IE NA MÍDIA – Diretor da ANTAQ participa de webinar sobre segurança na navegação na Amazônia

O diretor da ANTAQ, Adalberto Tokarski, participou do webinar “Navegação na Amazônia: Desafios na Segurança para o Transporte de Cargas e Passageiros”, organizado pelo Instituto de Engenharia de São Paulo e pelo Movimento Pró-Logística, nesta segunda-feira (05).

Durante sua fala, o diretor da Agência abordou dois aspectos da segurança na navegação. O primeiro deles foi a importância da sinalização, do balizamento, da dragagem e até de derrocamentos para que as hidrovias nacionais tenham condições de navegabilidade durante o ano inteiro. “A ANTAQ está atenta a isso, pois uma navegação segura está relacionada à prestação de serviço adequado.”

O segundo ponto foi a questão da segurança: roubos e furtos que acontecem nas embarcações na Amazônia. Tokarski defendeu uma ação conjunta das instituições, como Polícia Federal, Marinha do Brasil, secretarias estaduais de segurança, para coibir ações criminosas que ocorrem na navegação interior. “É preciso fazer um projeto de Estado, com um amplo trabalho da sociedade organizada. E a ANTAQ contribuirá para isso, afinal a ANTAQ tem responsabilidade em procurar oferecer um serviço adequado no transporte aquaviário”, afirmou o diretor, destacando reuniões das quais a Agência participou com a Polícia Federal, a Marinha, o Gabinete de Segurança Institucional, Exército e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) para discutir o assunto.

O evento contou também com a participação do presidente do Movimento Pró-Logística do Pará, Eduardo Carvalho, que fez a moderação do debate; do diretor do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre  do Amazonas (Sindarma), Claudomiro Carvalho; do diretor-presidente do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegação no Estado do Pará (Sindarpa), Breno Dias; e do presidente da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (Amport), Flávio Acatauassú.

Fonte: Logística e Negócios