Acadêmica de Engenharia Mecatrônica utiliza inteligência artificial no auxílio à prática esportiva do ciclismo

Cada dia mais presente nas engenharias e em nosso cotidiano, as redes neurais são capazes de aprender padrões e serem utilizadas na solução dos mais variados problemas

A acadêmica Emanuela da Rosa Machado, do curso de Engenharia Mecatrônica UniSatc, defendeu em sua banca de TCC um trabalho sobre Inteligência Artificial (IA) aplicada à prática esportiva do ciclismo. Emanuela buscou unir sua paixão pelo ciclismo com uma das abordagens mais promissoras da IA, as Redes Neurais Artificias (RNA).

Cada dia mais presente nas engenharias e em nosso cotidiano, as redes neurais são capazes de aprender padrões e serem utilizadas na solução dos mais variados problemas. Sistemas de reconhecimento biométrico, predições no mercado financeiro, previsões meteorológicas, veículos autônomos entre muitos outros, são problemas comuns de serem resolvidos com as redes neurais.

A acadêmica projetou uma RNA para fazer previsões de métricas de desempenho de um grupo de ciclistas da cidade de Criciúma. De acordo com sua pesquisa, os aplicativos disponíveis para auxílio aos esportistas geralmente fazem apenas os registros de distância percorrida, velocidade e tempo médio, entre outros parâmetros simples, mas sem levar em consideração a previsão de algumas métricas de desempenho do praticante para as suas próximas atividades. Diante deste contexto, ela percebeu a necessidade de empregar IA como forma de auxiliar e potencializar o rendimento dos ciclistas, pois muitos levam o esporte muito a sério e sempre buscam se aperfeiçoar.

Através de ferramentas computacionais para desenvolvimento de IA e do conhecimento adquirido durante o curso de Engenharia Mecatrônica, Emanuela utilizou uma base de dados contendo mais de 11 mil registros de informações de ciclistas coletadas por alguns aplicativos. Utilizou-se também de técnicas de mineração de dados para extração de padrões matemáticos não perceptíveis por nós, mas presentes na base de dados. Desta forma, a acadêmica conseguiu implementar uma rede neural e concluir seu TCC trazendo contribuições aos praticantes do ciclismo, contribuições estas que podem ser adaptadas e estendidas a outras atividades esportivas.

Embora a acadêmica tenha concluído a faculdade de Engenharia Mecatrônica, o curso dispõe de uma grade curricular multidisciplinar. O emprego da IA não é mais uma exclusividade das áreas da computação. Isso permite aos acadêmicos expandirem seus leques de possibilidades e oportunidades para atuarem em diversas áreas do mercado de tecnologias.

Fonte: UNISATC