Colaborar com alguém que você ainda não conheceu pode ser estranho. Você pode se sentir inclinado a simplesmente se apresentar e “começar a trabalhar”. Mas antes de mergulhar em seu projeto conjunto, passe algum tempo se conhecendo melhor, para que possam trabalhar juntos de forma mais eficaz. (Normalmente, uma hora é suficiente.) Aqui estão algumas perguntas para orientar essa conversa:
Quais são nossos objetivos e processos para este projeto?
Quem fará o quê e até quando?
Quais são nossos estilos de trabalho individuais, pontos fortes e fracos?
Quando iremos dar feedback um ao outro?
O que precisamos uns dos outros para fazer nosso melhor trabalho?
Fazer e responder a essas perguntas aumentará sua eficiência, transparência e chances de sucesso. E também vai garantir que você e seu novo parceiro tenham uma relação de trabalho saudável e positiva … que pode até evoluir para uma amizade….!

Esta dica foi adaptada de “Colaborando com alguém que você não conhece realmente”, de Rebecca Zucker.
________________________________________________________________________

Luiz Fernando Portella* é CCO da Calypso Networks Association, CEO da NBO Participações e Serviços e conselheiro do Instituto de Engenharia, onde também responsável pelo projeto Mentoria a serviço da Engenharia.
*Os artigos publicados com assinatura, não traduzem necessariamente a opinião do Instituto de Engenharia. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.






