ocupa o sétimo lugar, atualmente, no ranking mundial.

O Parque Tecnológico
Tem como finalidade disseminar a cultura da inovação e do empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável em Sorocaba e região, por meio da articulação entre o Poder Público, instituições de ensino superior, setor empresarial e indústrias, acelerando, assim, a transformação do conhecimento em riqueza.

Atualmente, conta com mais de cem startups residentes e não residentes em processo de aceleração, além de laboratórios, universidades e empresas de base tecnológica.